sexta-feira, 30 de novembro de 2012

GREVE DA SAÚDE: ENTREGA AO GOVERNO DO RELATÓRIO DAS VISITAS “IN LOCO” DA COMISSÃO DE SAÚDE AOS HOSPITAIS

Acompanhei na manhã da quinta-feira (29) o deputado Volnei Morastoni (PT), presidente da Comissão de Saúde da Alesc, e o deputado Sargento Amauri Soares (PDT), na visita ao Centro Administrativo do Governo, para entrega do relatório contendo o resultado das visitas “in loco” aos hospitais. Na oportunidade, os deputados também entregaram ofício reiterando o pedido de audiência com o Governador Raimundo Colombo, objetivando abertura de um canal de comunicação e de negociação com os servidores da saúde em greve.
Ao lado da Comissão visitamos os hospitais Joana de Gusmão, Celso Ramos, Instituto de Cardiologia, Regional de São José e Maternidade Carmela Dutra e o que ficou constatado é que grande parte dos problemas já vinham se acumulando sem solução ao longo dos anos. “O movimento grevista serviu apenas para evidenciar mais essa realidade”. Disse o deputado Volnei ao Secretário de Estado.
Nas visitas que fizemos, ficou clara a insatisfação dos funcionários, mesmo aqueles que não aderiram à greve. Eles se sentem abandonados pelo Governo do Estado. Estão fazendo um pedido de socorro. A greve apenas tornou público e mais evidentes os problemas graves que o setor vem enfrentado. Também se constatou que falta autonomia administrativa e financeira para a gestão dos hospitais.

CONTATO: ialfredogsantos@gmail.com

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

INFORMAÇÕES DO TSE NO CASO DO PREFEITO ELEITO DE PALHOÇA IVON DE SOUZA

O processo do prefeito eleito Ivon de Souza de Palhoça, estava em 28/11 concluso pelo Ministro relator e seria possivelmente colocado em pauta na sessão plenária desta quinta-feira (29/11), para deliberação e votação dos demais Ministros  do TSE. Porém, a juntada de um novo requerimento dos advogados do PSDB, que representam o presidente Caco postergou o julgamento. Veja: Juntada de requerimento (protocolo n. 39.610/2012) Interessado: DEBORAH DE OLIVEIRA FIGUEIREDO E OUTRA; PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA – PSDB”
Acompanhamento processual e Push
Obs.: Este serviço é de caráter meramente informativo, não produzindo, portanto, efeito legal.
PROCESSO:

RESPE Nº 8786 - Recurso Especial Eleitoral UF: SC
JUDICIÁRIA
Nº ÚNICO:

8786.2012.624.0024
MUNICÍPIO:

PALHOÇA - SC
N.° Origem: 8786
PROTOCOLO:

390432012 - 22/11/2012 17:10
RECORRENTE:

PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB) - MUNICIPAL
ADVOGADO:

RAFAEL DE ASSIS HORN
ADVOGADO:

ÍTALO AUGUSTO MOSIMANN
ADVOGADO:

HÉLIO DE MELO MOSIMANN
ADVOGADO:

OSWALDO JOSÉ PEDREIRA HORN
ADVOGADO:

RODRIGO DE ASSIS HORN
ADVOGADO:

DOUGLAS ANDERSON DAL MONTE
ADVOGADO:

FABIO KUNZ DA SILVEIRA
ADVOGADO:

LIO VICENTE BOCORNY
ADVOGADA:

RAFAELA WILDNER DE MEDEIROS
ADVOGADO:

THEO S. THIAGO BOABAID
ADVOGADO:

EDUARDO BOABAID DOS REIS FERNANDES
ADVOGADA:

JANAINA MARQUES DA SILVEIRA
RECORRIDO:

IVON JOMIR DE SOUZA
ADVOGADA:

MIRYAN DEYSE ZACCHI
ADVOGADO:

PÉRICLES LUIZ MEDEIROS PRADE
ADVOGADO:

GIULIANO HENRIQUE WENDLER DE MELLO
RECORRIDA:

COLIGAÇÃO PALHOÇA TEM JEITO COM HONESTIDADE E RESPEITO
RELATOR(A):

MINISTRO HENRIQUE NEVES DA SILVA
ASSUNTO:

IMPUGNAÇÃO AO REGISTRO DE CANDIDATURA - REGISTRO DE CANDIDATURA - DRAP - PARTIDO/COLIGAÇÃO - COLIGAÇÃO PARTIDÁRIA - MAJORITÁRIA
LOCALIZAÇÃO:

CPRO-COORDENADORIA DE PROCESSAMENTO
FASE ATUAL:

29/11/2012 14:15-Remessa


Parte superior do formulário
Andamento Distribuição Despachos Decisão Petições Todos
Parte inferior do formulário


Andamentos
Seção
Data e Hora
Andamento
29/11/2012 14:15
Remessa para CPADI.
29/11/2012 14:15
Para providências: Atualizar autuação conforme fls.684-687; após conclusão ao relator.
29/11/2012 14:11
Juntada de requerimento (protocolo n. 39.610/2012) Interessado: DEBORAH DE OLIVEIRA FIGUEIREDO E OUTRA; PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA - PSDB
29/11/2012 14:11
Cancelamento da conclusão
28/11/2012 13:39
Remessa
28/11/2012 13:39
Conclusão.
28/11/2012 13:36
Juntada de manifestação (protocolo n. 39.672/2012) Interessado: PGE-PROCURADORIA-GERAL ELEITORAL; SANDRA CUREAU
27/11/2012 20:29
Autos devolvidos
26/11/2012 15:25
Entrega em carga/vista (Ministério Público Eleitoral: )

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

GOVERNADOR COLOMBO RECEBERÁ NESTA QUINTA-FEIRA RELATÓRIO DAS VISITAS

Nesta quinta-feira (29), o governador Raimundo Colombo (PSD) receberá  o relatório com o resultado das visitas feitas pelos deputados da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa aos hospitais mantidos pelo Estado na grande Florianópolis.
Acompanhei todas as visitas que foram iniciadas na terça-feira (27), pelos hospitais Joana de Gusmão e Celso Ramos. Só pra você leitor ter uma idéia do problema, no Instituto de Cardiologia, que funciona num anexo ao Hospital Regional de São José, além da falta de médicos, anestesistas, técnicos de enfermagem e enfermeiros, existem ainda a defasagem tecnológica dos equipamentos utilizados pela unidade que é referência na especialidade para todo o estado. Além de defasados, os aparelhos existentes são insuficientes para atender a demanda. Curiosamente, num dos corredores da unidade, se vê equipamentos médicos encaixotados que serão levados para outros hospitais.
As conseqüências? São filas enormes de espera por cirurgias.
No Hospital Regional, a situação é mais tranquila. A contratação de 500 servidores concursados amenizou o problema da falta de pessoal, apesar da unidade não contar com o número ideal de anestesistas. Membros do SindSaúde, no entanto, afirmaram que a unidade enfrenta outros problemas, como a falta de insumos e a existência de pacientes nos corredores da emergência.
Já na Maternidade Carmela Dutra, o principal problema é a falta de médicos obstetras e de quase 200 profissionais de enfermagem.
Segundo o diretor, Ricardo Maia, a greve obrigou o hospital a cancelar cirurgias oncológicas. O ambulatório está fechado e duas unidades tiveram o funcionamento afetado. “Há servidores que estão trabalhando 36, 48 horas seguidas para dar conta da demanda”, afirmou. O clima na maternidade é tenso. Maia registrou boletim de ocorrência devido a um confronto com servidores grevistas nas dependências da maternidade. Por outro lado, funcionários da Carmela Dutra denunciaram falta de condições de trabalho ideais na UTI Neonatal e de alguns materiais de trabalho.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com

VISITANDO O HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ E A MATERNIDADE CARMELA DUTRA

No dia de hoje, quarta-feira (28), continuei acompanhando o deputado Volnei Morastoni, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa nas visitas. Dessa vez, ao Hospital Regional de São José e maternidade Carmela Dutra. O que se percebe é que fica cada vez mais claro que grande parte dos problemas na saúde  é de má gestão, de incompetência, de incapacidade de fazer a coisa acontecer.
Para o deputado Volnei, a população é prejudicada pela falta de descentralização dos serviços e de respostas imediatas às demandas pontuais dos hospitais. Com o atendimento descentralizado, o parlamentar afirma que seria possível acabar com a “procissão” de ambulâncias que trazem pacientes para a capital diariamente.
Quanto aos problemas pontuais da saúde, o deputado Morastoni lembrou que o Governo do Estado recebeu um levantamento elaborado a partir das mais de 30 audiências públicas realizadas em todas as regiões, em 2011 e 2012 pela Comissão dos Pequenos Hospitais.
“O secretário de Saúde não manda nada, porque se mandasse resolveria questões simples”. Disse o deputado.
O deputado também relatou a situação do Hospital Infantil Joana de Gusmão, que visitamos na terça-feira, onde a reforma da emergência já dura três anos e está com 50 leitos de ortopedia fechados. “É problema grave de gestão, não apenas de subfinanciamento”, criticou.

CONTATO: ialfredogsantos@gmail.com

terça-feira, 27 de novembro de 2012

O PROBLEMA NA SAÚDE É FALTA DE GESTÃO E DE INTERESSE POLÍTICO. OU É POR FALTA DE COMPETÊNCIA DO GOVERNO COLOMBO?

Estive nesta manhã de terça-feira (27) acompanhando o deputado Volnei Morastoni (PT), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), na visita ao Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis.
Deputados estaduais, lideranças, sindicatos e a imprensa também participaram da visita para conhecer a real situação do hospital durante a greve.
A conclusão que se tem é que a greve é justa. Os servidores não só reivindicam melhoria salarial, mas também melhores condições de atendimento a população.
Dos 180 leitos existentes no Hospital Infantil, 60 já estavam desativados antes da greve por falta de equipamento e principalmente de pessoal. Com a greve, apenas 40 leitos estão funcionando em caráter bastante precário.
Estava ao lado do jornalista Moacir Pereira, quando este se mostrou inconformado com a situação da reforma na emergência do Hospital Infantil, Disse: “Se constrói um shopping em seis meses e uma ala de um hospital não se consegue construir em três anos”. Afirmou.
O Diretor do Hospital Dr. Roberto Souza Morais é um profissional médico muito qualificado, bem intencionado e correto, que visivelmente sofre a angústia de não poder fazer aquilo que deseja devido há falta de apoio e de políticas públicas voltadas à solução dos problemas da saúde por parte do Governo Colombo.
O deputado e médico Volnei Morastoni reconhece a legitimidade da GREVE, é contra as Organizações Sociais (OSs) no comando dos hospitais públicos e defende uma saúde pública e de qualidade aos catarinenses. O deputado tem sido incansável na luta permanente em busca de soluções e recursos que  tirem de vez a saúde do Estado do fundo do poço.

CONATO: ialfredogsantos@gmail.com

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

VISITA AO HOSPITAL INFANTIL JOANA DE GUSMÃO E AO HOSPITAL CELSO RAMOS

O deputado Volnei Morastoni (PT), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), irá visitar amanhã (27/11) o Hospital Infantil Joana de Gusmão e o Hospital Celso Ramos, em Florianópolis, com saída da Alesc 10h.
Deputados estaduais, lideranças dos conselhos profissionais da área da saúde, sindicatos, membros dos conselhos estadual e municipal de saúde e a imprensa são convidados a conhecer a situação dos hospitais durante a greve.
O deputado Volnei Morastoni comentou que a primeira função dos governantes é a negociação com os servidores e a sociedade, mas isto não está acontecendo. Reitera o deputado:  “Considero a greve legítima pelo que está sendo pedido. Gerenciamento, financiamento, investimento em recursos humanos e controle social são os pilares da saúde”, comentou. Morastoni ainda acrescentou que durante a campanha para governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo afirmou que a saúde seria prioridade número um, dois e três de seu governo.

CONTATO: ialfredogsantos@gmail.com

domingo, 25 de novembro de 2012

JULGAMENTO NO TSE DO RECURSO DO PREFEITO ELEITO IVON DE SOUZA PODE ENTRAR EM PAUTA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA, 29.

A disputa eleitoral em Palhoça ainda continua bastante acirrada. Só que agora nos tribunais. A indefinição está gerando preocupação em toda a população e ao grupo político vencedor que não consegue trabalhar na transição de governo.
O julgamento do recurso da candidatura do Ivon até o momento não foi realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que deve ocorrer, creio eu,  esta semana em virtude do processo estar totalmente instruído. Estou certo e confiante que o Ministro Relator Henrique Neves irá julgar procedente o recurso e homologará a candidatura do Ivon, até porque o povo foi quem decidiu, votou e o escolheu. O caso não é de ficha suja e sim de uma tremenda sacanagem armada para prejudicar o candidato vitorioso.

CONTATO: ialfredogsantos@gmail.com

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

DEPUTADO VOLNEI MORASTONI CONSIDERA A GREVE DA SAÚDE LEGÍTIMA

Os descompassos entre governo e servidores da saúde continuam tirando o sono de milhares de catarinenses. A abertura para negociação foi o ponto central discutido entre os deputados Volnei Morastoni (PT), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Silvio Dreveck, líder do PP, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde Pública Estadual e Privada de Florianópolis (SindSaúde-SC), Pedro Chagas, no Programa Parlamento Debate da TVAL, que foi ao ar ontem (22/11), às 23h15.
Indignado, o deputado Morastoni lamentou que a função primeira, segundo ele, dos governantes, a negociação com os servidores, com a sociedade, não está sendo cumprida. “Considero a greve legítima pelo que está sendo pedido. Gerenciamento, financiamento, investimento em recursos humanos e controle social são os pilares da saúde e todos têm problemas que não estão sendo resolvidos”.
O parlamentar considerou radical a posição do governo quando condiciona a possibilidade de negociação à volta ao trabalho e garantiu que o governo tem verbas para aplicar na saúde. “Com a cobrança da dívida ativa, aprovada pelo Revigorar III, houve uma arrecadação de R$200 milhões que deveriam ser aplicados em saúde. Existem crianças com câncer de cérebro esperando por uma cirurgia. O que falta é vontade política”, afirmou.

CONTATO: ialfredogsantos@gmail.com

É PRECISO BUSCAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE PALHOÇA

Praia da Barra do Aririú - Palhoça/SC
O princípio da sustentabilidade diz respeito a um conjunto amplo de princípios, valores, conhecimentos e práticas individuais e coletivas que procuram repensar/superar o atual modelo de desenvolvimento e promover dinâmicas que primem por justiça social e por relações mais solidárias e responsáveis entre o ser humano e a natureza. Implica em construir alternativas ao atual modelo de produção e de consumo, que tem nas necessidades do mercado a sua principal referência e que reduz a natureza a condição de objeto e o ser humano à condição de consumidor. A sustentabilidade tem uma dimensão ética latente: Ela implica num equilíbrio dinâmico entre as necessidades humanas e a capacidade da natureza de satisfazê-las. A sustentabilidade ecológica, nesse sentido, implica em sustentabilidade social, econômica, espacial e cultural.
SACHS, ignacy – Ecodesenvolvimento