sábado, 31 de maio de 2014

UMA SAÍDA E NA PRIMEIRA VOLTA ME APAIXONEI

Uma magrela me deixou hoje numa situação de estrema realização, de entusiasmo e de alegria. Na verdade o prazer e o desempenho que ela me proporcionou foram apaixonantes. Assim, consegui subir mais um degrau na prática do ciclismo de passeio que iniciei com uma Status a cerca de 18 meses atrás, três meses praticando mudei para uma Caloi com peças variadas montada e agora uma Caloi Elite 20.
A Bike realmente me surpreendeu no percurso de ida e volta de 58 KM entre a Barra do Aririú e Águas Mornas, subindo o morro do Hotel e saindo na BR-282. Para o leitor entender, este percurso geralmente fazia em 3 horas, hoje pela manhã realizei em 2 horas. O desempenho da Bike me deixou mais apaixonado pelo ciclismo, pois a satisfação e o prazer que ela proporciona realmente é contagiante.
A diferença de desempenho é muito grande principalmente quem sai de uma Bike com aro 26 de 21 marchas e passa para uma bike com aro 29 e 27 marchas e com os equipamentos muito superiores que a anterior.
Pra todos terem uma noção da diferença, nunca havia conseguido subir inteiramente o morro das três voltas entre Santo Amaro e Caldas e hoje foi incrível consegui subir com facilidade. Outra diferença que senti foi no desgaste físico, geralmente chegava exausto e hoje, cheguei querendo pedalar mais. Uma sensação indescritível. A impressão que ficou é que não há mais limites de distância para alcançar. Isso, claro, respeitando o limite físico pessoal e planejando sempre os passeios dentro daquilo que entendemos possíveis para um dia de pedal.
Quero agradecer ao meu mestre e orientador na prática do ciclismo o amigo Vinicius Duering, e a todos os companheiros de pedal, principalmente ao Sandro e ao Erinton. Todos sempre foram incentivadores para que eu buscasse um melhor equipamento.

Valeu amigos!

quarta-feira, 28 de maio de 2014

VOLNEI MORASTONI DEFENDE ADOÇÃO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS DE SAÚDE PÚBLICA EM SC

Projeto pretende estimular a adoção de práticas como acupuntura, homeopatia, termalismo e fitoterapia aos usuários do SUS.
Projeto para implementação de práticas integrativas e complementares na saúde pública catarinense será protocolado pelo coordenador da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Volnei Morastoni (PT). A proposta vem sendo discutida pelos integrantes da subcomissão de Práticas Integrativas desde 2013. Participam do grupo a Câmara Setorial de Plantas Medicinais, a Associação Catarinense de Plantas Medicinais, a Pastoral da Saúde, a Associação Médica Homeopática de Santa Catarina, o Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina e os Conselhos Regionais de Odontologia, Fisioterapia e de Nutricionistas.
Explica Morastoni, que também é médico pediatra e homeopata, que as práticas integrativas e complementares são formas de valiosas de prevenção e tratamento que devem complementar o sistema de medicina convencional, a alopática. “Essas práticas são adotadas oficialmente pelo Ministério da Saúde e recomendadas pela Organização Mundial da Saúde. O Ministério tem incentivado estados e municípios a adotá-las de forma complementar à medicina alopática. Elas têm baixo custo, resolutividade e alto grau de satisfação. Por isso, é importante que o nosso sistema público de saúde seja acrescido dessas práticas, proporcionando essa oportunidade aos catarinenses”.
São centenas de práticas integrativas e complementares, sendo quatro as principais: homeopatia, acumpultura, fitoterapia e termalismo. “As práticas constituem uma riqueza da humanidade para o tratamento e cura. Diferem da medicina convencional, especialmente porque possui uma visão holística/integral do ser humano ”, enfatizou o parlamentar.


Fonte: Deputado Volnei Morastoni (48) 3221-2737

terça-feira, 27 de maio de 2014

RONALDO FENÔMENO É MAIS UM BABACA DE BOCA ALUGADA A SERVIÇO DA DIREITA BRASILEIRA

“ É mais um Pelé. Como dizia Romário: um poeta quando está com a boca fechada”.
Às vésperas de se abrirem as portas para a maior Copa do Mundo — a Copa das Copas — de todos os tempos, um indivíduo sem conhecimento de causa e travestido de crítico social e econômico, conhecido como Ronaldo Fenômeno fala um monte de besteira e mentiras ao povo brasileiro, que ama o futebol e que ascendeu socialmente e economicamente nos últimos 12 anos. Devido à proximidade do pleito eleitoral, temos que aturar um monte de bocas malditas que odeiam o Brasil e que não querem que este País e sua população se desenvolvam.
Ronaldo se diz com vergonha do Brasil. O garoto propaganda envergonhado afirmou que vai morar fora do Brasil e, como empresário que é, informou que também vai investir dinheiro no exterior.
Ronaldo é realmente um fenômeno de desinformação e contradições. O ex-atleta vive em um mundo de opulência e percebeu que o seu lado não é o lado da esquerda. Essa gente só visa o lucro que a Copa proporciona e fingiu até agora que gosta do Brasil e de seu povo.
Entretanto, Ronaldo, não sente vergonha de episódios de sua vida privada, que se tornaram públicos e que, verdadeiramente, são capazes de envergonhar até um explorador de trabalho infantil. Realmente... Sem comentários.
O Ronaldo, o ex-jogador e empresário não sabe o que os brasileiros conquistaram nos últimos 12 anos, inclusive a Copa do Mundo que o envergonha, mas que enche de orgulho a Nação brasileira, apesar dos meios de imprensa vinculados a Globo apostarem no fracasso da Copa e na derrota da Seleção Brasileira. Mas enfim, Ronaldo sabe que os empresários, como ele, vão ganhar muito dinheiro; e dessa realidade, obviamente, não vão reclamar.

Vai ter Copa sim! Da-lhe Brasil!

sexta-feira, 23 de maio de 2014

EM PALHOÇA, A FRAGILIDADE INTELECTUAL E CULTURAL DOS POLITICOS OCASIONA A INEXISTÊNCIA DE DEBATES PÚBLICOS IMPORTANTES E SÉRIOS

É verdade que todos os políticos em Palhoça falam, porém, poucos têm um discurso público consistente e coerente. Mas que discurso também é este? Por norma, é um discurso curto, rápido e direto, mas também pouco aprofundado, quando não verdadeiramente superficial, oportunista, vago e pouco refletido, porque o debate deve surgir infalivelmente em cima de um acontecimento, de um fato concreto, de uma necessidade ou numa reflexão futurística.
A qualidade, ou falta da fala pública é o primeiro argumento para a morte do debate público informativo, instrutivo e consequentemente sério.
Hoje as pessoas atravessam polêmicas e discussões, por exemplo, no Facebook ou em blogs, através de statements que geram conversas nas caixas de comentários. O debate, em tempo real, chega a ser bom em alguns casos, dependendo do nível de conhecimento e dos interesses de cada um. Mas, logo por definição, deixa de ser um debate sério devido à fragilidade das argumentações pouco cuidadas ou demasiadamente impulsivas em defesa de interesses particulares ou de grupos políticos que ficam quase sempre confinados ao universo de ''amigos'' ou ''seguidores'' que defendem com unhas e dentes o “carguinho” na Prefeitura. Tenho tentado colocar assuntos relevantes para discussão como a questão da saúde, educação e da segurança em Palhoça. No entanto, devido à fragilidade dos debates públicos e o caráter quase invariavelmente efêmero, porque a sociedade sente a necessidade de ver outro assunto na ordem do dia, nenhum tema parece ser importante o suficiente para ser falado durante mais do que um dia, o que, de certa forma, desdramatiza algumas questões de uma maneira absolutamente inconsciente e irresponsável, como é o caso do assustador crescimento da criminalidade na cidade. Na maioria dos casos as conversas terminam com toda a gente a pensar como pensava no princípio.
Chego a conclusão que a discussão tornou-se um valor em si, e não um meio para chegar a conclusões.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

É NECESSÁRIO PREPARAR OS JOVENS PARA A POLÍTICA E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

JOVENS PALHOCENSES EM MANIFESTAÇÃO
NAS RUAS DA CIDADE -2013
Precisamos levar  em consideração e respeitar a opinião dos jovens. Fortalecer suas atuações. Estes deveriam ser os principais objetivos que muitas formações na área de participação política deveriam ter. Precisamos de Jovens independentes, críticos e formadores de opiniões.
Estou trabalhando num projeto pedagógico de educação não formal que está sendo elaborado para a valorização e construção do pensamento e do conhecimento, como ferramenta para despertar a autonomia do cidadão palhocense.
Através desse projeto que apresentarei ao meu partido o PCdoB, buscaremos o desenvolvimento de interesses, competências e habilidades de jovens para a política e para o exercício da cidadania.
As atividades multidisciplinares propõem o estímulo à criatividade, de forma sistêmica, como recurso para buscar melhores soluções para as questões e demandas coletivas de nossa cidade.
Nosso grande desafio é despertar a transformação da população a partir do exercício da cidadania incentivando uma cultura de solidariedade e de interesse pelas causas sociais e políticas de Palhoça.
Jovens alienados e passivos sempre existiram assim como jovens conscientes e politicamente atuantes. O jovem palhocense tem que ser o sujeito da transformação de nossa cidade.  Os jovens atuais não são diferentes dos jovens de outrora, mudou apenas os meios de que dispõem para desenvolver sua consciência crítica ou para manifestar sua postura política. O jovem que participa, vive o presente, não apenas se prepara para o futuro. A juventude é a época das inflexões. Só os jovens têm capacidade e energia suficientes para assumir ou mudar os valores e práticas na política do município. Daí a importância dos jovens na participação da construção política de um projeto que pode mudar a forma de gestão pública em Palhoça. 
Parece que aos partidos políticos tem se interessado até agora, apenas pela capacidade de mobilização desses jovens em épocas eleitorais. Pouco ou nada investem na chamada e decantada formação política dessa juventude.
Vamos mudar e transformar nossa cidade.

terça-feira, 20 de maio de 2014

POR QUE SÓ EXISTE JUSTIÇA PRO RICO NO BRASIL?

APÓS 10 ANOS DO CRIME, JULGAMENTO É REALIZADO E O MÉDICO JORGE FARAH, DE 64 ANOS, FOI CONDENADO E VAI PODER RECORRER AINDA EM LIBERDADE. 
Após quatro dias de julgamento, o médico Jorge Farah, de 64 anos, foi condenado na quinta-feira passada (15/05) a 16 anos de prisão em regime fechado, por matar e esquartejar sua paciente e amante Maria do Carmo, em 2003. O maior absurdo é que o ex-médico tem direito de recorrer da sentença ainda em liberdade já que respondia o processo também em liberdade.
O ex-cirurgião foi preso três dias depois de ter matado a vitima, com requintes de crueldade. Foi solto em 2007 e aguardava o julgamento em liberdade por causa de um habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal.
- O sistema judicial brasileiro apresenta um problema crônico de estruturação, que
reflete na morosidade da tramitação, processamento e julgamento de feitos. A demora na prestação de Justiça acaba por deslegitimar as instituições públicas. Sob a perspectiva da segurança pública, a morosidade acarreta dificuldades na instrução processual, na produção de provas, na efetivação de medidas assecuratórias, e no julgamento, contribuindo, em muitos casos, com a impunidade.
Podem até não concordar, mas vejo que o Brasil está nas mãos, não dos políticos, mas sim, dos endinheirados. Porque só o rico tem dinheiro pra pagar advogado e financiar campanhas de candidatos que não querem e não deixam acontecer uma reforma no Poder Judiciário e na segurança pública deste país. 
O rico tem dinheiro, tem poder; o pobre tem o desejo de justiça e batalha muito pra consegui-la. Mas no final das contas, a corda arrebenta sempre para o lado mais fraco, o dos pobres. 
De fato, a constituição melhorou nos últimos tempos, e a mesma declara que todos tem direitos iguais. Mas, no entanto, o sistema só favorece quem tem dinheiro para mover a justiça. Pense nisso!

20 DE MAIO - FELIZ DIA DO TÉCNICO DE ENFERMAGEM


No dia de hoje, 20 de maio, comemora-se o dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. Data esta simbólica, pois sabemos que devemos parabenizar esses profissionais todos os dias do ano.
Muitas vezes descrito como uma arte ou uma ciência, a enfermagem é uma profissão que envolve pessoas dedicadas, que servem todos com paixão pela profissão e com um forte compromisso com a segurança do paciente. É a ciência que se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas. É preciso reconhecer as contribuições, os compromissos e o importante trabalho que os técnicos de enfermagem realizam!!
Técnico de enfermagem não é uma profissão para qualquer um, requer dom e conhecimento, mas acima de tudo, tem que ter amor pelo ser humano, amor pela vida! Parabéns ao profissional que atua na prestação de cuidados aos pacientes em situações críticas e emergenciais, parabéns por todo o esforço e carinho trazendo saúde aos enfermos.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

POLÍCIAS FEDERAL E RODOVIÁRIA FEDERAL DEVEM PARAR NA QUARTA-FEIRA (21)

As polícias Federal, Rodoviária Federal e policiais civis de 13 Estados, entre eles São Paulo e Rio, vão parar na quarta-feira (21). O ato nacional reivindica uma reformulação na política de segurança pública para o Brasil. Outros policiais civis devem aderir ao movimento. Nesta terça-feira (20), policiais de mais cinco Estados e do Distrito Federal se reúnem em assembleia para definir a participação no movimento.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

NÃO EXISTE MAIS EM PALHOÇA A SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA. ELA JÁ É EFETIVA.

São estarrecedores os números em Palhoça na onda de violência que se alastra na outrora nossa tranquila cidade. O noticiário nos assusta diariamente com o registro de assassinatos, arrombamentos e outros crimes de agressões aos valores, às leis e as normas vigentes na ordem social estabelecida. Multiplicaram-se as zonas de vulnerabilidade na cidade. Antes tínhamos a sensação de insegurança, agora, ela é efetiva. O medo toma conta da população.
A barbárie que antes só conhecíamos por ouvir dizer, ocorrida nas grandes metrópoles, também se instalou em nossa cidade. O nosso cotidiano perdeu a tranquilidade. Vivemos agora em permanente estado de alerta.
Cabe ao Estado adotar políticas públicas estruturadas e articuladas de combate à violência. Há a necessidade de uma ação de governo que permita ao cidadão se sentir seguro. Sem isso cada um de nós se sente desamparado, à mercê da própria sorte, sem saber o que fazer para garantir a segurança pessoal e da sua família.
O número do efetivo de policiais militares em Santa Catarina é o mesmo de 1982, o que chega a ser um absurdo, um verdadeiro descaso. Não há estímulos para o exercício dessa tão arriscada missão profissional. Lamentavelmente vemos o Estado negligenciar numa de suas mais importantes atribuições, sem que se conheça qualquer plano estratégico de enfrentamento do problema.
Ficamos todos numa sensação de impotência diante de um quadro assustador, na esperança, portanto, de que a sociedade civil organizada se una ao Estado na busca urgente de uma reação a essa situação preocupante em que estamos envolvidos. o

16 DE MAIO - É O DIA DO GARI

Quero homenagear a todos aqueles profissionais que ajudam a manter as cidades limpas. É uma profissão, que limpa a sujeira do mundo jogada nas ruas pelos mal educados.
Aos nossos queridos Garis um fraternal abraço! Hoje comemoramos o dia deles!
O gari é encarregado de recolher os lixos, limpar e varrer todas as ruas das cidades, parques e praças. Por isso hoje devemos mandar um grande abraço a todos esses incríveis profissionais, e também fazer nossa parte, jogando sempre o lixo no lixo. Além de estarmos contribuindo com o trabalho dos garis, nós também estaremos preservando os lugares que nós mesmos utilizamos.
Você sabia que a profissão de Gari surgiu no Rio de Janeiro? Tudo aconteceu quando um empresário chamado Aleixo Gary assinou contrato com o governo para organizar o serviço de limpeza das ruas e praias da cidade.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

OS GRANDES EMPRESÁRIOS JÁ SE DECIDIRAM POR AÉCIO NEVES. E O POVO?

Ricaços do Brasil estão unidos e de quebra estão atraindo os otários da classe “mérdia emergente” para apoiar Aécio Neves, o cambaleante presidenciável tucano.
É uma baita injustiça dos ambiciosos e avarentos ricaços. Pois, não dá para dizer que os governos Lula e Dilma prejudicaram as grandes empresas nos últimos 12 anos. Pelo contrário. Com o crescimento da economia, apesar da crise do capitalismo mundial e o desemprego na Europa, os empresários no Brasil elevaram seus lucros e patrimônio. Os bancos nunca ganharam tanto dinheiro na história do país. O número de ricos, milionários e bilionários brasileiros cresceu. O consumo de jatinhos e iates bate recorde. A elite gasta fortunas nos passeios a Miami e a outros paraísos do consumo. Mesmo assim, os ricaços querem mais, muito mais. 
Por outro lado, aquele cidadão comum do povo brasileiro nunca teve na história deste país com tanta oferta de emprego e oportunidade de capacitação com escolas técnicas e universidades espalhadas por todo este belo país.
Infelizmente, parece que uma camada da população brasileira, principalmente os jovens foram acometidos por uma cegueira e uma amnésia causados pela campanha de notícias ruins patrocinadas pela rede globo.
Enquanto muitos países estão sofrendo com o desemprego, aqui no Brasil,  estamos conseguindo gerar emprego e renda para toda a população, chegando a uma situação praticamente de pleno emprego.  A realidade é uma só hoje no Brasil: O cidadão de origem pobre que antes não tinha perspectivas, hoje tem trabalho, acesso ao ensino técnico e superior, a financiamento da casa própria, a um carro e a viagens de avião.
O povo humilde e a classe média conquistaram seu espaço. No entanto, estas mesmas camadas da população estão de maneira perigosa aderindo ao discurso fascista contra o governo Dilma, numa campanha patrocinada pela rede Globo de terra arrasada.
Nunca avançamos e conquistamos tanto. Mas sei que ainda há muito para se conquistar e se avançar. Mas reconheço que tem um mal que assola este país, que é a corrupção.
Historicamente a corrupção esteve associada ao conceito de Legalidade, ou seja, corrupto era caracterizado por aquele que não seguia as leis existentes. No Brasil se associa a esse contexto histórico a assim chamada Lei de Gerson, caracterizado pelo comportamento de tirar vantagem em tudo.
A corrupção brasileira é uma herança do coronelismo, clientelismo e do populismo, que descreveram a falta de separação entre as esferas publicas e privadas. Sendo absorvida pela população como uma relação natural da vida política. No Brasil, parece que corrupção é normal, não causa estranheza, pois é encarada como o famoso jeitinho brasileiro.
No Brasil não se pode falar de um Estado de Direito consolidado, e muito menos se pode falar de um Estado de bem-estar social.
Contudo, precisamos reconhecer que até o governo Lula e Dilma o Brasil era um país baseado no desenvolvimento desigual, onde se priorizava os interesses dos banqueiros e da elite que possuía acesso ao crédito, enquanto a grande massa populacional ficava a margem de qualquer benefício.
A falta de transparência, a exclusão da maioria da população das decisões políticas mais importantes, a baixa participação política da sociedade civil e impunidade com ralação à corrupção são as conseqüências do sistema político brasileiro, constituindo um ciclo vicioso que facilita ações corruptas.

Falta no Brasil um espírito Republicano, uma nítida separação de publico e privado. Contudo isso, confesso que ainda sou otimista com os rumos que a nação está trilhando.

terça-feira, 13 de maio de 2014

SUCESSÃO E REELEIÇÃO DE COLOMBO ESTÁ SE TORNANDO IMPREVISÍVEL

O PMDB é o fiel da balança neste jogo político e de poder na disputa ao governo de Santa Catarina. É imprevisível o que vai acontecer no cenário político do estado até 30 de junho, que é o prazo final da lei eleitoral para a realização de convenções e homologação dos candidatos ao governo.
A situação política no estado é inusitada, em que tudo pode acontecer nas próximas semanas, pois a declaração pública do Senador Luiz Henrique vetando o PP de Esperidião Amim e de Juarez Ponticelli na chapa governista, criou uma animosidade muito grande na aliança.
É notório que há uma rejeição por parte da população à classe política, ainda mas quando se deslumbram alianças políticas entre adversários históricos, o que acredito que possa contribuir para aumentar o percentual dos votos brancos, nulos e abstenções de 20% registrados em eleições anteriores.
Por tudo que está se desenhando, acredito que haverá um rompimento na aliança entre o governador Raimundo Colombo (PSD) e o senador Luiz Henrique (PMDB). O senador poderá até vir assumir uma candidatura ao governo numa aliança do PMDB com o PT e o PDT. A pressão para essa mudança será imensa até o dia da convenção do PMDB na data limite permitida pela Justiça Eleitoral. 

segunda-feira, 12 de maio de 2014

PARABÉNS ENFERMEIROS, HOJE É O SEU DIA!

Entendo o exercício da enfermagem como um "Dom Divino". Pessoas que nascem predestinadas a este tipo de trabalho. O enfermeiro é o profissional responsável pelo paciente durante o período que o doente permanece no ambiente hospitalar, e nesse ambiente é indispensável a presença do enfermeiro que vai coordenar a assistência prestada ao paciente pela equipe de enfermagem e outros profissionais envolvidos.
A profissão surgiu do desenvolvimento e evolução das práticas de saúde no decorrer dos períodos históricos. No passado, era exercida de forma empírica e se respaldava no misticismo e por pessoas que não tinham o devido preparo técnico.
Na enfermagem moderna podemos ressaltar o avanço da medicina e a figura de "Hipócrates pai da medicina", que veio para contribuir no inicio da profissão. E daí surge o período "Florence Nightingale uma das pioneiras da enfermagem", vinda de família nobre, tinha imensa vontade de servir ao próximo, mas não tinha aprovação de sua família. 
Nascida a 12 de maio de 1820, em Florença, Itália, era filha de ingleses. Possuía inteligência incomum, tenacidade de propósitos, determinação e perseverança - o que lhe permitia dialogar com políticos e oficiais do Exército, fazendo prevalecer suas idéias.
No Brasil temos como umas das pioneiras da enfermagem moderna Ana Nery, que teve seu nome homenageado na primeira escola de enfermagem oficializada pelo governo federal, depois do reconhecimento de seu grande papel de assistência aos soldados brasileiros na guerra do Paraguai.

A escola de enfermagem Anna Nery redimensionou o modelo da enfermagem profissional no Brasil. 

quinta-feira, 8 de maio de 2014

EM PALHOÇA O TRATAMENTO QUE O BANCO DO BRASIL DÁ AOS SEUS CLIENTES É DESUMANO

Na manhã desta quinta-feira (08), devido à demora no atendimento alguns correntistas da agência do Banco do Brasil da Ponte de Imaruim perderam a paciência e chamaram o gerente para cobrar uma explicação por ter apenas uma funcionária trabalhando no atendimento. Muitos dos clientes estavam há mais de 45 minutos esperando e com certeza levariam no mínimo outros 45 minutos para serem atendidos. Verdadeiro absurdo! O Banco abre as 11:00 horas e quando abre já está na hora dos funcionários almoçarem.
A agência da Ponte de Imaruim do Banco do Brasil foi recentemente reinaugurada com um novo visual, com amplo espaço, mais bonita e confortável. Porém,  o atendimento interno a uma clientela bastante numerosa é realizado por apenas 6 funcionário, sendo que dois encontram-se afastados para tratamento de saúde. Os quatro funcionários que lá atendem, trabalham no limite, numa situação desumana. O gerente em tom de desabafo informou que por diversas vezes levou ao conhecimento de seus superiores a situação da falta de funcionários na agência. 
Gerente do BB esclarece as condições de
atendimento aos clientes.
- A impressão que o gerente passou aos clientes, como eu, que lá estavam, é de que existe um descaso da Direção do BANCO DO BRASIL para com os clientes palhocenses.


Ao desistir do atendimento, registrei a imagem da situação para mostrar a falta de condições de atendimento do Banco do Brasil em tempo razoável aos seus clientes. Uma vergonha!

terça-feira, 6 de maio de 2014

PALHOÇA UMA CIDADE ENGESSADA E DIVIDIDA PELA BR 101

Estudantes na travessia perigosa diária entre o
 centro e o bairro Aririú
Dona Maria Aparecida de Carvalho, 56, moradora do Loteamento Jacob Weingartiner, localizado nas proximidades da BR 101, acorda todos os dias às 06h00min e sai em sua bicicleta para o trabalho no bairro Aririú. Após um longo e exaustivo dia de serviço como cozinheira esta cidadã retorna para casa as 18h00min. A atividade que deveria ser simples de Dona Aparecida de ir e vir ao trabalho de bicicleta vira uma empreitada perigosa que coloca em risco a sua vida. No caminho, Dona Cida atravessa a BR-101, que divide o centro de Palhoça com o bairro Aririú. Sem passarelas ou semáforos em um trecho urbano onde a população não tem opção a não ser se arriscar entre motos, carros e caminhões que trafegam nos quatro sentidos.
Com a duplicação da BR-101 a cidade de Palhoça ficou ainda mais dividida. A população está separada: de um lado, bairros antigos e populosos que cercam o centro histórico com escolas, pequenos comércios e o Posto de Saúde. Do outro, a prefeitura, creches, bancos, a Unisul, shopping e muitos bairros novos com uma população crescente. Todos precisam atravessar a BR-101, são crianças, trabalhadores, idosos, e até deficientes que diariamente colocam suas vidas em risco.
Trânsito confuso e congestionado de translado
da BR 101 de um lado a outro.
Para os condutores de veículos um tempo precioso é perdido nas filas intermináveis para o translado. Na verdade, a travessia em qualquer ponto em Palhoça de um lado para o outro se tornou uma verdadeira maratona, que cada dia fica mais demorada e difícil.
Acima de tudo deve estar à vida das pessoas. Porém, não é assim que acontece. Em toda a extensão do município a população que precisa atravessar a BR convive diariamente com o risco de sofrer acidentes, pois em diversos pontos da rodovia não dispõe de passarelas, e as poucas que existem estão distantes e não suprem a demanda das comunidades que crescem a cada dia em toda a região. A confusão no trânsito e a alta velocidade dos veículos aliado a ausência de viadutos e passarelas tornam a travessia cada vez mais perigosa e difícil para todos. Vários acidentes com batidas de veículos e atropelamentos são registrados semanalmente.
Necessário se faz repensar nossa cidade, torná-la mais humana, acessível a motoristas, ciclistas e pedestres. Precisamos unir esforços: população, entidades civis e políticos, para juntos reivindicarmos aos governos do Município, Estado e União uma solução para o engessamento da cidade.

Pense nisso!

segunda-feira, 5 de maio de 2014

ACIDENTES NA ESCOLA ACONTECEM - UM GRANDE SUSTO COM O MEU FILHO MATHEUS

Matheus com a Dra Camila Zacchi
Sabemos que acidentes acontecem nas escolas, principalmente nas aulas de Educação Física. O pensamento que temos, é que nunca acontecerá nada com os nossos filhos. Mas um dia acontece e o susto é grande, pois quase sempre não estamos preparados para lidar com a situação.
As aulas de Educação Física têm sido o calcanhar de Aquiles de muita escola, simplesmente porque as crianças podem se machucar nestas aulas. E isso é óbvio se não houvesse riscos seriam aulas de outra coisa que exija o mínimo esforço.
Abordo este assunto, pois na semana passada o meu filho Matheus de 8 anos de idade sofreu um acidente na aula de educação Física, quando empurrado por um amiguinho bateu com a boca na trave de ferro e quebrou um dente permanente ao meio.
Por sorte o Professor de Educação Física e a direção do Colégio Roda Pião, estavam preparados para lidar com a situação e tomaram as providências emergenciais necessárias. Colocaram o pedaço do dente dentro de um copo de leite e chamaram a Dra Camila Zacchi, uma profissional especializada e muito qualificada para o atendimento.
Embora seja da natureza humana querer responsabilizar outro como mecanismo de defesa, não procurei me queixar e em nenhum momento busquei um culpado pela causa desta situação ambígua. Sei que foi um acidente.
Entendo que as crianças quando se vêem libertas daquelas mesas e cadeiras e vão para a quadra, onde o espaço é amplo ficam diante de uma infinidade de possibilidades. Isso significa movimento, vida.
Sei que acidentes podem ocorrer e as causas mais frequentes de acontecer um acidente são coisas de criança: empurrões, choques nos deslocamentos, cadarços de tênis desamarrados e outras tantas. Os seus efeitos podem variar de um arranhão, um ralado e até uma fratura, luxação ou corte profundo. No caso do Matheus foi um dente permanente quebrado.
Enfim, agradeço a direção do Colégio Roda Pião pelas providências e a Dra Camila Zacchi pelo excelente trabalho odontológico.