segunda-feira, 30 de setembro de 2013

DOMINGO DE PASSEIO NO FAROL DE SANTA MARTA EM LAGUNA

Com o retorno do sol e com a temperatura mais elevada decidi neste domingo fazer um passeio com a família na cidade de Laguna e visitar o Farol de Santa Marta.
O passeio também teve o objetivo de verificar como andam as estruturas de camping da localidade para um acampamento no período de férias no mês de janeiro.
Já se passavam aproximadamente 5 anos desde a última vez que acampamos na praia do Farol. Para o Matheus tudo foi novidade, pois naquele período de estadia no camping  ele tinha apenas 2 anos de idade.

Gostamos do que vimos! A bela lagoa, os moles do canal, o novo calçadão, espaços públicos e muito mar e possibilidade de boas pescarias. Para nossa surpresa a estrada até o Farol está sendo asfaltada, com 50 % das obras prontas o restante deve ser concluído até o final do ano. A travessia do canal ainda é realizada de balsa o que dá um charme especial ao passeio. 
VEJA MAIS IMAGENS:







sábado, 28 de setembro de 2013

ENFIM! IVON FILIOU-SE AO PR. PARTIDO DE PROPRIEDADE DO DEPUTADO FEDERAL JORGINHO MELO


O que já se esperava aconteceu de fato. O Ivon filiou-se no Partido da República- PR, em busca de espaço confiável para acomodar seu grupo político com objetivo de ser candidato a deputado estadual em 2014 e posteriormente a Prefeito em 2016.
Que o Ivon não tinha mais ambiente dentro do PSDB e que sua saída era necessária todos sabíamos. Mas por que o PR? Será que o nosso amigo fez a escolha certa? Acredito que não. Mas isso, só o tempo dirá. Mesmo assim, espero que o Ivon consiga dessa vez criar uma organização política e ideológica que o identifique.
Como se aproxima uma nova eleição para prefeito em Palhoça,  pela provável confirmação do TRE-SC da cassação do atual prefeito Camilo Pagani Martins,  o Ivon está impossibilitado de participar da disputa em virtude de não possuir 1 ano mínimo de filiação no novo partido, condição básica necessária para ser candidato. O espaço está aberto!

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

QUINTA DE FUTEBOL E CHURRASCO COM OS AMIGOS NO ARIRIÚ DA FORMIGA

Na noite de ontem, quinta-feira (26), estive no bairro da Formiga para jogar uma pelada que acabou não acontecendo. No entanto, a noite foi muito agradável ao lado de bons amigos, que estavam alegres e descontraídos saboreando um bom churrasco e até um peixinho que apareceu na roda.
A noite também foi de muitos “contos”, grandes histórias e muitas risadas.
Quem prestigiou e participou também com muitas histórias foi o ex-jogador do Valência, Flamengo e Sport Leandro Machado, que saiu de Santo Amaro para bater uma bolinha com a rapaziada.

Valeu galera! Quinta-feira que vem tem mais.

PCdoB SEGUE SE FORTALECENDO EM PALHOÇA

Na foto: O Presidente do PCdoB Gilmar Paulo
recebendo a filiação do Alemão.
Edson Fortkamp, o Alemão da Lenita como é conhecido no bairro Pachecos é a liderança comunitária mais recente a aderir ao PCdoB palhocense.
Na semana que passou, mais de cinqüenta lideranças políticas comunicaram a decisão de integrarem-se ao Partido em Palhoça 
Aos poucos o PCdoB vai se tornando uma alternativa real para mudar a cara da nossa cidade. A população não suporta mais tanta incompetência, ganância e mau uso do dinheiro público, vamos tornar a cidade mais humana e socialmente mais justa.


Na foto: Iran, Alemão, Dé e Gilmar
O PCdoB saúda com entusiasmo a decisão tomada pelo novo companheiro Edson (Alemão) de Palhoça e dá as boas-vindas a ele. A incorporação deste experiente e representativo militante ao PCdoB resultará num efetivo fortalecimento da legenda em nossa cidade. Primeiro, porque se trata de um engajamento de uma pessoa de notória formação e real atuação nas lutas sociais em Palhoça. Segundo, porque este engajamento é assentado em princípios e decorrente de uma motivação de fortalecer a luta pelo socialismo em nosso município e no país.
Reforçado com mais esta destacada qualidade da filiação que acabamos de receber, o Partido Comunista do Brasil segue em Palhoça na realização de seus projetos e no enfrentamento de seus desafios. Mais uma vez, boas-vindas, camarada!

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A LUTA POR SERVIÇOS PÚBLICOS DE QUALIDADE

Deputado Saretta
A Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público de Qualidade será lançada na próxima quarta-feira, dia 2, das 14h às 17h no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. No evento também será realizado o Seminário estadual “A Constituição, o concurso público e a terceirização”, com a participação de entidades e parlamentares. Proposta pelo deputado Neodi Saretta, a Frente é uma reivindicação de organizações sindicais e sociais catarinenses. O objetivo será promover estudos, debates, fiscalização, mobilização social e, principalmente, cobrar o cumprimento das constituições Federal e Estadual pelos agentes públicos. “Vamos atuar pela busca do serviço público de qualidade, com continuidade e profissionalismo. Para isso é preciso incentivar a realização de concursos públicos e assim promover a efetivação, treinamento e valorização dos profissionais”, afirma Saretta.

O “ACANALHAMENTO” DO PSB SEGUNDO CIRO GOMES

Ciro Gomes
O ex-ministro da Integração Nacional e secretário de Saúde do Ceará, Ciro Gomes, não economizou nas palavras para condenar a atitude do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, que comandou o desembarque do partido socialista do governo Dilma Rousseff. "Não precisava descambar para o acanalhamento definitivo. Deveria ter um mínimo de compostura", afirmou, no início da tarde de ontem, na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília, onde participou de um seminário sobre infraestrutura.
Para Ciro Gomes, ao definir que o PSB entregaria os cargos federais, Eduardo Campos agiu "de forma truculenta" e com "falta de respeito". "É preciso ter um mínimo de dignidade. Eduardo sabe que me deve em termos de correção moral, de caráter, de decência", disparou. Ao ser questionado sobre as alfinetadas de Ciro, o governador de Pernambuco desconversou. "O partido está num momento feliz. A decisão foi tomada de forma madura", limitou-se a dizer, referindo-se à entrega dos cargos no governo federal. 

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

SIMPOL, APRASC E GOVERNO ESTÃO COM DIFICULDADE PARA FECHAR UM ACORDO

Reunião da Comissão
A possibilidade de duas promoções automáticas para os praças e o fim das horas extras estão travando a negociação salarial entre praças da Polícia Militar, policiais civis e governo do estado. A informação foi transmitida na manhã desta quarta-feira (25) durante reunião da Comissão de Segurança Pública da Assembleia pelos presidentes da Associação de Praças de Santa Catarina (Aprasc) e Sindicato dos Policiais Civis de Santa Catarina (Sinpol).
As negociações continuam e as partes devem chegar a um acordo o mais breve possível, pois o Governo tem a intenção de mandar ainda neste ano um pacote de medidas com projetos que beneficiam várias categorias do funcionalismo público estadual.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO PCdoB DE PALHOÇA

“A luta do PCdoB é pelo socialismo, onde a mercadoria e o dinheiro não sejam mais importantes que o ser humano”
O Presidente do Comitê Municipal do PCdoB de Palhoça, GILMAR DE PAULO, considerando o estatuto do Partido, está convocando todos os filiados no Município para participarem da CONFERÊNCIA MUNICIPAL, a ser realizada nos dias 05  de outubro de 2013, com início às 16:00hs , nas dependências do Centro Educacional Bom Jesus, Rua Wilmar Probst, 43 - Centro - Palhoça, ao lado do Supermercados Santos.  A pauta da conferência será a seguinte:
1. Discussão dos documentos nacionais apresentados pelo Comitê Central;
2. Balanço das atividades de direção no respectivo Comitê Municipal;
3. Estabelecimento do número de seus membros e eleição de dirigentes do respectivo Comitê Municipal para os próximos 2 anos;
4. E eleição de delegados (as) a Conferencia Estadual.
Iran Falando ao Partido
- A nossa proposta é de fortalecer cada vez mais o partido que têm compromisso com a luta do povo. Temos a consciência que para haver mudança de rumo em Palhoça é preciso uma política ampla de fortalecimento do PCdoB na sociedade, com uma forte convicção mudancista. É preciso agregar e mobilizar amplas forças políticas e sociais que se opõem ao neoliberalismo implantado em Palhoça com a privatização e terceirização dos serviços públicos, que deixa a população desprovida de serviços essenciais à vida. Esta mobilização deve se dar no sentido de fortalecer o processo de mudanças e da consecução de um novo projeto para a cidade. 
O desenvolvimento sustentável de Palhoça com crescimento econômico,  aumento dos postos de trabalho e a distribuição da renda serão políticas decisivas para conseguirmos uma cidade socialmente mais justa e mais humana. Por isso, o PCdoB palhocense defenderá uma plataforma de ação imediata constituída por forças políticas e sociais amplas nucleadas pela esquerda, que abra caminho para um novo projeto de desenvolvimento da cidade.

UM FRATERNAL ABRAÇO A TODOS!

terça-feira, 24 de setembro de 2013

PALHOÇA: UMA POPULAÇÃO ABANDONADA E DESILUDIDA

TRE/SC É PARTE DO CAOS VIVIDO
EM PALHOÇA
(“A tragédia não é quando o homem morre; a tragédia é aquilo que morre dentro de um homem enquanto ele ainda está vivo” (Albert Schweittzer).
A última eleição para prefeito foi uma das grandes oportunidades de renovação política em nossa Palhoça. A cidade optou pela mudança. Ivon venceu as eleições apoiado politicamente por um grupo formado por lideranças comunitárias, vencendo com ampla vantagem de votos, trazendo esperança de renovação e mudança no triste cenário de corrupção, degradação e privatização dos serviços públicos que a cidade enfrentou ao longo dos últimos 8 anos da gestão Ronério.
Porém, na prática não foi isso que aconteceu. O prefeito eleito e escolhido pela população não tomou posse. Hoje, praticamente um ano após da eleição, a alegria inicial dos palhocenses deu lugar à desilusão por perceber que a esperança de mudança também deu lugar a frustração e a indignação devido ao caos administrativo e político e dos muitos problemas que a cidade enfrenta com sucessivos escândalos em diversos setores da administração pública municipal.
Camilo, segundo colocado no pleito eleitoral, de forma inusitada tomou posse dia 10 de junho e ao entrar no poder o “nosso representante” se tornou refém de um sistema político viciado que persiste ao longo dos anos em nossa cidade e que, dificilmente conseguirá sair dele, a não ser cassado. 
O atual sistema baseado no uso indevido dos recursos públicos, na troca de favores e do empreguismo é o grande “mal da política palhocense”, esse sistema está levando a falência os serviços públicos em nossa cidade. Nada se constrói nada se compra e nada se cria sem um esquema para burlar e fraudar o erário público.
O prefeito Camilo entrou sem respaldo popular e sem nenhuma independência para administrar. Ele já herdou algo pronto e com o qual ele não rompeu, pois ao entrar no grupo político que governa Palhoça há 30 anos, já se comprometeu com o sistema predominante. A cidade é de todos, a administração pública tem a obrigação de atender as necessidades da cidade, não de grupos e famílias. A população clama por serviços públicos de saúde e de educação de qualidade. A cidade carece de infra-estrutura, cultura, lazer e de esperança por dias melhores. Recursos existem, mas infelizmente eles não chegam onde e a quem realmente precisa.

PROCESSO DE CASSAÇÃO DO PREFEITO CAMILO É TRATADO COM PRIORIDADE NA PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL

O processo em tramitação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC), que trata da cassação do prefeito de Palhoça Camilo Pagani Martins, recebeu prioridade dentro da Procuradoria Regional Eleitoral- PRE/SC. Os autos estão com o promotor André Bertuol desde 16/09. A expectativa é que o parecer esteja concluso até o dia 30 próximo.
Dessa forma, embora a morosidade seja a marca nas decisões do TRE/SC, deveremos ter a realização do julgamento do recurso do prefeito cassado Camilo ainda em meados de outubro.
Enquanto isso a cidade está virada num caos político e administrativo, onde temos um prefeito que reina, mas não governa. SOCORRO! Polícia e autoridades competentes.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

DEPUTADO VOLNEI MORASTONI EM PALHOÇA FALANDO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA ALUNOS DA ESCOLA JOÃO SILVEIRA NO ARIRIÚ

Eu ao lado do dep. Morastoni
A Escola Estadual João Silveira no bairro Aririú recebeu na quinta-feira (19), o médico e deputado Volnei Morastoni, para uma palestra sobre alimentação saudável.  Na ocasião, 50 alunos dos cursos de segundo grau e terceirão foram convidados a ouvir sobre a temática e participar de uma pesquisa sobre hábitos alimentares diários. O ato contou ainda com a presença do diretor Oleg e demais servidores da Escola.
A palestra já foi realizada com vários grupos: idosos, donas de casa e jovens. Os alunos do João Silveira foram mais um grupo de jovens a participar. Eles tiveram seu peso, circunferência e altura medidos. 
A intenção da palestra é fazer com que os participantes sejam multiplicadores das informações para que as pessoas se alimentem de forma saudável.  Os alunos assistiram vídeos e ouviram recomendações sobre uma vida mais saudável. 
Após a palestra o deputado Morastoni tinha uma extensa agenda de visitas e compromissos em Palhoça. No entanto, devido à piora no estado de saúde de Dona Paulina, mãe do deputado, os eventos foram cancelados. 
 Infelizmente Dona Paulina veio a falecer na madrugada de sábado.

BINGO TAMBÉM NO SALÃO DA IGREJA DA GUARDA DO CUBATÃO

Na foto: Iran, Ivon e Bernadeti
No sábado à noite, participei ao lado do amigo IVON do Bingo beneficente em prol dos nossos queridos e bons amigos Bernadete e Tonho, no Salão da Igreja do bairro da Guarda do Cubatão. Fiquei muito feliz em ver que embora toda aquela chuva a comunidade participou com muita alegria da festa. O mais gostoso de tudo foi a forma carinhosa como fui recebido pela comunidade. Ex-alunos do Ivo Silveira, que estavam presentes com suas famílias me reconheceram do tempo que lá trabalhei e vieram me abraçar e cumprimentar. Bom demais!
No final, ao lado da festiva e alegre Beti encontrei a Dona Zeli uma velha e querida amiga da minha falecida mãe.

Valeu Tonho, valeu Beti! Estamos nessa vida para ajudar.

NOITE DO PASTEL E DE BINGO NO SALÃO DA IGREJA DA BARRA DO ARIRIÚ

Paulo comandando o Bingo
O nosso bom e querido amigo Paulo Arcendino comandou os sorteios na noite chuvosa de sábado no Salão da Igreja no bairro da Barra do Aririú. Uma Moto foi o principal prêmio da noite e uma moradora do bairro foi a premiada.

Quero parabenizar a todos que trabalharam na festa. Os serviços de bar e cozinha estavam excelentes, principalmente aquele pastel de berbigão!!!! 

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

SANEAMENTO EM PALHOÇA: 8 ANOS E 100 DIAS DE RECURSOS PÚBLICOS SUMINDO PELOS CANOS

Nesses longos 8 anos e 100 dias de gestão do ex-prefeito Ronério e agora do atual Camilo, não se viu nada. Nenhuma iniciativa concreta em relação ao saneamento básico, nem um metro de esgoto tratado. O que se viu foi o dinheiro da Autarquia Águas de Palhoça correndo e sumindo pelos canos, caindo num poço, ou melhor, nuns bolsos sem fundo, indo tudo literalmente por água abaixo.
O problema do saneamento em Palhoça é hoje responsabilidade da Prefeitura que não investe em rede de esgotamento sanitário, em coleta seletiva de resíduos sólidos e acesso à água potável. 98% da  população de nossa cidade não tem acesso a coleta seletiva de lixo e rede de esgoto, que são dois dos três itens básicos que compõem o saneamento básico (coleta de lixo, água tratada e rede de esgoto).
Na análise que realizei nos dados contábeis que consegui na STN/MF (Secretaria do Tesouro Nacional), a prefeitura de Palhoça tem uma capacidade de contrair R$ 250 milhões em financiamento junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que poderiam ser destinados na solução dos problemas de saneamento básico do município e para obras estruturantes que poderiam melhorar a mobilidade urbana da cidade.
Essa gente é tão incompetente para construir algo de bom, que mal sabem eles, que o financiamento junto ao BNDES por si só, se paga. Eles devem perguntar, mas como Iran? Simples, cada residência, estabelecimento comercial e industrial beneficiado pagarão uma taxa de esgoto, assim, como se paga, água e luz. É assim, que se faz. O financiamento se paga sem comprometer outras fontes de receitas do município. Mas para tanto, é preciso competência, planejamento, vontade política de resolver os problemas da cidade. E claro! Gente qualificada com vontade de trabalhar e não apenas apadrinhados profissionalmente desqualificados querendo um emprego, uma boquinha na prefeitura.

TRE-SC salve a Palhoça. Eleições Já!

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

SEGURANÇA EM PALHOÇA: 8 ANOS E 100 DIAS DE GESTÃO DOS MESMOS

Nesses 8 anos e 100 dias de gestão de mais dos mesmos o medo da violência tomou conta da cidade. Não nos sentimos protegidos nem mesmo dentro de nossas casas. Palhoça é hoje a cidade mais violenta de Santa Catarina. Infelizmente, a política do atual prefeito para combater a violência é a mesma do ex-governante: mais violência e omissão aos problemas sociais criados pelo inchaço populacional.
O aumento no número de assassinatos com crimes bárbaros, a expansão do tráfico de drogas e o crescimento no registro de assaltos e demais crimes tem motivações sociais. A causa principal é exposição de nossas crianças e adolescentes em virtude da ociosidade. Para resolver este problema à cidade precisa primeiramente acabar com o déficit de vagas no ensino fundamental construindo muitas creches e escolas, no segundo momento, ginásios e quadras de esporte e num terceiro momento precisamos de escolas de período integral.
De nada adianta distribuírem cestas básicas e praticarem assistencialismo oportunista se as causas profundas das desigualdades sociais não forem atacadas, combatidas e solucionadas.
A juventude precisa de educação, lazer, cultura e emprego para não ser atraída para o mundo das drogas e da criminalidade. A dependência química em Palhoça tem que ser tratada como problema de saúde pública e não uma questão moral ou policial. E os dependentes químicos precisam de tratamento adequado e políticas de inclusão social.

SAÚDE EM PALHOÇA: 8 ANOS E 100 DIAS DOS MESMOS

RETRATO DA SAÚDE DE PALHOÇA
O caos da saúde na cidade em nada mudou nesses 8 ANOS E 100 DIAS  de governo dos mesmos. Permanecem as filas intermináveis nas unidades de atendimento, sucateamento do laboratório da prefeitura e de toda a estrutura pública com o claro objetivo de terceirizar os serviços de saúde.
Quando se consegue uma ficha para atendimento, não há médicos. E quando há médicos, não há medicamentos. Até semana passada no Posto de Saúde Central, por exemplo, não havia medicamentos básicos para a população. A doença não espera. Por outro lado, os profissionais de saúde do município seguem desestimulados pela falta de condições de trabalho e pelos baixos salários.
No meio disso tudo, o Secretário Rosinei Horácio que vem da gestão anterior, quando questionado sobre o assunto, nega a realidade e parece viver em outra Palhoça, que só ele vê, com médicos em todas as unidades e sem falta de remédios. Infelizmente, a Palhoça dos trabalhadores e do povo pobre não é assim. Acho que o Secretário ainda está anestesiado com o discurso da cidade que “mais cresce” a “mais dinâmica” e a maior mentira: a “NOVA PALHOÇA”.
A nossa cidade está a 8 anos e 100 dias sendo administrada de costas para o Estado e para a União. É necessário administrar a saúde do município de frente para a Secretaria Estadual e para o Ministério da Saúde. Também é de estrema importância que os gestores públicos de nossa cidade conheçam profundamente o sistema único de saúde – SUS e todos os programas do governo federal de assistência a saúde da família voltada à prevenção de doenças da população.
Para finalizar, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, construída em Palhoça, as margens da BR-282 com recursos federais até o momento não foi colocada em funcionamento por pura incompetência de nossos gestores. Enquanto isso, o povo sofre e sofre muito.
TRE-SC salve a Palhoça!

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

8 ANOS E 100 DIAS DE GESTÃO CONTINUADA EM PALHOÇA. NESSE ESPAÇO DE TEMPO MUITAS PRIVATIZAÇÕES E DESMANDOS COM DINHEIRO PÚBLICO

Com diploma cassado Camilo segue governando
através de uma liminar
Na sexta-feira próxima, dia 20 de setembro, completa-se 100 dias do governo do prefeito, que está cassado, Camilo Pagani Martins (PSD). 
Após uma desastrosa gestão do ex-prefeito Ronério (PMDB), que privatizou todos os serviços públicos, que tornou a prefeitura um balcão de negócios imobiliários, Palhoça clamava por melhores condições de vida e de crescimento sustentável. Camilo conquistou o poder de forma inusitada como segundo colocado. No pleito eleitoral utilizou-se de um discurso de competência na gestão e inovação: “sangue novo na política”, inclusive escondendo sua ligação e de seu grupo político com o ex-prefeito Ronério. Porém, o que vemos até agora são os sucessivos escândalos com dinheiro público e da continuidade dos mesmos da gestão anterior. O caos na saúde continua, aumento da violência, falta de investimentos na educação e no saneamento básico, estradas intransitáveis sejam para carros, ciclistas ou pedestres, andar nas estradas esburacadas de Palhoça é uma verdadeira aventura.
Pois bem, dito isso nas próximas postagens vamos focar na realidade de quatro prioridades anunciadas pelos dois prefeitos nesses longos 8 anos e 100 dias: saúde, segurança, saneamento e educação. Não perca!

terça-feira, 17 de setembro de 2013

CPI DAS ÁGUAS INVESTIGARÁ APENAS A SITUAÇÃO NEBULOSA DE PALHOÇA

Nem tudo foi perdido. Tivemos uma vitória parcial da oposição. A Comissão de Constituição e Justiça - CCJ da ALESC votou agora pela manhã o requerimento da deputada Angela Albino do PCdoB, que solicita a instalação da CPI das Águas. A bancada do governo entendeu que não existe a necessidade de investigar as 26 cidades de Santa Catarina, que municipalizaram e privatizaram a gestão da água e esgoto, cujos sistemas coincidentemente são administrados pela empresa RAÏZ.
Dessa forma, prevaleceu o voto do relator deputado José Nei Ascari do PSD, permitindo apenas que a CPI investigue o caso de Águas de Palhoça.
Ressalto, que as deputadas integrantes da CCJ Angela Albino do PCdoB e  Ana Paula Lima -PT, votaram no sentido de que a CPI investigasse amplamente o processo de municipalização e privatização de Água e Saneamento em toda Santa Catarina.
Para nós palhocenses ficou um gosto de vitória, teremos oportunidade de acompanhar toda a investigação que ficará restrita aos atos e fatos nebulosos ocorridos na municipalização e privatização da gestão da Águas de Palhoça.
Por outro lado, o Estado de Santa Catarina perde, pois o prejuízo causado ao Tesouro do Estado pela saída dos 26 municípios do sistema Casan foi e ainda será grande.

A CIDADE DE PALHOÇA SEGUE NO CAOS ADMINISTRATIVO E MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL PRECISA SER BREVE NA SUA MANIFESTAÇÃO

O recurso de n° 39.792 do prefeito cassado de Palhoça Camilo Pagani Martins do PSD, deu entrada na Procuradoria Regional Eleitoral de Santa Catarina (PRE-SC) na tarde de ontem, segunda-feira (16/09).
O Ministério Público Eleitoral, por intermédio da pessoa do Dr. André Bertuol deve se manifestar com a maior brevidade, pois a situação política e administrativa de Palhoça está insustentável. Os prejuízos causados a população por esta instabilidade proporcionada por decisões da Justiça Eleitoral são incalculáveis.
Entendo que a manutenção da sentença proferida pela Juíza da 24ª Zona Eleitoral que cassou o registro do diploma do prefeito de Palhoça é apenas uma questão de tempo.
Após manifestação do PRE-SC, o recurso movido por Camilo seguirá para julgamento do pleno do Tribunal Regional Eleitoral/SC.
Espero que os Juízes do TRE-SC entendam que Palhoça precisa de uma nova eleição ainda este ano, para que o orçamento municipal de 2014 não seja comprometido pela atual administração. 

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

PREFEITO DE PALHOÇA NÃO ENVIA REFORMA ADMINISTRATIVA A CÂMARA COMO PROMETIDO

Prefeito cassado está com os dias contados.
O prefeito cassado de Palhoça, Camilo Pagani Martins, do PSD, pode até estar interessado em implantar na gestão municipal uma administração mais “profissionalizada”. No entanto, como governa ao lado de pessoas atrasadas e ainda com a espada sobre a cabeça o jeito que encontrou foi o de trabalhar para apagar conflitos e defender interesses de seu grupo de sustentação política.
Contudo, de nada adianta a vontade, se o prefeito não possui poder decisório e conhecimento de políticas públicas que vise unicamente o benefício da população.
“Segundo um amigo a situação é muito clara: O prefeito Camilo mais parece a Rainha da Inglaterra, reina, mas não governa”.
- Vejo como necessária e urgente a realização de uma reforma administrativa em Palhoça, com o objetivo claro de adequar a máquina pública do município aos anseios e necessidades da população, principalmente das mais carentes e necessitadas.
Medidas como a diminuição do número de secretarias, cargos comissionados e ações drásticas na redução no grupo de despesa “outras despesas correntes”, exemplo: diárias, passagens aéreas, serviços terceirizados e principalmente os aluguéis seriam formas de diminuir o custeio da máquina pública municipal.
Prédio alugado com custo anual elevado.
Para se ter uma ideia só o aluguel do Centro Administrativo representa um custo mensal a prefeitura de aproximadamente R$ 100.000,00 (Cem mil reais). No ano isso custa R$ 1.200.000,00 (Um milhão e duzentos mil reais). Com esse valor, se construiria dois prédios semelhantes ao ano.
Por outro lado, com terceirização de serviços de laboratório de análises clinica a prefeitura gasta R$ 200.000,00 (duzentos mil) mensais. No ano isso representa R$ 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil). Esse valor anual daria para construir e equipar um excelente laboratório público.  
Um verdadeiro absurdo! Jorra dinheiro e falta capacidade de resolver os problemas. Ou serão outros interesses?

NO DOMINGO FOI DIA DE COLOCAR O PÉ NO PEDAL

Vista da Costeira - Veleiros da Ilha
Neste domingo, junto com meu irmão Marquinho, realizamos uma grande pedalada. A saída aconteceu na Barra do Aríriú as 08h30min e seguimos rumo a Florianópolis pelo centro de Palhoça, Ponte de Imaruim, Ponta de Baixo, Beira mar São José, Abrão, Coqueiros, Travessia da Ponte Pedro Ivo, beira Mar Norte até a UFSC, seguimos pelo Pantanal até o Armazém Vieira. Retornamos pela Costeira até o Centro Sul, travessia de retorno pela Ponte em direção a Beira Mar do Estreito, seguindo em direção a Marinha, Barreiros até o trevo de acesso a BR-101. O retorno a Palhoça e Barra do Aririú foi feito num sol escaldante pelo acostamento da BR-101. A chegada em casa foi exatamente as 12h00min.
Acredito ter pedalado uma distância em torno dos 60 e 70 km. Não pude registrar com convicção a kilometragem de todo o percurso pela falta do GPS, em virtude da perda do celular.

Tarde de brincadeiras com meu filho Matheus
no parque de Coqueiros- Floripa
A tarde foi toda do Matheus, passamos juntos momentos maravilhosos no Parque de Coqueiros até o anoitecer.

SÁBADO DE PESCARIA NA CROA GRANDE-BARRA DO ARIRIÚ

Eu e meu filho Matheus seguindo pelo Rio
que corta o mangue até a Croa Grande
O mar neste sábado e domingo estava espetacular foram os primeiros sinais do verão chegando. Muita gente não entende como posso levantar de madrugada em pleno final de semana ou feriado, juntar toda a tralha, pegar um pequeno barco a remo e navegar um longo caminho para chegar a Croa Grande, onde serei picado por pernilongos, maruins e mutucas e com a possibilidade de voltar para casa sem trazer nada, arrebentado, com o corpo dolorido, queimado, machucado, picado e espetado, mas com um grande sorriso de felicidade nos lábios.
Confesso que a partir do momento em que decido fazer uma pescaria, há um relaxamento total do meu corpo. Já relaxo com a antevisão do poder navegar no mar com meu filho Matheus ao lado da praia e do mangue, vendo a água deslizando diante dos meus olhos, sonhando com uma possível e fantástica briga que um grande peixe poderá travar comigo ou com meu filho. Sim, aquele peixão que vive na cabeça de todo pescador, que sonha um dia fisgá-lo na briga que para sempre será contada com orgulho, pois para esse peixe nem a história nem o tamanho do bicho precisarão ser aumentados.
Chegando na margem da Croa Grande
Os preparativos, a revisão do equipamento, as providências, a alegria do Matheus, tudo isso já me deixa num outro mundo e todos os problemas até então existentes são deixados de lado com satisfação. 
Há pessoas que não gostam de pescar, por isso não se beneficiam dessa maneira primitiva de conviver com seus filhos junto a natureza. A pesca é uma luta constante entre a sua inteligência e habilidade e a rapidez do peixe. Entre os dois, intermediando, mas pendendo ora para um lado, ora para outro, a Dona Sorte se diverte imensamente com tudo isso, e o Matheus também.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

O TAEKWONDO DO MESTRE VANDERLEI NA BARRA DO ARIRIÚ É UM MEIO DE INCLUSÃO SOCIAL E UMA AÇÃO COMPLEMENTAR NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS

Matheus ao centro recebendo orientações
com demais colegas 
O mestre Vanderlei atua no bairro da Barra do Aririú num projeto chamado “Reação nos Bairros”. O projeto tem como objetivo a promoção do desenvolvimento humano e da inclusão social por meio do TAEKWONDO e de ações complementares de educação.
A idéia central é utilizar o esporte como instrumento de atração aproveitando o poder sedutor que exerce sobre as crianças e jovens para desenvolver as competências sociais, cognitivas e pessoais, com base na educação e no respeito.
Meu filho Matheus de 7 anos frequenta as aulas do Mestre Vanderlei a 4 meses. Sinto que a prática do esporte e a convivência com outras crianças do bairro trouxeram a ele a oportunidade de desenvolver valores morais que representam um conjunto de regras estabelecidas de convívio e que são de extrema importância para sua vida na sociedade.
A garotada recebendo ensinamentos de cidadania
Valores como: o respeito, solidariedade, gentileza, honestidade, paciência e sinceridade são agregados ao indivíduo sempre ao decorrer da vida, desde o nascimento quando nós pais começamos a ensinar o que é certo e errado.
Porém, se faz necessário lembrar, que esses valores morais são aprendidos em casa e desenvolvidos através do convívio social.
Parabéns mestre Vanderlei! meus agradecimentos. 

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

MEU INGRESSO NA POLÍTICA PARTIDÁRIA COM O PCdoB PARA LUTAR E PROPOR POLÍTICAS PÚBLICAS

Na democracia quem pretende de alguma forma participar da vida política de sua cidade e das decisões que, de toda forma atinge a sociedade, tem que necessariamente ingressar num partido político.
Pois bem, na noite de ontem, terça-feira 10/09, formalizei a minha filiação no PCdoB a convite do amigo Gilmar Paulo e da deputada Angela Albino.
Aceitei o convite após meses de muita conversa e de analisar muito bem o projeto do partido para luta que travamos em Palhoça contra a corrupção, por uma sociedade mais justa, mais humana e por um desenvolvimento sustentável.
A intenção é ajudar a construir um PCdoB forte organizado com pessoas comprometidas com ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, que seja uma opção eleitoral e de luta para esta população tão sofrida e desacreditada.

O ser humano é um ser político, mesmo que não queira ou não saiba disso. Mesmo de forma involuntária, fazemos política o tempo inteiro, em nossa casa, no nosso trabalho, enfim em todos os lugares onde há relacionamento humano. A Política Partidária também é isso, só que num universo maior, ela aborda a administração macro, os governos, as relações de poder. Na verdade os partidos políticos são as únicas instituições que legalmente têm essa função, de forma aberta e transparente. Isso é política e vamos exercê-la na sua plenitude. Estou feliz! Que Deus nos proteja e que nos dê forças para seguir sempre em frente na luta contra a desigualdade.

IVON EM SITUAÇÃO COMPLICADA NO PSDB DEVE DEIXAR O NINHO TUCANO ATÉ O FINAL DO MÊS

A situação do Ivon no PSDB não é nada confortável. Eu conversei com ele por duas vezes nesta semana e o político em ambas as conversas confidenciou que pode estar deixando o partido nos próximos dias. Segundo ele o prazo máximo para a tomada da decisão será o dia 30 de setembro.
Entre tantas lambanças do PSDB de Palhoça e das perseguições sofridas, Ivon afirma que a recente recondução de Carlos Alberto Fernandes Junior (o CACO) a presidência do partido por medida judicial, passou a ser o fator preponderante para a sua futura decisão.
Ivon que deseja concorrer a uma vaga de deputado na Assembleia Legislativa na eleição do ano que vem, está convencido de que não possui  ambiente para conviver com o CACO na mesma sigla partidária.
- “Realmente, também entendo que na atual situação com a volta do CACO ao comando do PSDB municipal, seria desgastante e inusitada demais esta convivência. Não existem mais motivos para o Ivon permanecer no ninho Tucano. Dessa forma, a única alternativa que lhe resta para evitar novas disputas judiciais é realmente à mudança de partido”, digo.
Por outro lado, embora a mudança de partido seja defendida por grande maioria de seus seguidores, esta provável decisão traria consequências imediatas, pois inviabilizaria a candidatura do Ivon em caso de uma nova eleição em Palhoça. Mas se O Ivon ficar no PSDB será que seu nome vai ser aprovado pelo Partido? Provavelmente que não.
Na segunda-feira, em reunião com os dirigentes dos partidos que comporam sua coligação (Com seriedade e respeito Palhoça tem jeito), o Ivon confidenciou que caso ocorra nova eleição apoiará com toda sua força um candidato de sua confiança e de seu grupo político, desde que possua densidade eleitoral para o pleito. 
Mas tudo isso depende da confirmação pelo TRE-SC da cassação do Prefeito Camilo Pagani Martins - PSD.

-  Enfim, vejo como acertada e inteligente a decisão do amigo Ivon sair do PSDB. Aliás, onde nunca deveria ter ido.