sábado, 21 de maio de 2011

DESABAFO I: À matéria intitulada: “LHS reacende debate sobre emancipação do Sul de Palhoça”

Caros leitores e amigos,
Quanto à matéria intitulada: LHS reacende debate sobre emancipação do Sul de Palhoça”, publicada na página 15 da edição de n 281, de 19 de maio de 2011, do Jornal A Palavra Palhocense, quando da passagem do Ex-Governador Luiz Henrique por Palhoça, tenho que dizer e desabafar o seguinte:

    O Ex-Governador Luiz Henrique ao defender a separação do Sul da mostras de que pouco ou nada sabe sobre os problemas do município de Palhoça. Claro! É tudo “bela por natureza”.
    LHS foi Governador durante 8 longos anos, isso é quase uma década. Pois bem, durante quase esta década de sua administração a única obra que fez no Sul de Palhoça foi a pavimentação asfáltica  de apenas 10 Km entre a Passagem do Maciambú e Pinheira.
    Por que não fez mais? Por que não destinou recursos para resolver ou amenizar os problemas da região? Se fosse um novo município ele destinaria? Não. Claro que não.
   Será que LHS não sabia que os problemas para o desenvolvimento do Sul do município de Palhoça é a falta de saneamento básico, abastecimento de água e infra-estrutura viária e que não é um problema apenas do sul e sim de todo o município, com exceção do abastecimento de água.
     Claro! O problema é mais latente e visível no sul devido as nossas belas praias e a necessidade do desenvolvimento do turismo para gerar emprego e renda na região.
-  Não será criando mais despesas e mais estruturas administrativas incompetentes e salários de prefeitos, vices e vereadores e cargos para apadrinhados que se resolverão os problemas da região sul. Será que o Senador, o Prefeito e a primeira Dama acham que isso é criar oportunidades para a população de emprego e renda?
- O problema é grave na região sul como por toda a Palhoça, quem mora e vive no município sabe do que falo e escrevo.
- Precisamos sim, urgente, de planejamento, projetos e programas com ações voltadas a preservação e recuperação de nossa natureza nativa, invadida e degradada por desmandos e incompetência dos nossos agentes políticos.
- Precisamos sim, que o Senador e nossos agentes políticos envidem esforços no sentido de buscarem soluções reais e não fantasiosas, despropositadas e enganosas.
- Dizer que a emancipação resolverá os problemas da região sul é querer desviar a atenção e responsabilidade, chamando todos nós de burros e ignorantes. O que eles querem é enganar o povo mais uma vez. São todos culpados e responsáveis pela situação.
 - Para lembrar! Para que serve a empresa criada pelo Prefeito Águas de Palhoça? Cadê o saneamento básico prometido? Qual o destino de sua arrecadação?

IRAN ALFREDO G. DOS SANTOS
CONTADOR, ANALISTA DA RECEITA ESTADUAL DA FAZENDA
Blog: iranpalhoca.blogspot.com