sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

PLANEJANDO A REALIZAÇÃO DE UM SONHO: 800 KM DE BIKE A CAMINHO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA

Estou decidido a passar no mês de agosto de 2014 dias e dias pedalando na Europa, dormindo em albergues e pedalada por pedalada chegar a Santiago de Compostela. A decisão de fazer o caminho está sendo bem estudada e será a realização de um sonho. Segundo informações em site especializados o presente para a missão cumprida é entregue em Santiago, ao lado da catedral, e se chama compostelana. Para tê-la, terei que apresentar a credencial de peregrino com os carimbos dados nos albergues por onde passarei. 
A rota definida é o chamado Caminho Francês,  mas conhecida dos brasileiros, de aproximadamente 750 quilômetros. Pelo que já estudei do trajeto o Caminho Francês começa no país Basco e termina na Galícia  e se encontra com o Caminho Aragonês em Puente de La Reina, a 672 km de Santiago de Compostela, e de lá se torna um até o final.

Para realizar este sonho, terei que estar bem preparado fisicamente e mentalmente, pois será necessário um trabalho de consciência das dificuldades na ambientação com a rota e o clima.
Pelo que li a respeito percorrer o  Caminho de Santiago de  bicicleta não é tarefa fácil, mas pode ser completada por qualquer pessoa em 15 dias com uma mínima preparação física. E não é fácil porque são quase 800  km por estradinhas de terra, às vezes com muitas pedras e possivelmente com água a maior parte do ano. São quase 800 km , dos quais , aproximadamente a metade é em zonas com contínuas subidas , descidas e alguma outra serra de considerável desnível. O Caminho de Santiago passa por regiões lindíssimas: Navarra, La Rioja, Castilla y Leon, por igrejas e monumentos históricos construídos no século IX. Há também trilhas com muita paisagens das montanhas, praias, passando por  plantações de uva, trigo e girassol.
O Caminho de Santiago significou na história do Ocidente uma das mais importantes vias de peregrinações e intercâmbios da cultura. A peregrinação é um ato essencialmente religioso. A arte e a paisagem do Caminho de Santiago, além de outros valores ligados à Rota Compostelana como a solidariedade ou a auto superação, contribuirão muito para minha situação espiritual.