Durante alguns dias da enquete do meu blog que perguntava aos leitores: "Em quem você votaria hoje para prefeito em Palhoça?", recebi algumas denúncias de suposta manipulação de votos. Fiz uma investigação e o fato ficou comprovado, constatei que os votos aconteciam em massa num determinado horário, o que me levou a cancelar a pesquisa. Segundo informações que chegaram ao meu conhecimento, pessoas ligadas a determinados candidatos, estariam votando sucessivamente.
Inicialmente, esclareci que não havia essa possibilidade diante do mecanismo que só permite um voto por computador a fonte.
No entanto, um amigo técnico em informática, explicou:
"Existem duas possibilidades: a primeira delas é um programa que se pode fazer download e ser instalado facilmente que altera o IP do computador, logo, podem ocorrer vários votos de uma mesma máquina. A segunda é a seguinte: computadores com serviço de internet velox auteram o IP cada vez que é reiniciado, em consequencia disto, uma mesma pessoa pode votar diversas vezes simultaneamente", explicou.
O IP é um código de identificação do computador, funciona como se fosse uma placa de um carro, ou o número de identidade de uma pessoa.
Dessa forma, só me restou cancelar a pesquisa para preservar a credibilidade do blog.
Peço desculpas e agradeço aquelas pessoas que de boa fé votaram.