segunda-feira, 31 de outubro de 2011

OS MANGUEZAIS DE PALHOÇA ESTÃO MORRENDO E ALGO PRECISA SER FEITO

Tenho percorrido todo o litoral palhocense e a realidade é que nossos mangues estão morrendo.
Os mangues são ecossistemas de transição, constituindo um sistema complexo e único de condições ambientais à vida. Conhecidos como berçários marinhos, estão entre os principais ecossistemas para uma diversidade de espécies marinhas. Pela minha vivência, estimo que a destruição dos mangues em Palhoça entre 1980 e 2011, chegue a 20 km quadrados. Embora não existam estimativas exatas de qual era a extensão da cobertura original dos mangues no município, existe a constatação de que o equivalente a 80% da cobertura original foi perdida como resultado da intervenção e ocupação humana.

Atribuo à destruição dos mangues em Palhoça a falta de uma política de fiscalização e conservação ambiental e as  decisões administrativas por parte da prefeitura que autoriza a expansão populacional sem oferecer saneamento básico.
Temos que fazer parar essa destruição, não será aterrando que se resolverá o problema, como “alguns dizem” e sim envidando esforços na conservação e na restauração de áreas.
 Para tanto, temos que criar políticas de iniciativa de fiscalização e conservação que incluam mangues plantados por meio do incentivo de atividades de limpeza e remoção da poluição.


RESULTADO DA PRIMEIRA PESQUISA ELEITORAL DO BLOG

A pesquisa foi realizada entre os dias 05 e 30 de outubro. Neste período tivemos 2.288 acessos ao blog, desses, apenas 304 leitores se dispuseram a votar na lista dos possíveis candidatos a Prefeito de Palhoça. Em breve, faremos uma outra pesquisa incluindo novos nomes.
 Resultado final da pesquisa: Em quem você votaria hoje para prefeito de Palhoça?
1° - Camilo Pagani (PSD) – 94 votos – 30%
2° - Padre Sandro (PT) – 73 votos -  24%
3° - Dé  (PCdoB) – 60 votos 19%
4° - Toninho Pagani (PP) 38 votos – 12%
5° - Coronel Ivon (PSDB) 23 votos – 7%
6° - Aroldo (PMDB) 16 votos – 5%

Contato: ialfredogsantos@gmail.com

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Secretaria de Educação divulga o calendário para o fim das aulas

Com a greve dos professores deste ano, o calendário letivo sofreu alterações. Devido à paralisação, a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina divulgou três novas datas para o fim das aulas na rede pública estadual.

  1. As escolas que não aderiram à greve encerram as atividades até 20 de dezembro.
  2. As que paralisaram durante 21 dias deverão repor as aulas até 30 de dezembro.
  3. As instituições que pararam por um período de 37 a 42 dias deverão continuar ativas até dia 6 de janeiro. 
As aulas serão ministradas de segunda a sábado e também nos pontos facultativos. A decisão foi tomada para que o calendário escolar seja respeitado, cumprindo os 200 dias letivos previstos em lei.  

INCOMPETÊNCIA E DESCASO DAS AUTORIDADES MUNICIPAIS GERAM PREJUÍZO A POPULAÇÃO

IMAGEM DAS ESCOLAS MUNICIPAIS
Fiquei estarrecido e perplexo ao saber através do Jornal a Palavra Palhocense, de 27/10, que o município de Palhoça perdeu recursos do governo federal na ordem de R$ 6 milhões, que se destinavam a construção de uma escola que atenderia MIL alunos no município.
O estrago está feito, e o que me causa revolta é saber que agora não existem culpados. Fica comprovado o que venho dizendo sempre, que as cabeças “pensantes” da prefeitura se preocupam apenas em pintar a cidade de vermelho e branco. Existe um amadorismo enraizado que impressiona. Boa parte dos atuais secretários municipais não possui a mínima condição técnica para exercerem a função para qual foram nomeados.
A incompetência foi geral e o descaso das “autoridades” também. Fica caracterizado mais uma vez, que a EDUCAÇÃO não é prioridade e nunca será para ninguém na atual administração.
Será que a culpa é só da secretária Jocelete da Educação e do Prefeito, que não pediram regime de urgência na tramitação e aprovação do projeto na câmara?  A resposta fica com você, caro leitor.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com

ENCONTRO MUNDIAL DE BLOGUEIROS EM FOZ DO IGUAÇÚ

Começam hoje ( 28/10) os trabalhos do 1º Encontro Mundial de Blogueiros, que acontece em Foz do Iguaçu, na chamada “tríplice fronteira”, divisa do Brasil, Argentina e Paraguai. A abertura oficial do encontro ocorreu na noite de ontem, com a presença de blogueiros de todos os cantos do planeta. Ao todo, estão representados 32 países e 16 Estados brasileiros. E, como era de se esperar, a juventude marca presença ­—muitos deles, estudantes da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-americana).
Pelo que foi dito na abertura do encontro, podemos esperar um resultado promissor, tanto do ponto de vista das propostas, quanto na questão fundamental de ampliar a integração e o intercâmbio, cultural e de informações.
O encontro,  segue até sábado e os resultado poderá ser acompanhado neste blog ou nos dos inúmeros participantes. Gostaria de esclarecer, como sou apenas um principiante, achei melhor deixar para participar numa próxima oportunidade.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

PT de PALHOÇA OUVIU SUAS BASES, QUE DEFINIU - QUEREMOS DISTÂNCIA DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO

Reunião do PT Palhocense - 25/10
O aprofundamento da política de alianças com partidos opostos aos interesses que o PT nasceu para representar, ameaça à expressão própria do partido nas eleições de 2012. A candidatura própria do PT para as eleições municipais é necessária para construção de uma Palhoça socialmente justa e sustentável, para que possamos promover e participar dos debates e discutir com a população os problemas estruturais da cidade. Temos que defender que os recursos públicos sejam destinados aos serviços necessários como: Educação, saúde, transporte, infra-estrutura, segurança e meio ambiente.
Não podemos permitir e nos curvar as vontades de um prefeito que a revelia do seu partido lança candidatos e propõe alianças sem nenhum critério ético e programático.
Minha posição na reunião do PT foi bem clara, temos que ir para os bairros e discutir com a população um plano de governo que possa atender as demandas e as expectativas de toda a municipalidade.
Todos entenderam o momento, e a posição do partido foi de não aceitar e não participar em nenhuma hipótese da atual administração municipal.
Vamos à luta! O Brasil mudou, vamos mudar também a Palhoça.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

DEPUTADA LUCIANE CARMINATTI (PT) DESTACA A REALIZAÇÃO DA 5ª MARCHA POR EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Na foto: A deputada Luciane com companheiros do PT
 palhocense: Iran, Sandro e Galiane
A deputada estadual, Luciane Carminatti destacou nesta quarta-feira (26), durante sua fala na tribuna da Assembleia Legislativa, a realização da 5ª Marcha Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública de Qualidade, realizada neste dia 26, em todo o país.
A deputada que é educadora, afirmou que é um momento histórico para o magistério brasileiro. “Estamos às vésperas de aprovar o novo Plano Nacional da Educação no Congresso Nacional e a Marcha está trazendo o debate sobre a necessidade de aplicar 10% e não somente 7% do PIB na educação, além do cumprimento imediato e integral da Lei Federal que regulamentou o piso salarial do magistério, vinculado aos planos de carreira da categoria”, relata.
Luciane também defende que o percentual de investimentos na educação seja de 10%. “Estudos apresentados por entidades mostram que os 7% do PIB, previstos no projeto que está tramitando no Congresso, não são suficientes para atender os desafios de inclusão, de permanência e de aprendizado com qualidade em todos os níveis e etapas da educação nacional, bem como para erradicar o analfabetismo literal e funcional”, justifica.
A assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de SC (Sinte), realizada nesta quarta, em Lages, foi citada pela deputada. “Os educadores do magistério catarinense estão reunidos para discutir o rumo da educação no estado, bem como, as conseqüências que a proposta de municipalizar o ensino fundamental trará para a categoria e os resultados da discussão do grupo de trabalho, que ainda não apresentou nada de concreto”.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com

PRESIDENTA DILMA SANCIONA A LEI DO ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONALIZANTE

Brasília/DF- A presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou nesta quarta-feira (26), em Brasília, a lei que institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O programa vai oferecer, até 2014, 8 milhões de vagas em cursos de formação técnica e profissional para estudantes do ensino médio das escolas públicas e trabalhadores.
Do total de vagas, 5,6 milhões serão criadas nos cursos de curta duração para qualificação profissional de trabalhadores. Outros 2,4 milhões serão destinados a cursos técnicos voltados para os estudantes do ensino médio, com duração de, pelo menos, um ano.
Entre as ações previstas pela nova lei está a bolsa formação, nas modalidades estudante e trabalhador. A primeira será destinada ao estudante regularmente matriculado no ensino médio público, para cursos de formação profissional técnica de nível médio, de forma concomitante. A Bolsa-Formação Trabalhador, por sua vez, será destinada ao trabalhador e aos beneficiários dos programas federais de transferência de renda, para cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.
Contato: ialfredogsantos@gmail.com

DEPUTADO BOEIRA DEVE ASSUMIR SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO COLOMBO EM 2012.

Adelor Lessa
Tribuna Catarinense

O deputado federal Jorge Boeira, agora no PSD, deverá assumir a Secretaria da Educação do Estado, a partir de janeiro de 2012. O governador Raimundo Colombo já teria feito convite.
O assunto foi tratado nas reuniões reservadas que Boeira teve com Colombo antes de decidir sua mudança do PT para o PSD.
O deputado Boeira teve posição muito firme em favor dos professores na última greve da categoria. Na época, condenou com veemência os baixos salários pagos pelo Estado. Ontem, questionado a respeito na rádio Som Maior, disse que mantém a mesma postura e que defende a aprovação de um novo plano de cargos e salários que possa recuperar gradativamente a perda salarial dos professores.
A Secretaria da Educação é considerada uma das "joias da coroa" na estrutura de poder do Estado. Mas, pela mudança que fez, reforçando a posição política do governador no Estado e junto ao comando nacional do PSD, Boeira teria se credenciado para uma posição desse nível.
Boeira e Colombo só devem tratar publicamente quando for encaminhada a reforma do colegiado do Estado, projetada para o início de 2012.
Contato: ialfredogsantos@gmail.com

ESTUDANTES DIZEM QUE ESCOLA DO CEARÁ ANTECIPOU QUESTÕES DO ENEM

Um estudante de 18 anos postou no Facebook nesta terça-feira (25) fotos de cadernos de questões distribuídos pelo colégio Christus, de Fortaleza, antes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em que afirma conter pelo menos 11 questões idênticas às das provas do último fim de semana. Dois alunos do colégio também confirmaram  terem recebido o caderno com as questões idênticas às contidas na prova do Enem. O Ministério da Educação afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que "não houve vazamento da prova" e que acionou na manhã desta quarta-feira (26) a Polícia Federal para investigar o caso.
O jovem, que preferiu não se identificar, disse ao G1 que recebeu o material de um colega que estuda no Christus, na sexta-feira (21), véspera do Enem. O material não possui logotipo ou alguma outra marca da instituição de ensino. Pelo menos dez questões presentes no material, inclusive com imagens e gráficos, são idênticas às aplicadas nas provas do Enem.
FONTE: G1
Contato: ialfredogsantos@gmail.com

terça-feira, 25 de outubro de 2011

PREFEITO RONÉRIO (PMDB) FAZ PROPOSTA AO PT PALHOCENSE

Na sexta feira (21/10), o Prefeito Ronério (PMDB), convidou representantes do Partido dos trabalhadores (PT) para uma conversa de negociação visando às eleições do próximo ano em Palhoça. Participaram o Valdeci e o Padre Sandro,  Presidente e vice do Partido, respectivamente.
Na oportunidade, o Prefeito propôs uma aliança em Palhoça, onde o Partido dos trabalhadores indicaria o candidato à vice- Prefeito numa chapa encabeçada pelo candidato do PMDB, indicado por ele, Ronério.
O Prefeito foi questionado pelos Petistas quanto ao nome que o PMDB dispunha para encabeçar a chapa como candidato a prefeito. Ronério, prontamente apresentou o nome do vereador Brant que participava da reunião.
O Prefeito ainda ofereceu ao PT duas Secretarias que poderiam ser assumidas de imediato, que não fossem a da Saúde e da Educação, pois estariam disponíveis apenas a partir de março com a desincompatibilização dos atuais ocupantes.
Os representantes do PT levaram a proposta para discussão da executiva do Partido. A reunião da executiva aconteceu já no dia 24 (segunda feira). Após debater o assunto, a executiva deliberou que o partido não aceitaria a proposta. No entanto, não fecharia as portas ao PMDB quanto uma possível aliança em 2012.
Hoje, dia 25/10, a executiva do PT levará a deliberação ao conhecimento dos pré-candidatos a vereadores e demais filiados.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com

ECONOMIA: ENTRADA DE CAPITAL EXTERNO NO BRASIL JÁ ULTRAPASSA R$ 50 BILHÕES DE DOLARES

O ingresso de investimentos estrangeiros diretos na economia brasileira somou US$ 50,4 bilhões no acumulado de janeiro a setembro deste ano, o maior valor da série histórica do Banco Central, que teve início em 1947.
Até então, o maior ingresso de investimentos no Brasil havia sido registrado em todo ano de 2010 - quando foram contabilizados US$ 48,4 bilhões em investimentos de não residentes.
De acordo com a autoridade monetária, o resultado registrado entre janeiro e setembro deste ano representa uma alta de 123% frente ao mesmo período do ano passado, quando totalizou US$ 22,55 bilhões.
A obtenção do recorde para os investimentos estrangeiros diretos neste ano já era esperada pelo Banco Central, que prevê o ingresso de US$ 60 bilhões em investimentos no país em todo este ano.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com

Deputado Boeira acertou ida para o PSD, direto com governador, em duas reuniões!

Adelor Lessa terça | 25/10/2011 adelor-lessa@hotmail.com
Política - Troca de Partido!
Jorge Boeira teve duas reuniões reservadas com o governador Raimundo Colombo na semana passada. Na última, acertou a mudança para o PSD.
No fim de semana, sozinho, definiu "como fazer" o processo de migração. Ontem cedo fez algumas "comunicações". O primeiro telefonema foi para o líder do PT na Câmara, Cândido Vacareza. O segundo, para o presidente do PT de Criciúma, Luiz Gonzaga. Na hora do almoço, já era ex-petista.
A decisão foi tão surpreendente quanto a sua ida do PMDB para o PT, no início dos anos 2000, para ser candidato a deputado federal. Pelo PT, ele se elegeu duas vezes deputado federal e assumiu durante o terceiro mandato porque ficou na primeira suplência.
Mesmo assim, Boeira sempre foi um "patinho feio" no mundo petista. Ou um "estranho no ninho". Nunca foi o militante que o petismo queria.
Na eleição de 2010, durante a campanha, Boeira teve um desentendimento com Ideli Salvati, candidata ao Governo. E não se acertaram mais, a ponto de Boeira, neste ano, fazer a cobrança de explicações públicas de Ideli sobre as denúncias feitas contra ela. A relação entre os dois ficou definitivamente comprometida. O deputado chegou a ser "advertido" pela Direção Estadual. Ficou sem ambiente no PT.
No PSD, terá situação completamente diferente. Já era citado ontem como possível secretário de Estado, a partir de janeiro, na reforma do colegiado programada pelo governador.
Number one!
Jorge Boeira é o principal reforço "conquistado" pelo governador para o novo partido em Santa Catarina. É o único deputado federal, fora os ex-filiados do DEM. Além disso, saiu do partido da presidente Dilma.
A "ponte" entre Boeira e Colombo foi feita pelo deputado José Nei, apoiado por aliados.
Contato: ialfredogsantos@gmail.com

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

DEPUTADO FEDERAL DEIXA O PT CATARINENSE E SE FILIA AO PSD

Segundo informações vindas de companheiros do PT da cidade de Criciúma, divergências internas dentro do partido levaram o deputado federal Jorge Boeira a desfiliar-se do PT catarinense e filiar-se ao PSD, aderindo ao projeto do Governador Colombo de tornar o PSD o maior partido do Estado.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com

PROFESSORA TALITA NAHAS É HOMENAGEADA PELOS SEUS EX- ALUNOS DO VENCESLAU BUENO

Nós, ex-alunos do Venceslau Bueno da primeira série básica matriculados no ano de 1971, realizamos no sábado (22/10), uma singela homenagem a nossa querida professora, Dona Talita Nahas. O evento foi realizado na Pizzaria Baraúna e contou com a participação de vários ex-alunos e com a presença da grande homenageada.
A professora Talita lecionou por vários anos em Palhoça, tendo sido à base na formação de muitas gerações de cidadãos palhocenses.  Hoje está com 85 anos, lúcida e feliz, reconheceu todos os seus ex-alunos contando inclusive detalhes do comportamento de cada um, provocando muitas gargalhadas.
Além de ser um momento de reconhecimento e agradecimento a uma professora tão dedicada e querida, o evento serviu para aproximar amigos que a vida e o tempo separaram.
Não tenho como descrever em palavras a satisfação e a emoção que foi poder estar na companhia de tantos amigos queridos da nossa infância vivida em Palhoça.
O sucesso do evento foi tão grande que todos concordaram em realizar um novo encontro no próximo ano, onde mais professores do Venceslau das séries básicas serão convidados e homenageados.
Vejam abaixo as fotos desse encontro histórico:

 Na foto: Fundos, Elder Martins, Alexandre Zacchi, Magali, Cristina, Carlos Jason, Professora Talita, Sarita, Josias, Toninho e José Artur. Na frente, Raulino e Iran.
 Na Foto: Carlos Jason, Sarita, Juliana, Cristina, Leila, Alexandre, Iran, Josias, Toninho. José Artur, Professora Talita, Elder e Magali.
 Na foto: Juliana, Magali, Professora Talita, Sarita e Cristina.
 Na Foto: Iran e a professora Talita.
 Na foto: Iran, José Artur, professora Talita e Elder.
 Na foto: Leila, professora Talita e Iran.
 Na foto: Professora Talita recebe a homenagem do ex-aluno Alexandre Zacchi, representando e falando em nome dos demais ex-alunos.
Na foto: Professora Talita dança com seu ex-aluno, o querido amigo Antonio Alécio Pereira (Toninho).

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

SECRETÁRIO DA ADMINISTRAÇÃO DO GOVERNO COLOMBO ENVOLVIDO EM INDÍCIOS DE GRAVES IRREGULARIDADES

Secretário Milton Martini
O juiz acatou a denúncia contra o Secretário da Administração do Estado, por existirem fortes indícios de irregularidade na contratação e no pagamento da empresa Knoware  e bloqueou os bens do secretário  Milton Martini (PMDB), e da contratada Knoware até o limite de R$ 1,59 milhão.
A ação popular foi apresentada por Luciano Scampini e questiona a contratação da empresa com dispensa de licitação e o pagamento antecipado de 80% do valor total do contrato — R$ 1,98 milhão.
— Soa demasiadamente estranho que o mesmo serviço, de um ano para outro, tenha seu valor duplicado — afirma o juiz na sentença.
— O Diário Oficial Eletrônico é serviço que nunca existiu neste Estado, por isso, como e porquê, de uma hora para outra, reputou a autoridade coatora que o mesmo era imprescindível para atender a necessidade de dar publicidade aos atos oficiais?
Os bens do secretário e da empresa ficam retidos, até o limite dos valores já pagos, caso haja necessidade de restituição aos cofres públicos no final da ação.

Contato:ialfredogsantos@gmail.com

A MAL PROJETADA E MAL EXECUTADA OBRA NO BAIRRO DA PONTE DO IMARUIM

Prova da falta de Palnejamento e esperdício do dinheiro público
Veja a foto ao lado e compare com a foto abaixo. Podemos observar que já demoliram a construção  da calçada divisória que estava sendo  instalada em toda a avenida Aniceto Zacchi na Ponte do Imaruim. Tudo foi construído e destruído em seguida com dinheiro público.
A cada dia fica mais visível a desorganização na nossa Prefeitura de Palhoça. O amadorismo e a improvisação é o que impera na cabeça da atual gestão. O que presenciamos na Avenida Aniceto Zacchi, na Ponte do Imaruim é fruto de tudo que venho falando, a total falta de planejamento. As “cabeças inteligentes” da nossa prefeitura se fecham em seus gabinetes e não saem às ruas para ver e ouvir o povo e decidem tudo a revelia da expectativa da população.

Veja a foto ao lado e compare com a que está acima. 
Nesta foto ao lado, mostramos em matéria anterior o absurdo que era construir um canteiro dividindo a Avenida Aniceto Zachi. Caso a obra fosse totalmente levada a termo engessaria toda a população que utiliza a via como deslocamento para os municípios de São José e Florianópolis e vice versa.
Não acredito que fizeram isso por má fé, e sim por pura incompetência. Os danos a população já foram causados e ao erário público também. Quem pagará essa conta?

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

DEPUTADO VOLNEI MORASTONI COORDENA DEBATE SOBRE TABAGISMO

Deputado Volnei Morastoni falando a platéia
O deputado Volnei Morastoni (PT), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Alesc), liderou  no último dia  (19/10) a Audiência Pública sobre Tabagismo, que aconteceu no Auditório Antonieta de Barros, na Alesc. Entre os encaminhamentos da audiência estão:
1)     A criação de um fórum permanente para discutir o controle do tabagismo e alternativas de diversificação agrícola, visando  a abertura de canais de comercialização para compra de produtos da agricultura familiar por parte dos Governos do estado e municípios, para abastecimento da merenda escolar,  alimentação em hospitais e presídios. Criando desta forma, incentivos a transição da produção do fumo para um cultivo diversificado;
2)     A integração das pautas das comissões de agricultura e da saúde ao estímulo da produção orgânica diversificada;
3)     Apoio integral às consultas pública da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Morastoni abriu o evento apresentando um panorama do cenário nacional e internacional dos impactos sociais, econômicos e ambientais com o plantio do fumo e o consumo de cigarros. Segundo Volnei, “calcula-se em âmbito internacional que para cada um dólar arrecadado com impostos, os países gastam 30 dólares com tratamento de doenças causadas pelo consumo ou exposição ao tabaco”. O deputado Morastoni,  defende a substituição da cultura do fumo por outras culturas e financeiramente viáveis”.
Contato: ialfredogsantos@gmail.com

O AMIGO DÉCIO GÓES DEVE SER O CANDIDATO DO PT A PREFEITURA DO RINCÃO.

Décio Góes e Iran tomando um café no Shopping Via Catarina
Adelor Lessa quinta | 20/10/2011 adelor-lessa@hotmail.com
Política
PMDB do Rincão vai à Justiça contra Décio Góes e provoca reações do partido!
As primeiras reações à decisão do PMDB do Balneário Rincão de protocolar ação judicial para tentar impugnar a transferência de domicílio eleitoral do ex- deputado Décio Góes, PT, ex-prefeito de Criciúma, vieram do próprio PMDB. Ontem mesmo, à noite, líderes do PMDB de Criciúma e Içara fizeram reuniões e encaminharam articulações, com líderes e dirigentes do partido no Rincão para tentarem reverter a decisão. Mas as primeiras investidas não foram bem-sucedidas.
O advogado Gabriel Shonfelder foi acionado pelo PMDB do Rincão e informou que vai ingressar, na segunda-feira, com pedido de impugnação da transferência de domicílio eleitoral de Décio Góes. "O argumento é simples: ele não mora no Rincão; ele tem patrimônio lá, mas não mora", justificou
.A ação ameaça a anunciada aliança "regional" entre PMDB e PT, articulada pelo gabinete do vice-governador, Eduardo Moreira, e pela assessoria do deputado Ronaldo Benedet. Pode provocar ruídos inclusive no entendimento entre PMDB e PT já encaminhado para eleição de Criciúma.
De outro lado, o recurso à Justiça valoriza Décio Góes, na medida em que passa a impressão de que o PMDB se preocupa com a entrada dele no "jogo eleitoral" do Rincão.
Sendo assim, confirmada a ação judicial, se o PMDB ganhar, tira uma pedra do caminho. Mas, se perder, pode transformar uma pedra em rochedo!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

ENCONTRO DE TERNO DE REIS NA BARRA DO ARIRIÚ- PALHOÇA/SC

Acontecerá no dia 26 de novembro, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, na Barra do Aririú em Palhoça, o ENCONTRO DE TERNO DE REIS.
As festividades estão marcadas para iniciar às  15:00 horas. Na oportunidade haverá também exposição de lapinhas.
O Terno de Reis, ou Folia de Reis é um festejo de origem portuguêsa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país.
ENTENDA A TRADIÇÃO:
"O Terno de Reis é inspirado na história bíblica dos Três Reis Magos. Seguindo uma estrela que surge no céu no dia de seu nascimento, 25 de dezembro, Gaspar, Melchior e Baltazar, saem à procura do Menino Jesus, levando presentes (ouro, mirra e incenso) e chegam a Belém no dia 6 de janeiro, Dia de Reis.
Adaptado aos folguedos lusitanos, o Terno de Reis canta a história durante o mês de dezembro até o dia 6 de janeiro. Os grupos formados por cantores e instrumentistas percorrem as casas do início da noite ao amanhecer.
A apresentação se divide em três partes. Na chegada, saúdam os donos da casa e pedem licença para entrar. No segundo ato, louvam o menino Jesus em frente ao presépio. A cantoria é interrompida quando o dono da casa, seguindo o exemplo dos Reis Magos, presenteia o grupo com bebidas e comidas. A apresentação se encerra com o agradecimento e despedida. Segundo a cultura popular quem recebe o Terno de Reis em sua casa é abençoado".

terça-feira, 18 de outubro de 2011

PALHOÇA "BELA POR NATUREZA ALAGADA"

Esta é a Palhoça “Bela por Natureza Alagada”. Em breve, com a aproximação do verão os temporais começam e a Rua João Pereira dos Santos, no bairro da Ponte do Imaruim, fica totalmente alagada com qualquer chuva que caia, trazendo enormes transtornos para os moradores e para quem tem a necessidade de transitar por ela. Nesta rua fica localizado o colégio Energia. Além dos moradores, a situação revolta professores, pais e alunos que enfrentam esta realidade há muitos anos.
O problema de falta de drenagem e alagamento da rua  já foi matéria no quadro “Cidadão JÁ”, do Jornal do Almoço da RBS, no dia 10 de agosto de 2009. Naquela oportunidade os moradores não suportando mais tanto descaso realizaram um grande protesto. Pressionado pela jornalista Laine Volgas o representante da prefeitura prometeu resolver o problema com brevidade. Já se passaram dois anos e nada. Com certeza todos terão que enfrentar mais um período de alagamentos, pois o problema continua.

ANIVERSÁRIO DO NENEN NA CASA DA FAMÍLIA DA ROSA

Bonita festa realizou o nosso querido amigo Nenen na residência da família DA ROSA, no sábado dia 15 de outubro, na rua de traz. Entre familiares e amigos rolou muito samba e boas conversas. A família já organiza a feijoada da DADÁ para 2012, que será como sempre ao meio dia do sábado de carnaval. A novidade é que  desta vez será realizada no estádio do Guarani, onde a família tem fortes raízes, numa parceria com o Bloco de Carnaval Arreia o Copo. Na foto ao lado, estão: meu irmão Marquinho, Evaldo, Dedezo, Iran, Nezinho, um amigo, Esinho e o Nenen.
 Contato: ialfredogsantos@gmail.com

POPULAÇÃO SOFRE COM A FALTA DE PLANEJAMENTO NA CIDADE DE PALHOÇA

Avenida Aniceto Zacchi- Ponte do Imaruim-Palhoça/SC
 A impressão que a nossa Prefeitura passa é que tudo em Palhoça é feito com estremo amadorismo. Posso estar até sendo repetitivo quando digo que não existe nenhum planejamento para a cidade. A prova mais contundente são as obras que estão sendo realizadas no Bairro da Ponte do Imaruim,  na Avenida Aniceto Zacchi, única via de acesso aos municípios de São José e Florianópolis, que não seja a sempre perigosa BR 101.
Ponte do Imaruim - Palhoça/SC
 As cabeças pensantes da nossa prefeitura continuam  preocupadas em apenas pintar a cidade de vermelho e branco, esquecendo os problemas estruturais.   Em dias normais trafegar pela avenida já é um sufoco com o grande fluxo de carros e ônibus. Agora resolvem colocar um canteiro no meio da rua separando as mãos de tráfego, reduzindo o espaço que já era pequeno. Passar pelo bairro em direção à capital será inviável, não poderá haver ultrapassagens e teremos que seguir em fila atrás dos ônibus, pois não pensaram em fazer recuo nas paradas de ônibus que permita o prosseguimento do tráfego.
Segundo informações,  os proprietários de comércio do bairro estão entrando com uma ação de embargo da obra.
Contato: ialfredogsantos@gmail.com

DEPUTADO VOLNEI MORASTONI É HOMENAGEADO

Verador Marquinho e o deputado Vonei Morastoni
O médico e deputado Volnei Morastoni foi homenageado no dia (17)  na Câmara de Vereadores de Navegantes. Com a casa legislativa lotada, Morastoni  recebeu as honrarias dos vereadores.
O vereador Marcos Paulo da Silva, autor da moção, fez referência a várias conquistas na história da vida política do médico Volnei Morastoni, entre tantas ressaltou a criação e aprovação da lei que garantiu o direito da Mãe Acompanhante para Crianças Hospitalizadas e o  parabenizou pela atuação como presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, que tem contribuído muito com os hospitais de todo o Estado de Santa Catarina.
Agraciado, Morastoni comentou de sua trajetória política e de sua missão como parlamentar. À frente da Comissão de Saúde, Volnei falou das audiências públicas realizadas em todo o Estado, para diagnosticar os principais problemas. A partir dessas audiências, alguns resultados começam a aparecer, como a liberação por parte do Governo de recursos para vários Hospitais do Estado.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

SC E MUNICÍPIOS CATARINENSES ADEREM AO PROGRAMA “MINHA CASA MINHA VIDA 2”

Será realizada nesta terça-feira 18, a partir das 9h, no Teatro Pedro Ivo, no Centro Administrativo do Governo, SC-401, em Florianópolis/SC, a solenidade de assinatura dos termos de adesão à segunda fase do Programa do Governo DILMA (PT) Minha Casa Minha Vida,  pelo estado de Santa Catarina e pelos 55 municípios que se enquadram nos critérios do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).
O evento contará com a presença do ministro das Cidades, Mário Negromonte, prefeitos e secretários municipais de habitação, além de representantes da Caixa Econômica Federal, o maior parceiro do governo federal no Programa, e entidades do setor habitacional.
 A assinatura do termo de adesão, que terá vigência até 31 de dezembro de 2014, tem por objetivo estabelecer parceria com os municípios, visando a implementação eficaz e eficiente do Programa. Na segunda fase do Programa, serão atendidas as famílias com renda de até R$ 1.600,00, a meta é construir 19.652 unidades no estado, até o final de 2014.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com

AS CHUVAS DE NOVEMBRO E DEZEMBRO EM PALHOÇA

Todos os anos é a mesma coisa na época das chuvas de verão. Boa parte dos bairros de Palhoça enfrentam enchentes que trazem prejuízo e desabrigam milhares de pessoas, além de ferir outras tantas. Normalmente os maiores prejudicados são as pessoas que residem no centro antigo e na periferia que não possuem condições seguras e ideais de moradia, estando a mercê das precárias condições urbanísticas do município.

Tubos substituem riose pontes em Palhoça
As enchentes são calamidades naturais resultado do transbordamentos de lagos, rios, córregos e mares devido a chuvas fortes e contínuas.
No entanto, as enchentes que virão em Palhoça, serão resultado de um longo processo de modificação e desestabilização da natureza por ações humanas, que acompanha o crescimento populacional e não planejado da  cidade.


Antigamente, as várzeas, campos e mangues faziam o controle natural da água.. Hoje, todas essas áreas urbanas de Palhoça se encontram ocupadas ou em ocupação. Tudo isso, acontece pela interferência humana decorrente principalmente da omissão dos nossos governantes municipais.