Em Palhoça a população está insatisfeita e revoltada com a precariedade dos serviços de saúde e da falta de remédios nos Postos de Saúde do município. Como resido a 100 metros de um posto de saúde as pessoas me procuram para denunciar as mais variadas formas da deficiência no atendimento. Alegam que os Postos não atendem às necessidades básicas da população que precisa dos serviços de saúde.
De acordo com as denúncias, nos postos de saúde em Palhoça não existem médicos, aparelhos para simples exames e remédios para atender à demanda dos pacientes enfermos.
Dias atrás em conversa com alguns funcionários da saúde municipal, as reclamações foram bem mais contundentes do que os serviços prestados à comunidade. “A sala de curativo só tem o nome mesmo, pois faltam os materiais mais simples, como, algodão, gazes, soro fisiológico e luvas. A geladeira que conserva as vacinas VENCIDAS, é amarrada com esparadrapo”. Diz uma servidora que não quis se identificar.
“São péssimas as condições de trabalho, sem cadeira decente ou mesa ergonômica, as salas são insalubres e sem ventilação. Você não tem segurança nem mesmo física”. completou uma funcionária.
Ao receber a denúncia fiquei estupefato diante das imagens internas do Posto. “Sem a devida ventilação necessária e com refrigeradores e ventiladores cheios de poeira e ácaros, o que se torna pior é que com a imunidade baixa tanto os pacientes, como os funcionários, podem sofrer com complicações respiratórias”.
Os postos de saúde em Palhoça deveriam servir para desafogar os hospitais e dar rapidez aos atendimentos de bairro, mas, ao contrário disso, estão se proliferando pra qualquer outro intuito, menos cuidar da saúde da população.
Esta é a situação caótica que se encontra a saúde em Palhoça, devido à má gestão do atual prefeito e do ARI o Secretário da saúde que é candidato.
O IVON vai revolucionar o sistema de saúde no município. Para tanto, se compromete em nomear um secretário que conheça de saúde pública e diz que irá acompanhar de perto os trabalhos.