quinta-feira, 28 de junho de 2012

INCÊNDIO DESTRÓI RANCHOS DE CANOA NA BARRA DO ARIRIÚ

Um incêndio de grandes proporções destruiu cinco ranchos de canoa no Bairro da Barra do Aririú, próximo a foz do Rio Pachecos.
A causa do incêndio ainda é desconhecida. Segundo alguns moradores tudo começou por volta das 23 horas desta quarta-feira (27/06). Devido aos fortes ventos que sopravam de nordeste o fogo se alastrou rapidamente. Os bombeiros chegaram 30 minutos depois e a ação impediu que o fogo atingisse outros ranchos próximos.
O prejuízo para alguns pescadores é grande, foram perdidas muitas redes de pesca, cerca de 10 barcos e diversos  equipamentos náuticos.

 Contato: ialfredogsantos@gmail.com

quarta-feira, 27 de junho de 2012

PRÉ-CANDIDATOS E EXECUTIVA DO PT SE REÚNEM HOJE EM PALHOÇA

Com  o objetivo de discutir propostas e possíveis alianças o Partido dos Trabalhadores (PT), reunirá sua executiva na noite de hoje em Palhoça juntamente com todos os seus pré-candidatos ao pleito eleitoral que se aproxima.
Outro objetivo da reunião é assegurar que o processo da convenção partidária no município prevista para a próxima sexta-feira transcorra com harmonia e cordialidade, para que o partido fique unido, independentemente do resultado da convenção.
- Existem várias possibilidades e situações. No entanto, estou disposto a defender democraticamente dentro do meu partido uma  aliança que esteja realmente comprometida com as lutas e programas do PT e com os princípios públicos da legalidade, moralidade, publicidade e da transparência no serviço público em Palhoça.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com

domingo, 24 de junho de 2012

BOI-DE-MAMÃO FILHOS DA TERRA DA BARRA DO ARIRIÚ

Amigos comprometidos com o folclóre. Parabéns!
No sábado (23/06) o grupo folclórico Filhos da Terra da Barra do Aririú, do nosso amigo Luzair, fez uma apresentação brilhante na festa Junina da Igreja São Francisco do bairro Aririú, onde mostrou um pouco da cultura açoriana.
Todos ficaram maravilhados com a apresentação. As apresentações do grupo folclórico é sempre um sucesso por onde passa.
O grupo se prepara para representar Palhoça no festival do Folclore brasileiro que será realizado no estado de São Paulo no mês de julho próximo.
Nosso querido e bom amigo Olavo. Alguma semelhança?
Parabéns a todos os integrantes e sucesso em São Paulo. Temos a certeza que estaremos muito bem representados.

COLISÃO ENTRE DOIS VEÍCULOS GERA VIOLÊNCIA NA BARRA DO ARIRIÚ

Veículo conduzido pelo motorista que provocou o acidente
Um acidente envolvendo dois veículos na Rua Nossa Senhora dos Navegantes, em frente ao Bar e Lanchonete SILVA, na Barra do Aririú, no início da noite deste domingo (24), deixou muita gente assustada tamanho foi a violência do impacto da colisão.
Um homem, residente do próprio bairro era o motorista que conduzia o veículo Saveiro que provocou o acidente. Segundo testemunhas o motorista apresentava sinais fortes de embriaguês. Houve tumulto e o condutor que provocou o acidente acabou sendo agredido, só não aconteceu o pior graças à intervenção de um policial a paisana que transitava pelo local. Segundo relatos de testemunhas o policial teve até que sacar de uma arma para conter os agressores. Por sorte não houve vítimas, em  virtude de ser o local bastante transitado por pedestres.
Veículo estacionado foi atingido e jogado contra o poste
O motorista foi preso em flagrante e conduzido no camburão a delegacia de polícia de Palhoça. Segundo os policiais em virtude dos sinais claros de embriaguês.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com

quinta-feira, 21 de junho de 2012

EM PALHOÇA, MORADORES ESTÃO ILHADOS NO BAIRRO ARIRIÚ


A Rua Albertina Maria de Quadros, no bairro Aririú, está alagada impedindo o trânsito de veículos e pessoas. Somente com botas é possível atravessar.
O cheiro de esgoto é terrível a água está contaminada levando risco à saúde de todos os moradores da localidade.
Conversei no local com algumas pessoas, que informaram ser a causa do problema uma construção irregular que fechou a vala que dava vazão a água da chuva.
Como não existe rede de tratamento de esgoto o que se vê é um cenário terrível.
Como tenho dito em outras postagens, em Palhoça tudo é permitido, a situação é grave estão aterrando tudo, valas, riachos e até rios. As consequências são essas.
Enquanto estive no local uma equipe da prefeitura analisava a situação. Esperamos que o problema seja resolvido de forma definitiva e não paliativa.
Vamos aguardar!

Contato: ialfredogsantos@gmail.com

quarta-feira, 20 de junho de 2012

O PODER DA INTERNET E DO FACEBOOK EM PALHOÇA


A Internet cresce muito rapidamente em Palhoça, assim como em todo o Brasil. Pesquisas mostram que já estão presentes na rede mais de 90% da classe A, 75% da classe B e cerca de 50% da classe C brasileira. Usar a Internet não é mais uma questão de escolha, é uma questão de sobrevivência, pois, o palhocense já passa três vezes mais tempo na Internet do que assistindo televisão. Não há mais como pensar em ações de comunicação sem considerar a Internet.
Na segunda-feira (18/06), postei no meu facebook matéria sobre o abandono do Bairro Rio Grande em Palhoça, mostrando em fotos o descaso das autoridades políticas do município com o problema de alagamento da via de acesso a Barra do Aririú, que impede o sagrado direito de ir e vir de moradores. Dezenas de pessoas fizeram comentários, curtiram e outras tantas compartilharam minha postagem. Dois dias após nossas denúncias e cobranças via internet a prefeitura está realizando a drenagem. Claro, que ajudou estarmos às vésperas de um pleito eleitoral, porém, não podemos desconsiderar a força das redes sociais e da internet. Precisamos utilizar de maneira inteligente as redes sociais e nos manter unidos, o problema de um cidadão palhocense é também um problema nosso.
Contato: ialfredogsantos@gmail.com

terça-feira, 19 de junho de 2012

DEP. VOLNEI MORASTONI DEFENDE MAIOR CONTROLE SOBRE O MUTIRÃO DE CIRURGIAS ELETIVAS


O deputado Volnei Morastoni (PT), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, participou na segunda-feira (18) da Reunião do Fórum de Cirurgias Eletivas, no município de Camboriú. Autoridades políticas e da área da saúde discutiram o andamento das cirurgias eletivas.
Para Morastoni é preciso fazer um Raio-X do trabalho e defendeu um maior controle sobre o Mutirão de Cirurgias Eletivas, programa do Governo do Estado que iniciou em 2011. Acrescentou ainda que uma das funções do Fórum é contribuir com a Secretaria de Estado da Saúde para que se tenha um controle das cirurgias eletivas realizadas e por especialidade. “Muitas listas dos atendimentos estão nas mãos dos médicos, o que dificulta o controle do volume de cirurgias”, comentou.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com

segunda-feira, 18 de junho de 2012

PALHOÇA É A CIDADE ONDE O PÚBLICO E O PRIVADO SE CONFUNDEM

Em Palhoça, sempre houve confusão por parte dos agentes políticos entre o que é público e o que é privado. Compreender que é público tudo que pertence a uma coletividade e por isso deve ser usado em prol dela e não para interesses particulares ou de grupo de empresários, parece ser de difícil entendimento para algumas pessoas, principalmente para os atuais gestores do município.
O gestor público, por exemplo, representa uma instituição, um governo, e como tal deve dirigir seus atos de forma impessoal, para atender os interesses de uma coletividade que lhe delegou esta função. Os espaços públicos não podem ser privatizados por indivíduos. Não podem ser utilizados para interesses alheios ao da coletividade.
Inúmeros são os casos em Palhoça que o público e o privado se sobrepõem causando danos à coletividade para atender a interesses particulares, sejam eles praticados por políticos, gestores, servidores públicos ou por todos eles juntos.
O que fazer, então, diante de tantas ocorrências?
Precisamos denunciar e cobrar ações do Ministério Público, para que possa prevalecer o interesse coletivo em detrimento do privado, restabelecendo o estado de direito democrático.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com

sexta-feira, 15 de junho de 2012

LUCIANE CARMINATTI DEFENDE AUTONOMIA DA DEFENSORIA PÚBLICA EM SC

Projeto de Lei que cria a Defensoria Pública no estado está em trâmite na Assembleia Legislativa, e entrará na pauta de discussão na próxima semana
O Projeto de Lei que cria a estrutura da Defensoria Pública em Santa Catarina está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa e entrará em discussão na próxima semana. O projeto prevê a criação de 14 sedes em diferentes regiões catarinenses e a realização de concurso para contratação de 150 servidores, sendo 60 defensores.
A Defensoria Pública substituirá o atual modelo de Defensoria Dativa, adotada pelo Estado para que o cidadão sem condições financeiras de pagar um defensor possa ter acesso à justiça gratuitamente.
A deputada Luciane Carminatti (PT) é defensora da implantação do novo modelo, mas ressalta a necessidade da defensoria pública ter autonomia de orçamento. “O modelo de defensoria pública vai além do atendimento jurídico, precisa ter autonomia financeira para que tenha viabilidade e qualidade do serviço”.
A parlamentar também questionou o número de sedes e o parâmetro usado pelo governo na determinação do número, “por que 14 sedes”?. “Geralmente o critério utilizado é o número de Associações de municípios, neste caso 21 ou então o número de Secretarias de Desenvolvimento Regionais, que são 36. O número proposto pelo governo no projeto não acompanha estes números, por isso, estamos questionando como ficarão os demais municípios?”.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com

RIO +20 – SARETA DIZ QUEA RESPONSABILIDADE COM A PRESERVAÇÃO DO PLANETA É OBRIGAÇÃO DE TODOS

O presidente da comissão de Turismo e Meio Ambiente, deputado Neodi Saretta (PT), falou ontem quinta-feira sobre a Rio+20, o evento mundial sobre sustentabilidade do planeta.
- É um momento importante para analisar e debater sobre o que precisa ser feito em relação ao meio ambiente. O mundo se volta para a sustentabilidade do planeta – disse Saretta.
Ainda conforme o parlamentar, nos últimos anos o Brasil progrediu muito, servindo, inclusive de exemplo para outros países, principalmente nas políticas econômicas.
- O Brasil tem dado exemplo no combate a desigualdade – frisou o deputado.
Saretta disse ainda que a responsabilidade para diminuir o impacto da humanidade na Terra não é apenas dos governantes, mas sim de todos, já que as atitudes tomadas no dia a dia afetam de alguma maneira o planeta e, por conseqüência, nossa vida.
O objetivo da Rio+20 é assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o que foi feito até o momento e preencher as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios da atualidade.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com

quinta-feira, 14 de junho de 2012

O BRASIL TEM UMA CONTA A PAGAR COM OS POVOS INDÍGENAS E COM OS AFRO-DESCENDENTES.

Esta conta é impagável, pois muito sangue foi derramado por estes povos, inúmeras incertezas e medos povoaram os corações e almas dos escravizados, tentaram também sufocar a sua cultura e religiosidade, mas apesar de algumas perdas elas estão ainda inseridas na cultura brasileira (samba, capoeira, afoxé e outros) na religião (as mandingas, as rezas cantadas, as benzeções, o Candomblé e a Quimbanda) e sem falar da presença africana na culinária (feijão, feijoada, carne de porco, quiabo e outros). Não podemos agir com atitudes preconceituosas um com os outros e principalmente com as crianças, infelizmente muitas pessoas não agem em pé de igualdade, o olhar é diferente quando lançado a um indio ou ao negro. No entanto, ainda existem aqueles que julgam e condenam uma pessoa  pela cor ou pela sua condição humana. O território desse país tem que ser democrático e livre para todos, pois nele há inúmeras  diversidades e a educação tem que ser o ponto de amor e dedicação  para todas nelas incluídas. O negro, o índio, o homossexual, o deficiente físico ou o diferente não poderá ficar renegado ou esquecido. É preciso que todos tenham oportunidades e participem do processo.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

MEU TERCEIRO DIA NO SISTEMA INTEGRADO DE TRANSPORTE EM PALHOÇA

20:15 - Ônibus superlotado saindo da estação Palhoça
com destino a Barra do Aririú - Esse povo sofre!
Após três dias utilizando o sistema de transporte integrado de Palhoça posso dizer com propriedade que até o momento as mudanças em nada melhoraram a vida da população TRABALHADORA. A princípio o sistema atende apenas aos interesses da empresa de ônibus, que aumentou com certeza sua lucratividade em virtude da diminuição do número de ônibus circulando, uma vez que o número de usuários continua o mesmo. A atual administração municipal é a principal responsável, pois tinha a obrigação de defender os interesses da população e não fazer o que tem feito, defendendo com mãos de ferro os interesses da JOTUR, que tem uma concessão pública para atender as necessidades de locomoção do povo palhocense. O sistema em nada beneficiou o cidadão trabalhador de Palhoça. No terminal de Florianópolis em horário de pico é um verdadeiro caus. Ontem, terça-feira, consegui embarcar com destino a estação Palhoça às 19:10, em um ônibus velho e pequeno. Nada daqueles ônibus grande BRT (Bus Rapid Transit), sigla em inglês para transporte rápido de ônibus.
Chegamos à estação de integração às 19:45. Porém, consegui embarcar com destino a Barra do Aririú apenas às 20:15, em um ônibus um pouco melhor, porém, pequeno e superlotado, chegando por fim ao meu destino, a Barra do Aririú, às 20:50.
Pois bem, levei 01 hora e 40 minutos para fazer um percurso que geralmente fazia em menos de uma hora. Qual a vantagem nisso? Transporte rápido se faz com boas estradas e com corredores exclusivos para ônibus, ou melhor, se construindo um metrô, que é mais confortável, rápido e seguro.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com

terça-feira, 12 de junho de 2012

TRABALHO EM EQUIPE! ISTO É PARA OS SÁBIOS

Quando buscamos e apontamos defeitos no outro, criamos um relacionamento negativo, nos tornamos seres egocêntricos.
Trabalhar em grupo não é fazer vista grossa aos defeitos e dificuldades do outro, mas sim, lapidá-los e transformá-los em coisas positivas, que contribua com o trabalho. Precisamos romper o egocentrismo, extrair a inteligência das pessoas e estimulá-las a pensar e cooperar com os demais…
Temos que compreender que não somos os donos da razão, e quando estamos na liderança da equipe não devemos ter o desejo doentio de controlar as pessoas. Trabalho em grupo exige saber ouvir, falar, debater, discutir ideias, procurar soluções em conjunto.
Trabalhar em equipe é uma das funções mais importantes da inteligência. Para desenvolvê-la é preciso cortar as raízes da inveja, ciúme, competição predatória e necessidade neurótica de estar sempre certo. A competição excessiva e sem ética bloqueia a inteligência gerando o individualismo e o isolamento.
“É fácil encontrar defeitos. Qualquer um pode fazê-lo. Mas encontrar qualidades, isto é para os sábios”.

PALAVRAS DE UM AMIGO PROFESSOR EM PALHOÇA.

Pensei inicialmente fazer uma matéria sobre o e-mail que recebi de um amigo e professor ACT de Palhoça. No entanto, como o ilustre professor foi demasiadamente esclarecedor resolvi publicar na integra sua mensagem. Porém, preservando sua identidade.
“Olá, amigo. Sou leitor do seu blog e também professor ACT do município de Palhoça. Moro na Pinheira e gostaria de informá-lo de que o valor de R$ 113 referente ao vale coxinha diz respeito aos efetivos. Os acts recebem R$ 70 em média, sendo que não há um cálculo base, parece que depositam o valor que "der na telha". Eu por exemplo, já recebi R$ 70 em acumulados de dois meses e conheço outros que receberam R$ 85 em 1 mês.
Sem falar que nem o contracheque é enviado às escolas como antigamente. Agora você precisa ir à prefeitura, fazer uma senha para acessar on line num sistema que vive sobrecarregado.
Outro fato importante que acredito que seja bom informar a população: os acts não recebem o mesmo valor base dos efetivos em inicio de carreira, como ocorre em todas as cidades da grande Fpolis e no Estado, por exemplo. No meu caso, substituo uma professora efetiva em 30h/s semanais e o valor mensal que recebo é de R$ 782,00. Atualmente, trabalho 50h em Palhoça e mal consigo chegar a R$ 1.500,00. Lembrando a frase da Secretária Jocelete: "ninguém é obrigado a trabalhar em Palhoça".
Desculpe o desabafo, mas trabalhando de servente de obras, já ganhei mais. E olha que tenho curso superior completo”.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com

segunda-feira, 11 de junho de 2012

MEU PRIMEIRO DIA NO SISTEMA INTEGRADO DE TRANSPORTE DE PALHOÇA

Começou na quinta-feira (07/06) o Sistema Integrado de Transporte de Palhoça. Os usuários são levados dos bairros até a estação de transbordo, no bairro da Ponte do Imaruim, onde embarcam em outro ônibus com destino a Florianópolis e São José, bem como para outros bairros do município. 
Embarquei nesta manhã de segunda-feira na Barra do Aririú no primeiro ônibus que apareceu e percebi que havia muita desinformação, pois todas as pessoas antes de embarcarem faziam uma bateria de perguntas ao motorista.  Realmente faltou divulgação e orientação aos usuários. Esse sistema com certeza terá que ser melhorado e aperfeiçoado. Vejo que no momento não atende a necessidade e as demandas da população. A princípio o sistema atende apenas aos interesses da empresa de ônibus, que aumentará com certeza sua lucratividade.
Foram adquiridos pela JOTUR dez ônibus BRT (Bus Rapid Transit), sigla em inglês para transporte rápido de ônibus. No entanto, esqueceram que transporte rápido se faz com boas estradas e com corredores exclusivos para ônibus. Nesse caso, nada mudará ficaremos nas intermináveis filas, seja no centro do município, nos acessos aos bairros, na BR 101 ou na Via expressa.
A  mudança pouco sentida foi a redução da passagem de maior valor, que passou de R$ 4 para R$ 3,85. Acredito que devido ao considerável aumento do faturamento e diminuição na planilha de custos da empresa essa maior passagem poderia ser no máximo de R$ 3,00.
Enfim, para o usuário nada melhorou,  o tempo para se chegar ao trabalho dobrou, a passagem ficou na mesma e os ônibus continuam cheios e demorados.
“Aos poucos o povo se acomoda e se conforma”. É assim que ELES pensam! E você o que pensa?

Contato: ialfredogsantos@gmail.com

FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E DA SANTA CRUZ NA BARRA DO ARIRIÚ

Aconteceu neste final de semana na Capela Nossa Senhora dos Navegantes, na comunidade da Barra do Aririú, a Festa do Sagrado Coração de Jesus e da Santa Cruz.
Estive com famíliares e amigos participando desta festividade religiosa que é uma manifestação cultural e social da comunidade.
Após a missa dominical diversas famílias se uniram em um grande almoço festivo no salão paroquial. No perído da tarde aconteceu um grande bingo, com sorteios de vários brindes.
Parabéns aos organizadores e a todos que trabalharam para que a festa fosse um sucesso.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com

O CIRCO FOI EMBORA

Palhaço Boneco e meu filho Matheus
Hoje estamos tristes! O palhaço Boneco, o Taxi maluco e as touradas foram embora. Ficou aquele sentimento de vazio, pois foram diversas noites e finais de semana de muitas risadas. Durante quase um mês tive o prazer de assistir próximo da minha casa os espetáculos do Circo Irmãos Vicente. O circo chegou na Barra do Aririú no início do mês de maio e foi recebido pela comunidade  com muito carinho e alegria. Senti a paixão que a magia do circo despertou no meu filho Matheus de apenas 06 anos.
O povo e em especial as famílias carecem de diversão saudável, de qualidade e de baixo custo. Valeu palhaço Boneco! O circo é cultura.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

APELO AO GOVERNADOR: RECURSOS HUMANOS PARA A SAÚDE

Estou ao lado do dep Volnei (PT) apoiando as reivindicações
 de médicos e servidores do hospital infantil
Estive ontem juntamente com o deputado Volnei Morastoni (PT)  na manisfestação dos servidores do Hospital Infantil Joana de Gusmão. Dos 180 leitos existentes, 80 estão fechados por falta de recursos humanos. Leiam o manifesto:
"Quando da eleição estadual realizada em 2010, o então candidato Raimundo Colombo estabeleceu como a prioridade das prioridades a assistência à saúde dos catarinenses. Dizia ele: “As pessoas em primeiro lugar”, afirmação que mereceu crédito de todos nós.
Eleição concluída, governador eleito, secretário nomeado, deu-se início aos trabalhos que, com avanços e recuos, trouxe-nos aos dias de hoje.
Dos 180 leitos existentes, 80 estão fechados por falta de
 recursos humanos.
Neste momento que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) homologa o concurso público para provimento de cargos nas mais diversas Unidades e áreas de conhecimento – Medicina inclusive, vimos exortar Sr Governador para que determine a imediata e completa contratação de recursos humanos para a saúde.
O cidadão que “bate” à porta não pode deixar de ser internado por falta de leito, não pode deixar de ser submetido a exames/cirurgias por “falta de pessoal”, não pode esperar atendimento nas emergências/ambulatórios por horas e horas.
Não podemos mais conviver com a falta de profissionais de saúde e nem assistirmos passivamente a realização de concurso público que não supra a necessidade de atendimento da população catarinense!
Na foto com o dep. Volnei e demais servidores
do Hospital Infantil
Saúde se faz também com pessoas, profissionais especializados, cuja presença possibilita curar e prevenir doenças, reabilitar, destravar sorrisos e cuja ausência leva a sobrecarga no trabalho, ao estres desmedido e não prestação do serviço.
O cidadão catarinense merece mais. O governador comprometeu-se em fazer mais".

A SAÚDE PRECISA SER PRIORIDADE EM SANTA CATARINA.
Assinado: SINDICATO DOS MÉDICOS DO ESTADO DE SANTA CATARINA.
Contato: ialfredogsantos@gmail.com

quarta-feira, 6 de junho de 2012

A SAÚDE E A EDUCAÇÃO VÃO DE MAL A PIOR EM PALHOÇA

Profissionais da saúde e da rede de ensino municipal estão em greve em Palhoça. A paralisação é por tempo indeterminado e a situação se tornou insustentável no município. Quem sofre mais com tudo isso é a população que fica sem atendimento médico e nossas crianças sem escola. A saúde e a educação vão de mal a pior em Palhoça. A população sabe muito bem do sofrimento e da angústia da peregrinação para conseguir atendimento nos postos de saúde ou para conseguir uma vaga nas escolas e creches no município.
A rotineira falta de medicamentos, de médicos e profissionais é uma das faces das precárias condições de trabalho e atendimento nas unidades de saúde no município.
O Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Palhoça (Sitrampa) argumenta que tentou negociar com a prefeitura para evitar a greve, mas não houve retorno.
Os servidores reivindicam aumento de 100% no vale-alimentação - de R$ 113 para R$ 226 e reposição salarial. Além disso, os professores querem o pagamento do piso nacional do magistério. Entre os pedidos dos profissionais de saúde, também estão a inclusão dos trabalhadores da Estratégia de Saúde da Família (ESF) ao plano de cargos e salários.
Esse é o final trágico de uma administração centralizadora e ineficiente que governou a cidade em favor de uma minoria.
Os problemas estruturais camuflados até agora impostos pela força do poder, começam a aflorar com a aproximação do fim do mandato do prefeito.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com

terça-feira, 5 de junho de 2012

PALHOÇA PRECISA DE VOCÊ: 05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Praia da Barra do Aririú: Uma vergonha para nós!
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.
Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente catalisa a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.
Os principais objetivos das comemorações são:
1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.
O tema neste dia deve ser: “Sua cidade precisa de você: Unidos contra as agressões ambientais em Palhoça”. O tema reflete a urgência de o nosso município atuar de maneira harmônica e eficaz para fazer frente às invasões e agressões ambientais, bem como, conscientizar para o manejo e utilização adequada de nossos rios, mangues e florestas.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com

segunda-feira, 4 de junho de 2012

BRINCANDO COM MEU FILHO MATHEUS - FALTAM ESPAÇOS PÚBLICOS

Um parque é um espaço comumente chamado de "área verde", em geral livre de edificações e caracterizado pela abundante presença de vegetação, ciclovias e passeios públicos. Protegido pela cidade, ou pelo Estado no qual se encontra, destina-se à recreação dos habitantes da cidade. Palhoça precisa de áreas verdes e parques públicos que possam ser frequentados por toda a população. Onde as famílias possam se encontrar e curtir um bom domingo de sol com suas crianças.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com
Na Foto: Meu filho Matheus - Por falta de ciclovias e parques públicos em Palhoça levo meu filho para andar de bicicleta no loteamento "Nova Palhoça" que ainda está pouco habitado e existe pouco movimento de carros, principalmene aos domingos.
Na foto um momento de descontração: Matheus está jogado no asfalto cançado de tanto pedalar. O cara é uma figura! Muito bom.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

DEFENSORIA PÚBLICA SERÁ CRIADA EM SANTA CATARINA

Projeto de Lei para a criação da Defensoria Pública foi encaminhado esta semana a Assembléia Legislativa em regime de urgência pelo Governo do Estado.
A Defensoria Pública será o órgão responsável por prestar assistência jurídica aos cidadãos catarinenses que comprovadamente não possuem condições financeiras.
No texto do Projeto de Lei consta também a criação da estrutura administrativa do órgão, com cargos e salários, que permitirá automaticamente a realização de concurso público. A expectativa é que até o final do ano já esteja implantada a Defensoria Publica no Estado de Santa Catarina.
Serão Criados 150 cargos, sendo 60 para Defensor Público, 50 para nível superior e 40 para nível médio (administrativo). A previsão é de que todos os aprovados sejam nomeados e empossados imediatamente.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com