quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

ALGUMAS IDÉIAS QUE DEFENDO E QUE SERÃO ENTREGUES AO PREFEITO ELEITO IVON COMO SUGESTÃO AO SEU GOVERNO.

Como palhocense no uso pleno da minha cidadania entregarei em documento as minhas sugestões ao  governo do Prefeito eleito Ivon de Souza, tão logo seja confirmado pelo TSE.
É percebido que o Ivon terá um enorme desafio pela frente, que é assumir a prefeitura sem um período adequado de transição.
Na minha modesta opinião, primeiramente, o prefeito deverá organizar a casa realizando uma ampla reforma administrativa necessária nos 60 dias iniciais de seu mandato.
Segundo informações extra-oficiais na Prefeitura de Palhoça existem aproximadamente 400 cargos comissionados.  Defendo que esse contingente seja reduzido para 40% e 50% e que os funcionários de carreira sejam realmente aproveitados, valorizados e também cobrados pela eficiência e eficácia na prestação dos serviços.
O serviço público não pode ser “Bico” e sim uma profissão. Para tanto, todos devem ter uma remuneração justa para que possam se dedicar exclusivamente ao trabalho que prestam a população palhocense.
Defendo ainda, que seja realizado uma auditoria ampla, principalmente na folha de pagamento,  nas licitações, contratos e concessões públicas.
Paralelamente será preciso descentralizar o orçamento municipal, com delegação de poderes aos secretários para assinar contratos e executar despesas. Pois só assim, poderão planejar a aplicação dos recursos destinados a cada pasta no exercício de 2013 e nos 3 anos subsequentes de governo. 
Na questão reforma administrativa defendo a criação da Fundação Municipal de Esporte e da Fundação Municipal da Cultura, separadamente, com cada uma recebendo inicialmente 1,5% do orçamento anual, o que representaria 3,6 milhões de reais ano de investimento em cada seguimento. Por outro lado acho também necessária  a criação  de uma empresa com capital  público municipal para o desenvolvimento do turismo, principalmente no sul, com potencial para sustentar-se com recursos próprios.
Quanto a FMP, para dar maior flexibilidade defendo a transformação para uma fundação municipal de ensino superior, com participação no orçamento de 1%, o que resultaria em recursos na ordem  de 2,4 milhões ano. Será também necessário fortalecer o planejamento e a elaboração de projetos, assim, acredito que a Palhoça já mereça a criação de um instituto de planejamento urbano.
Defendo a total transparência dos atos públicos e o fortalecimento do controle interno com  a transformação da Secretaria de Finanças em Secretaria Municipal de Fazenda, com 5 Diretorias Técnicas distintas: Diretoria de Administração Tributária, Diretoria do Tesouro Municipal, Diretoria de Contabilidade Geral, Diretoria de Auditoria Geral e Diretoria de Administração Orçamentária.
Por fim, defendo que em Palhoça tenha no máximo 10 secretarias e mais uma de caráter especial: Secretaria para Desenvolvimento do Sul.
É preciso urgentemente profissionalizar a gestão e os serviços públicos em Palhoça, visando um salto na qualidade da prestação dos serviços ao povo palhocense. Não há mais espaço para erros, estamos atrasados, foram 8 anos onde imperou o clientelismo, o personalismo e o culto a uma única só pessoa. Nada nasceu ou cresceu em volta.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com