segunda-feira, 25 de novembro de 2013

ESPORTE- LAZER E BEM ESTAR SOCIAL - COM MEU FILHO MATHEUS NO ATERRO DA CIDADE DE SÃO JOSÉ

Todos nós precisamos utilizar um tempo de nossas vidas à realização de algo de vontade própria; algo prazeroso, em fim, o que vem a ser chamado de lazer, ou tempo livre de lazer.
Infelizmente por falta de espaços públicos e de áreas de lazer em Palhoça, constantemente sou obrigada a recorrer aos municípios vizinhos de São José e Florianópolis, para junto com  meu filho praticar esportes e brincar ao ar livre. Acredito muito na frase: “Não basta ser pai é preciso participar”.
Palhoça tem uma das maiores orlas marítima do Estado, com toda a extensão do seu território ao leste estremado com o mar da Baia sul e com o oceano Atlântico.
Neste sentido,  continuo insistindo que a Palhoça precisa criar espaços públicos e desenvolver projetos que estimule a prática dos esportes náuticos, como: velas, remo, canoagem e tantas outras modalidades. Precisamos tirar nossas crianças e adolescentes da ociosidade e oferecer oportunidades para que possam crescer e se desenvolver em ambientes saudáveis.
Nossa cidade tem um potencial hídrico enorme. Porém, nos últimos 10 anos nada aconteceu. A falta de visão e competência de nossos homens públicos é grande. Enquanto isso, cada um se vira como pode.

Pense nisso!
Veja abaixo, outras imagens:










Isso tudo, numa tarde de domingo (24/11). Obrigado meu Deus!



PEDALANDO NO DOMINGO COM TEMPO INSTÁVEL (LESTADA)

Ao fundo Palhoça com Chuva
Mas um domingo que acordo cedo com aquela vontade de pedalar. A previsão era de tempo instável, temperatura amena e com ventos variando de leste, nordeste, sul, norte e até de noroeste. Fenômeno meteorológico conhecido por nós nativos de “lestada”, chuva alternada com aberturas de sol.
Mais uma vez, juntei os equipamentos, peguei a bike e fui para a estrada em direção a Floripa. À medida que pedalava verificava que o tempo fechava no entorno do morro do Cambirela. Já previa que a volta seria sobre chuva. Mas segui em frente, na rota habitual: Barra do Aririú, centro de Palhoça, Av. Elza Luchi, Ponta de Baixo, Beira Mar São José, Abrão, Coqueiros, transposição da Ponte Pedro Ivo e Beira Mar Norte.
Feira de domingo na beira Mar Norte
Pedalar numa bela ciclovia como a da Beira Mar Norte, sobre uma suave brisa e fina garoa tocando o rosto me trouxe um prazer indescritível. A sensação mais simples de descrever é a de paz no coração, corpo e mente.
O retorno foi pelo mesmo caminho, como previa, sobre chuva. O trajeto mais difícil no caminho de volta foi na Avenida de acesso a Fatemp em direção a Barra do Aririú, onde o vento e a chuva de leste exigiram mais força e energia do meu corpo já cansado.

Beira Mar Norte. Ao fundo o prédio da Polícia Federal
Esta superação é que nos deixa a sensação de vitória sobre as leis da física. Valeu! Sinto-me feliz. 

RETRATANDO-ME SOBRE USO DE IMAGEM

Nota pública abaixo de retratação por uso de imagem não condizente com a realidade.
Motivo: Publiquei nota titulada “SOCORRO! MAIS UMA VERGONHA EM PALHOÇA. CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA FECHA O CENTRO DE ESPECIALIDADE ODONTOLÓGICA – CEO, NO BAIRRO BELA VISTA”, no qual publiquei uma foto que não representava a realidade do local e da situação.
Presto o seguinte esclarecimento:
1-      Peço desculpas pelo equívoco na publicação da imagem, pois acabei sendo vítima de uma fonte informante que me enviou a foto como se fosse da situação do CEO. Reconheço o erro, pois realmente a imagem publicada não revela a situação verdadeira do local interditado pelo Conselho Regional de Odontologia.
2-      Tenho compromisso com a opinião, com a imagem real, com a verdade e com a boa informação. Em momento algum tive a intenção de relacionar a situação aos servidores públicos municipais, que diariamente  no Centro de  Especialidades Odontológica deixam seu suor. A Dra Fabiana, reconheço os bons serviços prestados, assim como os demais servidores EFETIVOS, que trabalham de forma heroica para ajudar a população de Palhoça.

3-      Isto posto, reconheço a publicação da imagem de forma indevida e que, por princípio de justiça, merece ser corrigida. Tão logo tenha uma imagem verdadeira do local interditado pelo CRO farei a publicação. Um fraternal abraço!

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

CHUVA E ACIDENTES PROVOCAM CAOS NO TRÂNSITO EM PALHOÇA E POR TODA GRANDE FLORIANÓPOLIS


Foi preciso muita paciência! A situação estava crítica em toda a extensão da BR-101 e também na Via expressa na manhã chuvosa desta sexta-feira (22), marcada por lentidão e acidentes pelas principais vias. Os congestionamentos se estenderam desde a antiga praça de pedágio em Palhoça a Ponte Pedro Ivo, em Florianópolis. Um acidente na BR 101, na descida do viaduto do Bairro Airiú, sentido Palhoça/Curitiba, deixou o trânsito mais complicado e lento na região. Vários carros também bateram na via expressa, onde os veículos enfrentam congestionamento em direção ao Centro de Floripa.
- Onde vamos parar? Precisamos urgentemente de metrô na região, seja de superfície ou subterrâneo. Enquanto isso ficam gastando milhões nas intermináveis obras de recuperação da ponte Hercílio Luz. Até quando?

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

O FIM DA ATUAL GESTÃO DE PALHOÇA ESTÁ PRÓXIMO. MAS O QUE VAI ACONTECER DEPOIS?

Amigo leitor precisamos ter paciência. Uma sentença não é fruto de mera subsunção desprovida de análise – o que até facilitaria o trabalho dos juízes. É, na verdade, um árduo trabalho de analisar os fatos e provas e amoldá-los ao que prevê nossa legislação.
A confirmação da condenação e cassação do mandato do prefeito Camilo Pagani Martins (PSD), é apenas uma questão de tempo.
No entanto, o que me preocupa é o que vai acontecer depois. Vamos ter uma nova eleição no município, muito provavelmente no mês de março. Dessa forma, a situação jurídica da cidade será resolvida, mas as questões de governo só serão resolvidas se tivermos um novo prefeito comprometido com a cidade e com um novo modelo de gestão. Neste caminho, existem obstáculos que devem ser superados, como a questão cultural! O problema não está só nos políticos, está também em nosso povo! O mesmo povo que se arregimenta para defender os interesses de seu candidato é o mesmo que vende sua consciência, vende sua dignidade, enfim, vende sua própria escolha.
Infelizmente, vivemos em uma cidade onde a população, em sua grande maioria, não é politizada. Arrisco dizer que a massa social, é escravizada mental e socialmente por políticas atrasadas, mascaradas de assistencialismo e clientelismo. É notório e sabido, que devido à falta de compromisso com a cidade o ex-prefeito Ronério e agora o atual Camilo promoveram a falência do sistema de governo em nosso município. 
Em Palhoça, verdade seja dita, alguns políticos criam em sua órbita corporal uma aura, uma figura mítica, do qual não sobram eleitores, mas sim seguidores sem cérebro, na sua maioria bajuladores a espera de um cargo. 
Desejo, honestamente, que nosso povo seja mais educado, não só de valores e princípios, mas também tenha mais conhecimento e educação.
Pense nisso!

KASSAB PRESSIONA PT POR APOIO A COLOMBO EM SC

O ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab formalizou ontem o apoio do PSD à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Ontem mesmo, já começou a cobrança por contrapartidas do governo. Ele quer que o PT apoie a reeleição do governador Raimundo Colombo, em Santa Catarina.

- O PT apoiar a reeleição do Governador Colombo, em minha opinião será um suicídio político. O meu medo é que o PCdoB seja arrastado para esta aliança. Vou lutar e trabalhar para que isso não ocorra.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O INFERNO DE PALHOÇA E O CIDADÃO QUE PASSA! Heresia, traição, desrespeito e ganância travestida de “espiritualidade, bondade e muitos apertos de mãos”

Ah! Se eu ousasse escrever e se você leitor se dispusesse a ler. Quanto mais tomo conhecimento de todos os fatos que antecederam e procederam ao dia da eleição municipal de 2012 em Palhoça, com seus resultados e consequências , mas me convenço de tudo que começa errado, dificilmente se concerta, podemos até tentar, para ver se dá certo, mas a verdade é que o incerto, jamais consegue essa façanha alcançar. Muitas vezes queremos que as situações mudem, tentamos fazer com que dê certo, mas a verdade é uma só: O que começa errado continuará errado e terminará, mas cedo ou mais tarde, justamente pelo começo que já começou sem jeito.
Desejo, gula, ganância, raiva, heresia, fraude e traição! Teve de tudo no prostituído processo eleitoral de Palhoça que tantas consequências trouxe a população palhocense, que pouco sabe e tão pouco quer saber. Não é à toa, que a cidade se encontra nessa situação. Pessoas planejaram e fizeram de tudo para o município cair no fundo do poço, para mais tarde ressurgirem como salvadores da cidade. Com novas promessas, reinventando mentiras e mais mentiras!

Estou pensando em escrever um livro. O título já está na cabeça: “O inferno de Palhoça e o cidadão que passa”. (Heresia, traição, desrespeito e ganância travestida de "espiritualidade, bondade e muitos apertos de mãos).



TRE-SC SERÁ QUE NA PREFEITURA DE PALHOÇA TEM ALGUM SISTEMA SEMELHANTE AOS ESCANDALOS DESCOBERTOS NA PREFEITURA DE SÃO PAULO?

Todo mundo sabe o que corre pelos canos e outros sistemas de serviços públicos de nossa cidade.  Será que podemos fazer alguma analogia com o escândalo dos Fiscais do ISS de São Paulo?
Não há cidadão nesta cidade que não saiba da lama fétida que circula nos viciados sistemas e esquemas de corrupção em nossa cidade, que tão arraigados, há pouco tempo se tornou relaxado. Palhoça está com centenas de novos ricos. Na sua maioria, agentes públicos comissionados e concursados bem apadrinhados, que não temem a justiça e desfilam com seus carrões, ostentam festas em casa de praia, sítios e muitas viagens pelo Brasil e o mundo. Será que isso tudo é feito com o salário que ganham como servidores da Prefeitura de Palhoça? Coincidência, quando questionados todos afirmam se tratar de “herança”. Aí nos perguntamos, por que nada acontece? Por que não se faz uma limpeza definitiva nas entranhas da administração pública de Palhoça. Há alguma esperança de que a desinfecção aconteça desta vez pelo TRE-SC? Precisamos manter a fé, porém, com vários pés atrás. À medida que o julgamento do prefeito já cassado se aproxima, interesses políticos tendem a se sobrepor aos da justiça e moralização.
Há muito trabalho a ser feito em nossa querida cidade, esquemas a serem desmontados e um modelo de gestão mais eficiente e justa a ser implantada em benefício de toda a sociedade palhocense.

Socorro GAECO e Polícia Federal!

terça-feira, 19 de novembro de 2013

PREFEITURAS TÊM ATÉ 30 DE NOVEMBRO PARA FAZER CADASTRO E GARANTIR RECURSOS PARA CRECHES

O Ministério destina R$ 500 milhões para viabilizar custeios com a educação infantil, bem como com as despesas com alimentação e cuidados pessoais das crianças.
Para garantir o acesso à educação das crianças até 4 anos, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) disponibiliza recursos para que os municípios possam investir na educação infantil. Para receber parte dos R$ 500 milhões destinados as prefeituras, os gestores de Palhoça precisam fazer o cadastro no Sistema integrado de monitoramento execução e controle – SIMEC do Ministério da Educação – MEC. O prazo para inscrição termina no dia 30 de novembro.
- Como tem dinheiro! O problema é que ele não chega a quem realmente precisa.

ATENÇÃO GESTORES DA PREFEITURA DE PALHOÇA!

SEMINÁRIO CATARINENSE DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SERÁ REALIZADO EM LAGES, NESTA QUINTA-FEIRA  (21).
O evento ocorre das 8h30 às 16h30 no Salão de Atos da Uniplac e será voltado para informar prefeitos e gestores municipais que atuam com políticas sociais sobre os recursos disponibilizados pelos programas do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
O Seminário contará pela manhã com uma palestra da ministra do MDS Tereza Campello e cinco técnicos do Ministério estarão presentes para tirar as dúvidas dos prefeitos e gestores.  São muitos os recursos que o MDS disponibiliza através de seus programas. Como exemplo o Bolsa Família, que é o mais conhecido. Mas para que as prefeituras consigam ter acesso aos benefícios de cada um desses programas , os municípios devem mandar bons projetos ao Ministério. E, justamente para auxiliar nessa demanda que o Seminário foi organizado. A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), que organiza o evento, com o apoio da Secretaria de Assistência Social de Lages e a Federação Catarinense de Municípios (FECAM).
Inscrição

Mais de 300 pessoas estão confirmadas, mas os prefeitos e profissionais de Assistência Social que quiserem participar, as inscrições ainda podem ser feitas pelo e-mail seminariocatarinense@gmail.com, ou no telefone (48) 3221-2680.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

PEDAL DE DOMINGO

Foto: Passarela da Ponte Colombo Salles
Domingo pela manhã acordei cedo com aquela vontade enorme de pedalar. O sol havia despontado e o tempo estava instável. Resolvi então ir até a praia do aterro da Barra para ter noção melhor do tempo. Verifiquei que havia aberturas de sol e o vento soprava de sul a leste variando entre um e outro. Tudo indicava que o dia não seria dos melhores para um pedal.
No entanto, como a vontade era grande, juntei os equipamentos peguei a bike e fui para a estrada em direção a Floripa. À medida que pedalava verificava que o tempo melhorava e  seguia em frente na rota habitual: Barra do Aririú, centro de Palhoça, Av. Elza Luchi, Ponta de Baixo, Beira Mar São José, Abrão e Coqueiros, onde seria inicialmente meu ponto de retorno. Porém, como o tempo havia melhorado e o vento ainda era fraco segui em frente e resolvi  fazer a transposição da Ponte Colombo Salles em direção a Beira Mar Norte.
Foto: Vista do Cambirela - Palhoça
Já na ciclovia a beira mar, pedalando em direção ao shopping  Iguatemi tinha uma sensação de paz no coração, no corpo e na mente. A brisa suave tocava o meu rosto suado, na mente adormeciam os problemas. Era delicioso ver aquele visual maravilhoso do mar, do céu azul e de tanta gente bonita pedalando e caminhando numa manhã de domingo.
O retorno foi pelo mesmo trajeto e muito tranquilo, agradecendo a Deus, sentindo-me um privilegiado ainda entorpecido e extasiado pelo prazer de estar pedalando num dos lugares mais lindos do mundo com a cabeça,  corpo e mente em paz.

Ao final, foram percorridos 63 Km, em 2 horas e 40 minutos. Valeu! 

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

APROVADA NA CCJ PEC QUE ALTERA O TETO SALARIAL DOS SERVIDORES ESTADUAIS

Os membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovaram ontem, (13/11) por maioria a admissibilidade da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 6/2013, de autoria do governo do estado, que altera o teto remuneratório dos servidores públicos do estado de Santa Catarina. Os deputados do Partido dos Trabalhadores Ana Paula Lima e Dirceu Dresch se abstiveram da votação após terem o pedido de vistas negado pelo presidente da CCJ, Mauro de Nadal (PMDB).
A reunião extraordinária chegou a ser interrompida após intensa discussão sobre o direito de vistas nesta fase da tramitação da PEC no Parlamento, solicitado pelos petistas. Ana Paula argumentou que não se sentia à vontade para votar a matéria já que o texto deu entrada na Casa nesta segunda-feira. “Aqui não é cartório para assinarmos tudo o que o governo manda. Nós estamos sendo céleres. Quem está atrasado é o governo do estado”.
Dresch disse que esta PEC atesta a grande “injustiça salarial” ocorrida no estado. “Vão aumentar os salários de quem já ganha bem. Enquanto isso, o governo diz que não tem recursos para aumentar o piso das categorias que ganham pouco”. 

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

AS COMUNIDADES DO RIO GRANDE, LARANJEIRAS E BARRA DO ARIRIÚ SOFREM COM OS CONSTANTES ACIDENTES E CONGESTIONAMENTOS NA PRINCIPAL VIA DE ACESSO AOS BAIRROS

Rua geral do Rio Grande - Perigo constante
Paciência e cautela! É disso que os motoristas precisam para trafegar nos horários de pico nesses bairros. Aos pedestres, principalmente as crianças, muito cuidado para andar nas estreitas calçadas e para atravessar a via. Aos ciclistas atenção e muita proteção Divina, pois andar de bicicleta no bairro Rio Grande é uma odisséia.
Os acidentes são constantes, são batidas frontais de veículos, quedas de motos e muitos atropelamentos que causaram mortes e consequentemente muita dor a enumeras famílias que perderam entes queridos.
Como podemos resolver o problema? Vou tentar explicar.
Como a expansão de Palhoça ocorreu e ainda ocorre de forma acelerada e com
precariedade de planejamento na ocupação de seu território, todos os bairros, com raras exceções, passam por um processo de verticalização recebendo empreendimentos (edifícios p/ moradias) capazes de atrair milhares de pessoas todos os meses, causando concomitantemente o aumento da frota de veículos, que altera a dinâmica espacial viária e também ambiental da cidade com o aumento da carga de esgoto proveniente desses novos moradores.
As consequências da falta de uma política urbana eficiente, e de uma ausência de medidas de planejamento urbano ordenando as atividades de uso e ocupação do solo articulada com o sistema de transportes e de circulação, comprometem a segurança das pessoas, a mobilidade, a acessibilidade e o meio ambiente em Palhoça.
Iran e a deputada Angela Albino
É, portanto, de fundamental importância que se elaborem políticas públicas com ações no município que atuem de forma conjunta entre o planejamento urbano, o planejamento de transportes e o de meio ambiente, a fim de garantir a cidade um crescimento ordenado e sustentável nos princípios de um desenvolvimento urbano mais humano e sustentável.
Alguma coisa precisa ser feita e vamos buscar soluções através de organização politica. Para tanto, conte com o PCdoB de Palhoça. A comunidade  tem força e poder se estiver organizada. PENSE NISSO! 
Contato pelo face e pelo email: ialfredogsantos@gmail.com

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

PROJETOS ENCAMINHADOS PELO PREFEITO A CÂMARA MUNICIPAL DE PALHOÇA CRIAM 68 NOVOS CARGOS COMISSIONADOS E AUMENTAM AS TARIFAS PÚBLICAS EM ATÉ 130%

Vários projetos encaminhados pelo Prefeito Camilo Pagani Martins serão apreciados na sessão legislativa na noite de hoje na Câmara Municipal de Palhoça. Entre os projetos estão o da reforma administrativa que cria 68 novos cargos comissionados com salários de até R$ 5.500,00. Por outro lado, outros projetos aumentam as tarifas públicas municipais em alguns casos em até 130%, entre elas a TIP – (Taxa de iluminação pública).
O impacto financeiro dessa reforma vai custar aos cofres públicos cerca de R$ 3 milhões ao ano, isso só com a criação dos cargos, que passarão dos  318 para 386 cargos. No entanto, se somada à despesa total num período de três anos o desembolso será de aproximadamente de R$ 10, milhões de Reais. Para o leitor ter uma ideia, esta soma daria para construir em três anos 16 creches ao custo médio de R$ 600 mil Reais. Essa simples atitude de gestão resolveria o problema do déficit de vagas em creches de Palhoça num curto período de tempo. Nosso município continua na contramão das demais cidades.
Isso é governo? Pense nisso! 

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

OPOSIÇÃO POLÍTICA NA SUCUPIRA PALHOCENSE

Surdos, cegos e mudos.
Em todas as cidades onde se vive a democracia o papel da oposição política é reconhecido pela sua importância. Entendo que em Palhoça o papel de oposição e fiscalização deveria ser feito principalmente por vereadores que se elegeram em outra coligação, ou seja, em outra proposta de governo não vencedora, como é o caso dos vereadores Keka, Brant e Pitanta do PMDB/PT/DEM, Zana, Nelsinho e Reni do PSDB.
Infelizmente a oposição na Câmara de vereadores de Palhoça não existe. Tem um ensaio aqui, outro ali, outro acolá do vereador Zunga, mas todos sabem que não passa de show pirotécnico de jogo de cena para barganha de mais benefícios.
Infelizmente a grande maioria de nossos vereadores vivem uma crise de identidade, padecem de discurso e da falta de conhecimento dos problemas da cidade e da sociedade palhocense. Essa crise atingiu também alguns partidos em Palhoça, que abandonaram bandeiras históricas em nome de “projetos” pessoais.
Assim, segue a cidade há anos neste cenário de bagunça generalizada, já que todo prefeito que entra deita e rola, sem enfrentar oposição, pois todos passam a ser governo do dia pra noite. É impressionante! As estradas municipais encontram-se em péssimo estado. A Educação está falida faltam creches e escolas, os postos de saúde vivem no caos lotados com falta de médicos, remédios e de equipamentos de qualidade. Todavia, se tivéssemos uma oposição na Câmara de Vereadores qualificada e determinada poderíamos viver em  outro cenário, mesmo que não tivéssemos o melhor dos Prefeitos.
Por outro lado, o grau de politização de nossa população é muito pequeno, não se pode fazer uma analise crítica, sem que a discussão seja levada para o campo pessoal. Esse tipo de postura reduz o debate e impede que algumas questões éticas e estratégicas para a cidade não sejam vistas com o devido respeito.
A história nos mostra que em lugares onde não existiu oposição a população pagou um alto preço, pois se tornaram reféns de políticos demagogos e em muitos casos acabaram sendo governados por corruptos. Uma cidade sem oposição é um espaço propício para o surgimento da pior espécie de político. O político autoritário, prepotente e egocêntrico, aquele que não consegue ver além do seu umbigo.
A importância da oposição não pode ser medida apenas no período eleitoral, a sua importância vai mais além, ela se da em todos os momentos da vida da cidade.
Que saudades tenho da combatividade do vereador Marlon, do vereador Manoel e do vereador Leonel. Parece que os bons não ficam! Alguma coisa está errada em nossa cidade.
Pense nisso!

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

PREFEITO CASSADO CAMILO PAGANI MARTINS SOFRE MAIS UMA DERROTA NO TRE-SC E SEGUE FIRME RUMO A DEGOLA.

Decisão interlocutória de 06/11/2013 - RE Nº 39792 do JUIZ JOSÉ VOLPATO DE SOUZA, acaba com a intenção dos advogados do Prefeito cassado Camilo Pagani Martins de ganhar mais prazo e protelar o julgamento.
Em seu despacho o Juiz se refere ao requerimento de carga externa dos autos pelos advogados de Camilo da seguinte forma:
“convém ressaltar que o feito está concluso para julgamento, sendo inviável a retirada do processo na forma pretendida, especialmente diante da celeridade exigida por lei na tramitação das ações eleitorais passíveis de resultar em perda de mandato eletivo.”
Por outro lado, o magistrado autorizou apenas o exame dos autos em gabinete, oportunidade na qual os advogados poderão retirar fotocópias das peças processuais que entenderem necessárias.

Estamos próximos do fim. Deus salve a Palhoça!

QUAL É A VOCAÇÃO DE PALHOÇA?

Potencial turístico - Praia do Sonho e Pinheira
Não sabemos que caminho seguir e o que queremos para o futuro, o potencial de nossa cidade é enorme. Nosso município para prosperar precisa ter uma estratégia de desenvolvimento bem definida, o que é quase uma utopia em Palhoça. A prefeitura tem de cumprir seu papel, oferecendo infra-estrutura e condições necessárias para que os empreendedores e as empresas possam fazer seu trabalho com eficiência, que resulte em geração de emprego e renda para a população.
Todo município precisa ter uma estratégia. Ela pode ser mais conservadora ou mais agressiva. Não importa. Ela é indispensável, mas não é garantia de resultados. Significa apenas que o município sabe aonde quer chegar e o que quer fazer para chegar lá.
Precisamos de um planejamento para a cidade e definição de objetivos determinados em função da realidade do município e da manifestação da população, para que possamos buscar e preparar os meios para atingi-los.

Pense nisso!

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

CONTINUANDO A FALAR SOBRE GESTÃO PÚBLICA EM PALHOÇA - RECURSOS HUMANOS

Para atender à crescente demanda da população palhocense por serviços públicos de qualidade é preciso adotar uma política de gestão que busque aliar a quantidade adequada de servidores à demanda da cidade com a devida qualificação dos agentes públicos. Essa política deve ser calcada em três pilares: recomposição de quantitativos – (principalmente nas áreas da saúde e educação), novas carreiras e profissionalização de cargos de direção, gerência e de assessoria.
Além de recompor os quadros, a gestão municipal em Palhoça precisa investir em novas carreiras para operar a máquina pública, como é o caso de Contadores Públicos e Auditores Internos. Qualificando o quadro técnico, aumenta a produtividade e melhora a qualidade do gasto público. Tal esforço reveste-se de importância ainda maior quando se leva em conta à crescente necessidade da transparência e profissionalização com a forte inserção das carreiras da área de controle interno em todo o país. Para qualificar os serviços públicos em Palhoça é preciso destinar os cargos de direção, gerência e assessoramento a servidores do quadro efetivo, induzindo principalmente à profissionalização nas áreas essenciais. Entendo que a filiação política é natural nos níveis de Secretário e assessores estratégicos responsáveis pela condução do governo em consonância com o programa referendado pela eleição. Porém, os cargos de caráter intermediário,  tático-operacional, devem ser ocupados por servidores de carreira com estabilidade que assegure a continuidade do funcionamento da máquina pública em Palhoça.
Para tudo isso é fundamental e necessário a construção de um projeto que culmine com a apresentação de uma proposta de Lei Orgânica para o município e para a Administração Pública, que seja elaborada por técnicos e agentes públicos experientes e renomados nas mais diversas áreas de governo.
Por fim, é preciso recuperar a capacidade de gestão e de investimento do município para cumprimento de suas funções com eficiência, eficácia, efetividade e excelência a serviço do desenvolvimento da cidade a bem de sua população.
Pense nisso! 

terça-feira, 5 de novembro de 2013

SER UM GESTOR PÚBLICO NÃO É SÓ SABER APERTAR A MÃO DO ELEITOR

Vivemos em uma cidade, onde a palavra  "coisa pública" se confunde muito com a “coisa privada”. Os eleitores depositam sua confiança num determinado gestor público, que têm a tarefa de conduzir o trabalho de forma que essa confiança  reverta em serviços cada vez melhores, como saúde, educação, moradia, transporte... Mas a imagem que a sociedade tem, no geral, em relação aos serviços e aos gestores públicos de Palhoça é negativa, na medida em que pipocam denúncias de enriquecimento ilícito e, por outro lado, parte da população padece com serviços de baixa qualidade, morosidade nos atendimentos e pouca transparência em relação à arrecadação e ao uso do dinheiro público. Gestão pública não é só saber apertar a mão do eleitor é acima de tudo resultado de muito estudo e dedicação ao longo dos anos.
A formação adequada do secretariado, assessores, diretores e gerentes é um importante caminho em direção à melhora dos serviços públicos. Porém, para consolidar uma máquina pública profissional em nossa cidade, precisamos construí-la com critérios técnicos e com total comprometimento do Prefeito Municipal com a ética, com a transparência e o bom uso do dinheiro público. É preciso saber trabalhar com diferentes contextos: escassez de recursos humanos, por exemplo, orçamento apertado, tecnologia oferecida (ou inexistente, em alguns casos) e falta de cultura do preparo em busca de recursos e convênios com o Estado e a União. Ter experiência e formação em gestão pública pode ajudar o gestor a avaliar melhor sua realidade e encontrar as possibilidades de saídas. Além disso, um ambiente mais organizado e profissionalizado traz maior transparência e produz um espaço menos propenso à corrupção. Diminui os vícios de fraudes, gera um ambiente saudável e cria o compromisso com resultados.
Deus ajuda, mas somos nós cidadãos que realmente podemos resolver os problemas de Palhoça. Pense nisso!

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

DESCENTRALIZAÇÃO DO PODER E GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM PALHOÇA

Em pé: Iran fortalecendo o debate
A defesa da participação popular na elaboração do orçamento municipal escolhendo obras e serviços prioritários na cidade faz parte das minhas bandeiras mais significativas de luta de enfrentamento ao modelo de gestão imposto pelo ex-prefeito Ronério e agora por Camilo, que se utilizam da centralização autoritária e discricionária do poder municipal.
A democracia como valor social é um dos principais temas colocados na Constituição de 1988, tendo como argumento a participação na gestão pública como exercício de direitos e responsabilidades cidadãs. Portanto, a transformação democrática institucional exige compromissos formais com representação política dos cidadãos nas esferas de decisão, em especial as concernentes às políticas sociais.
Deslumbrando um novo rumo para Palhoça a minha proposta pra cidade é pela participação e fortalecimento dos movimentos sociais e do meu Partido o PCdoB, na intenção de estudar e propor formas inovadoras de governo.
Defendo a descentralização do poder no campo da execução das políticas públicas. Porém, tendo o prefeito como esfera de coordenação dessa execução, que não significa uma situação distinta das relações existentes hoje entre governo e sociedade.
As minhas críticas à centralização da decisão das políticas públicas por parte dos prefeitos que se sucederam no poder em Palhoça convergem para propostas de gestão participativa e da relevante escala local das decisões.
Dentro deste contexto, o processo de descentralização do poder aponta para uma nova forma de planejamento e gestão. Instituindo uma hierarquia verticalizada, através da articulação das secretarias, conselhos, planos, programas e ações, imprimindo uma nova lógica que partiria de baixo para cima permitindo uma articulação horizontal através da relação prefeito, assessores diretos, trabalhadores em geral e prestadores de serviços.
É preciso criar um governo em Palhoça pautado na participação popular e na democratização da coisa pública e, sobretudo, pautada na eficiência e na transparência da gestão municipal de proximidade com o cidadão
Nossos bairros possuem distinções imensas, tanto no que diz respeito às suas dimensões em áreas territoriais e geográficas, como em seus aspectos populacionais, culturais e de desenvolvimento socioeconômico. Essas distinções revelam a acumulação de profundas desigualdades em relação aos investimentos públicos e privados que construíram ao longo dos anos cenários de graves consequências sociais.
Todavia, reconhecer a existência de inúmeros desafios historicamente postos à gestão municipal não isenta nossas opções políticas. Deve-se, portanto,  observar quais são os conflitos e as contradições que estão incluídas na atual gestão municipal e, evidentemente, as prioridades estabelecidas para o uso dos recursos públicos nos compromissos firmados com a democracia participativa.


TODO GOVERNO TEM QUE SER DO POVO E PARA O POVO.

PROCESSO DO PREFEITO CAMILO GANHA NOVO RELATOR E A CIDADE DE PALHOÇA CONTINUA PARADA COM SEU FUTURO INCERTO

Os problemas estruturais e sociais no município se acumulam e não há perspectivas de solução no curto prazo. O julgamento do recurso da condenação em 1° Grau no processo movido pelo Ministério Público Eleitoral de cassação contra o atual prefeito Camilo Pagani Martins, segundo colocado no pleito municipal de 2012, prossegue no TRE-SC sem definição da data para julgamento, agora com nova relatoria do Dr. José Volpato de Souza, que substitui o Juiz Luiz Cesar de Medeiros.
Todos os acontecimentos levam a crer que teremos a realização de eleições suplementares em Palhoça. Para tanto, será preciso confirmação por parte do TRE-SC da cassação do prefeito Camilo, condenado pela Juíza de Palhoça por infrações eleitorais cometidas.
O andamento desse processo tem sido desgastante e demorado, causando prejuízos inestimáveis à cidade. O município estagnou, literalmente não anda. A instabilidade política e administrativa deixa a população desassistida e a governabilidade comprometida, um prejuízo econômico e social imensurável. 
Acredito, que deveria haver por parte do TRE-SC uma maior agilidade nos processos que envolvem condenação por crimes eleitorais. Reconheço que “o Judiciário tem seus prazos e questões”, mas é necessário analisar os prejuízos e os efeitos dessa demora no andamento das atividades da cidade. 

DEUS SALVE A PALHOÇA!

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

ATENÇÃO POLICIAIS! JÁ ESTÁ EM DEBATE A PROPOSTA DO GOVERNO PARA REAJUSTE SALARIAL DA SEGURANÇA PÚBLICA

Previsto para chegar a Alesc na próxima semana, o pacote de reajustes salariais do funcionalismo público estadual, elaborado pelo governo, já vem provocando debates no Parlamento catarinense. Em especial, os índices previstos para a categoria da Segurança Pública. Na sessão ordinária da manhã de ontem quinta-feira (31), o deputado Amauri Soares criticou a ideia, veiculada pela imprensa, de que os reajustes planejados colocariam os policiais catarinenses no topo dos mais bem remunerados do país.  “Infelizmente difundiram uma notícia inverídica, ou pelo menos tendenciosa. Talvez seja melhor se tomarmos como referência apenas a cúpula, que passará a receber R$ 26 mil e não a base, com R$ 4,3 mil. O projeto continua ruim”, disse.
Apresentando os números propostos pelo Executivo, o deputado Darci de Matos reafirmou que os novos patamares salariais colocarão os vencimentos da categoria entre os melhores do Brasil e desafiou os críticos ao projeto a provarem o contrário. “A partir de agosto um agente da Polícia Civil ou soldado passará a receber de R$ 4.520, se aposentando com R$ 12 mil. Já um delegado, terá salário inicial R$ 12 mil, terminando a carreira com vencimentos de R$ 26 mil. Vai ser o melhor salário da Segurança Pública do Brasil. A oposição que traga os demais salários estaduais para fazermos uma comparação”. 
Em aparte, Amauri Soares rebateu dizendo que um soldado só teria condições de se aposentar com R$ 12 mil caso fizesse um concurso e chegasse ao posto de terceiro sargento ou subtenente, situação rara na corporação. “Precisamos que os demais parlamentares convençam o governo a não tratar os praças de forma preconceituosa em relação aos oficiais”, criticou.