terça-feira, 29 de janeiro de 2013

ACAMPAR É UM ESTILO DE VIDA. É BOM DEMAIS!

Matheus e ao fundo nosso acampamento no camping
Lagoamar em Garopaba/SC.
Quem já foi acampar, sabe. Não existe maior contato com a natureza do que neste tipo de aventura. O prazer de dormir e fazer amor ouvindo as ondas do mar e acordar com os pássaros, o sol bem cedo esquentando o dia, ou até mesmo com um dia de chuva respirando ar puro... e saber que a praia ou um rio está bem ao seu lado é bom demais.
O gosto por acampar herdei dos meus pais, principalmente da minha saudosa mãe. Ela simplesmente adorava esse tipo de lazer em meio à natureza.
Nos anos 70 nossas praias dentro da Baia Sul do lado continental eram próprias para o banho, existia fartura de frutos do mar por toda orla desde as praias do bairro Coqueiros em Florianópolis, passando pela praia Comprida e Ponta de Baixo em São José e por fim, em todo litoral palhocense.
Como carros ainda eram poucos privilégio de uma minoria mais afortunada, nos finais de semana saíamos de bateira pelo Rio da Draga (Rio Passa Vinte) para acamparmos na Foz do Rio das Ostras com a bateira (barco) lotada com toda a família. Muitas vezes pedíamos emprestada a bateira do seu Dedé, um senhor que extraia areia do fundo do rio que possuía um barco quadrado tipo balsa que na época, nós crianças adorávamos.  Éramos felizes com muito pouco. Sim! Verdade éramos felizes, pois a diversão só dependia da nossa vontade. Um pouco mais tarde entre os anos de 1978 e 1980 passamos a acampar na praia do Tomé na Barra do Aririú, entre uma vegetação de belas arvores e muitas pitangueiras.
A partir do verão de 1981 já havia um carro na família e passamos a acampar na Praia de Fora e em seguida na Enseada do Brito, onde o clã se enraizou adquirindo um terreno a beira mar com o objetivo de ter um espaço próprio e garantido para acampar durante todo o ano.
A partir deste ano de 1981, já adolescente, desmamado e desgarrado, passei a acampar com amigos nas mais diversas localidades, como nas praias da Joaquina e Ingleses e principalmente nas praias da Pinheira e Garopaba.
São muitas as histórias e as boas lembranças de paixões e amores de verão, com muita diversão entre amigos que nos acompanhavam e outros que conquistávamos durante a temporada.
Aos 48 anos, quero seguir vivendo nesse estilo e poder passar ao meu filho Matheus que ainda está em formação  valores de respeito aos quatro elementos da natureza: Terra, fogo, ar e água.Todos nós sabemos, porque sentimos na própria pele, o quanto é fundamental para o individuo e a sociedade planetária o resgate dos valores humanos se quisermos construir uma nova visão da vida, do ser humano e uma nova organização social. Estamos numa sociedade orientada por uma inversão de valores éticos e morais. Perdemos a conexão com os princípios fundamentais que estruturam a consciência e criamos falsos valores e necessidades artificiais.
CONTATO: ialfredogsantos@gmail.com

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

LAMENTAMOS E REZAMOS PELAS VIDAS PERDIDAS. PORÉM, PRECISAMOS APRENDER COM A TRAGÉDIA

Quem não reconhece a porta dos problemas, termina deixando-a aberta, e as tragédias surgem. “O combate nada tem a ver com a briga.” (Paulo Coelho)
Será que nas escolas nossas crianças e professores estão preparados para agir em caso de um incêndio ou inundações por enxurradas e temporais?
Infelizmente foi preciso acontecer esta tragédia em Santa Maria no Rio Grande do Sul, para acordar e ensinar as autoridades brasileiras e a sociedade em geral algo que todos precisam aprender a PREVENÇÃO.
Prevenir incêndios é tão importante quanto saber apagá-los ou mesmo saber como agir corretamente no momento em que eles ocorrem.
Início de incêndio e outros sinistros de menor vulto podem deixar de transformar-se em tragédia, se forem evitados e controlados com segurança e tranquilidade por pessoas devidamente treinadas. Na maioria das vezes, o pânico dos que tentam se salvar faz mais vítimas que o próprio acidente.  No Japão, primeiros socorros, treinamentos e exercícios de evacuação e de sobrevivência são realizados nas escolas já na primeira infância.
Segundo os especialistas em segurança, o mais correto em lugares de grandes aglomerações com espaços limitados como: bibliotecas, teatros, cinemas, danceterias, supermercados, creches e escolas, são de que todos os usuários conheçam práticas estabelecidas sobre os cuidados preventivos e de comportamento diante de um incidente no estabelecimento. Dentro do possível até promovendo exercícios, através de simulações de incêndios, inundações por enxurradas e temporais situações mais comuns em nosso país. Esse tipo de prática contribui suficientemente para a prevenção e a segurança de todos.
Precisamos aprender a lição, além da obrigatoriedade de adquirir e conservar os equipamentos de segurança é preciso ensinar a todos os usuários desses estabelecimentos de grandes aglomerações como manusear o extintor e principalmente como abandonar o recinto, quando necessário.

CONTATO: ialfredogsantos@gmail.com

domingo, 27 de janeiro de 2013

PONTICELLI (PP) E TITON (PMDB) DEVEM DIVIDIR A PRESIDÊNCIA DA ALESC NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS DA ATUAL LEGISLATURA

As atividades da Assembleia Legislativa deste ano serão iniciadas com a eleição do novo presidente do Parlamento catarinense, no dia 1º de fevereiro, às 14 horas, em sessão preparatória. A sessão será presidida pelo deputado Reno Caramori (PP), o mais idoso entre os parlamentares com maior número de legislaturas estaduais. Além dele, serão designados dois secretários, um da situação e outro da oposição, para a condução dos trabalhos.
PP e PMDB vão dividir a presidência da Assembleia Legislativa no biênio 2013-2014. Pelo acordo, Ponticelli será candidato único à presidência na eleição de 1º de fevereiro de 2013, em substituição a Gelson Merisio (PSD). O pepista permanece no cargo até 31 de janeiro de 2014, quando Romildo Titon assumirá o comando.
Na tarde do próximo dia 05 de fevereiro,  terça-feira, o governador Raimundo Colombo (PSD) fará a leitura de sua Mensagem Anual em sessão especial da Assembleia Legislativa.

CONTATO: ialfredogsantos@gmail.com

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

PROBLEMAS SUPERADOS COM A GVT

Após todo o estresse de comunicação com a GVT e passados 5 dias desde o início da instalação da TV por assinatura e da internet banda larga em minha residência os trabalhos finalmente foram concluídos.
O resultado da TV é muito bom e ficou dentro das minhas expectativas. Segundo os técnicos que estiveram na minha casa, por sinal muito atenciosos e profissionais, o problema na redução de 15 para 10 mega de velocidade se deu em virtude da distância da minha residência do armário da GVT no bairro, que supera os 1.000 metros. Só espero que a redução aconteça também na fatura. Vamos aguardar.
Espero também que seja um casamento duradouro e sem mais estresse. Quanto à qualidade no atendimento ao cliente pela GVT acho que precisa melhorar e muito. Esses atendimentos eletrônicos utilizados por diversas empresas são um teste de paciência a qualquer um que busca resolver um problema. Pra vender são muito bons.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

A GVT É UMA MENTIRA MENTIROSA

Isso! Vai pescar Iran
A instalação inicial em minha residência de um pacote GVT tem sido um pesadelo. Tenho enfrentado todos os tipos de problemas com a GVT. A internet prometida na propaganda de 15 mega é uma mentira, pois só conseguem fornecer 10 mega de velocidade e ainda com constantes oscilações o que informam somente depois de instalarem. O pior de tudo é que contratei também a TV por assinatura da GVT com dois pontos residenciais que até agora não funcionou. Tenho SKY há mais de 4 anos e nunca tive problemas. O que tornou a situação ainda pior é que  os técnicos para instalarem a antena GVT tiveram que desligar a da SKY. Resultado! Estou sem TV por assinatura.
O desgastante é que ligo para o número GVT 106 25 e 103 25 e nada se resolve com o primeiro atendente, que passa em seguida para outro e este por sua vez para outro, que sequer me atende. Aí, não tem paciência que aguente,  fico nervoso e irritado com a falta de respeito.
Poxa! Já se passaram 4 dias e os serviços prometidos não foram totalmente realizados. Estou tentando manter a calma, mas confesso, está difícil ouvir: Tecle 1 para isso, tecle 2 para aquilo, tecle 3 para aquilo outro... e aí vai... !!!
Por fim, ligo para pedir socorro a Anatel!!! E me atende o serviço eletrônico: “Tecle 1 para isso, tecle 2 para aquilo, tecle 3 para aquilo outro...” Digo pra eu mesmo, calma, muita calma!!! Vai pescar Iran...aproveite seus últimos dias de férias.

CONTATO: ialfredogsantos@gmail.com

UM DOS DESAFIOS DA SOCIEDADE PALHOCENSE SERÁ PRODUZIR UM PLANO MUNICIPAL PARA A CULTURA.

A história e a cultura palhocense está sendo destruída
“A voz da sociedade alternativa e participativa!!!”
Não podemos esperar visão e criação de políticas públicas para a cultura de quem não tem conhecimento e não dá o devido valor. Será preciso que os seguimentos culturais e a sociedade artística em geral de Palhoça participem desta idéia.
Visto como um espaço democrático de discussões de políticas públicas, as conferências têm se tornado popular em diferentes áreas da gestão pública. Profissionais da saúde e da educação no estado, por exemplo, se utilizam desses fóruns para construir projetos. As experiências vividas na Assembleia Legislativa junto a esses setores inspiraram-me na criação do mesmo modelo de debates em Palhoça.
Dessa forma, iniciaremos a formação de um grupo para criação, organização e realização de um fórum municipal para debater a situação da cultura em Nossa cidade. Você já é nosso convidado a participar e organizar. Entre em contato inicialmente pelo  e-mail ialfredogsantos@gmail.com e pelo facebook de Iran Santos. No início, seremos poucos, mas organizados no final seremos muitos.
A primeira conferência deve acontecer o mais breve possível. O principal objetivo é organizar um Plano municipal para a cultura e ouvir o que sociedade palhocense espera dos nossos gestores da cultura em nossa cidade.
Acredito sim, que a sociedade cultural e artística unida numa conferência municipal consolide um plano de estratégias de médio e longo prazo para o setor que supere governos e expresse a vontade da sociedade. “A cultura é um importante meio de inclusão social e de desenvolvimento da nossa querida Palhoça”.
NOSSA LUTA CONTINUA! Venha fazer parte.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

PALHOÇA PRECISA DESENVOLVER SEU POTENCIAL CULTURAL

Precisamos de oficinas de produção artística, um teatro e de uma orquestra sinfônica em Palhoça. Isso é o mínimo que podemos esperar você não acha?
Ao falar de cultura, é possível fazer um corte no sentido amplo do termo e referir-me apenas a alguns aspectos da produção humana, ligados às diferentes práticas artísticas: pintura, dança, música, teatro, literatura, cinema, vídeo, escultura, entre outras. Essa produção cultural, além do caráter simbólico que toda cultura tem, existe independentemente das relações utilitárias e funcionais para a nossa vida prática.
Nem tudo é obra de cultura e é necessário estabelecer distinções entre o que é cultura e o que é entretenimento ou diversão.
O exemplo disso foi o show do Michel Teló em Palhoça, onde recursos públicos que deveriam ser destinados ao desenvolvimento da cultura foram utilizados para que menos de 1% da população palhocense fosse vê-lo cantar por apenas duas horas. Isso foi entretenimento ou diversão e nunca um evento cultural.
Nesse sentido, podemos afirmar que os 8 anos da gestão do ex-prefeito RONÉRIO foi um desastre para o setor cultural do município, quase nada foi construído ou desenvolvido e pouco ficou de HERANÇA para a comunidade palhocense.
Uma vez que a cultura é uma construção de grupos humanos, anterior a cada um de nós, precisamos aprender os modos de nossa cultura. Esse aprendizado se inicia no momento em que nascemos, pois o próprio modo do parto é cultural.
As transformações observadas com as indústrias da cultura, a profissionalização do
setor cultural, os avanços tecnológicos e midiáticos e a multiplicidade de agentes culturais demonstram as novas complexidades do campo da cultura.
Na área das políticas culturais, torna-se necessário analisar a situação do município, nessa nova circunstância social, enquanto agente influente e mobilizador do processo cultural na cidade e sua relação com os demais participantes na formulação, gestão, produção e consumo da cultura, para elaborar ações mais condizentes com as novas necessidades da nossa população. No campo político recente dos municípios, a cultura vem ocupando um crescente espaço na formulação de políticas de governo, muito em função das suas contribuições para o desenvolvimento econômico. Embora haja discursos que rejeitem associações entre práticas culturais e econômicas, é inegável a existência de atividades que guardam relações de consumo tendo em vista a cultura como um produto mercadológico.
Contudo, outro fator que merece a atenção do poder público é a importância simbólica da cultura para o desenvolvimento humano e social.
A cultura, portanto, é o que torna a vida humana possível no mundo. Ela é, ao mesmo tempo, um produto já elaborado pelas gerações que nos precederam, e um processo contínuo de adaptação dessa herança recebida a novos modos de vida, novos problemas, novas necessidades.

NOSSA LUTA CONTINUA! ATRAVÉS DA CONSCIENTIZAÇÃO E DO APRENDIZADO.

CONTATO: ialfredogsantos@gmail.com

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

FEIJOADA DA DADÁ (Família da Rosa da Rua de trás)

A sétima edição da FEIJOADA da DADÁ já é um sucesso de organização, qualidade gastronômica, público e, sobretudo, uma festa da família palhocense.
Neste ano será realizada nas dependências da ARENA R1, no Bairro Pachecos, Lot. Firenze, ao meio dia do sábado de carnaval, 09/02. Estarei lá marcando presença ao lado dos meus bons e velhos amigos da família Da Rosa.
Neste ano as camisetas foram substituídas por bandanas e estão sendo vendidas ao preço de R$ 30,00, com estacionamento gratuito para 350 veículos. A procura é grande pelos ingressos que devem estar esgotados até o dia 30 de janeiro.
Parabéns a família da Rosa, da nossa querida Rua de Trás por proporcionarem mais este belo evento!
Quer comprar a sua bandana? Ligue para o Dedezo, fone 9933-1550

OLÁ, PESSOAL!!! É GALERA! FORAM DIAS DE UMA VIDA MUITO BOA.

As minhas férias acabaram após um longo período de acampamentos junto a natureza e ao mar com grandes pescarias, caminhadas e passeios de bicicleta. Já estou de volta a minha vida normal, embora só volte ao trabalho na próxima semana na Alesc na assessoria do atuante mandato do grande deputado do PT, o médico Volnei Morastoni, defensor incansável de uma saúde pública e de qualidade a todos.
Mas o fato é que, EU ESTAVA MORRENDO DE SAUDADE DE VOCÊS, queria pedir mil e uma desculpas por durante este meu período de férias, não ter passado no blog e no face nem ao menos para dá um oi. Porém, isso tem uma pequena explicação, eu precisava descansar e me desligar de tudo para curtir as férias com minha família.
Bom! As férias foram ótimas, curti muito a família, amigos e o acampamento nas praias das queridas cidades de Garopaba e Imbituba. Vejam fotos de alguns momentos vividos  neste período no meu face.
Estamos de volta com importantes informações e opiniões. Um grande e fraternal abraço a todos.
CONTATO: ialfredogsantos@gmail.com