segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ASSEMBLEIA RETOMA AS ATIVIDADES NA QUINTA-FEIRA (02/02)

Deputado Volnei Morastoni e Iran - Elaborando projetos.
A Assembleia Legislativa retoma as atividades na quinta-feira (2), às 9 horas, quando tem início o segundo ano da 17ª Legislatura, com a realização da sessão especial para leitura da mensagem anual do governador, que confirmou presença. A sessão estava marcada para as 15 horas, mas foi transferida para o período da manhã para compatibilizar a agenda do governador.
O ato que inaugura o ano legislativo é marcado pela exposição do Executivo aos deputados e aos cidadãos catarinenses sobre a situação do estado, conforme previsto no art. 71, X, da Constituição Estadual.
O presidente da Casa, deputado Gelson Merisio (PSD), abre os trabalhos e, em seguida, o governador Raimundo Colombo (PSD) vocalizará a mensagem do Executivo. Logo após, o presidente do Legislativo fará uso da palavra e encerrará a sessão, convidando os parlamentares ou os líderes de bancadas para acompanhar o chefe do Poder Executivo até o hall do Palácio Barriga Verde. As sessões ordinárias da Casa recomeçam na terça-feira (7), às 14 horas.


Contato: ialfredogsantos@gmail.com

sábado, 28 de janeiro de 2012

SERVIDORES PÚBLICOS! AGORA VOCÊ DECIDE ONDE QUER RECEBER SEU SALÁRIO OU PENSÃO.

Considerando as disposições contidas nas Resoluções nºs 3402, de 06/09/2006 e 3424, de 21/12/2006, do Banco Central do Brasil, a partir de janeiro de 2012 o servidor público tem a liberdade de optar por receber o seu salário em outra instituição bancária, além do Banco do Brasil.
Quem não efetuar esta opção, permanecerá na situação atual, ou seja, continuará recebendo seu salário ou pensão no Banco do Brasil.
Porém, caso opte por receber o salário ou pensão em outra instituição bancária, deverá se dirigir à Agência do Banco do Brasil, onde recebe seus proventos, e solicitar a transferência.
Por fim, faz-se necessário ressaltar, que o seu salário ficará disponível na instituição bancária de sua opção na mesma data em que ocorrer o depósito no Banco do Brasil.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

FIM DAS FÉRIAS - MOMENTO DE PENSAR NOS DESAFIOS DE 2012

Pescando na Ilha das Irmãs- Palhoça/SC
Como não poderia deixar de ser estarei de volta ao trabalho dia primeiro de fevereiro! E volto com as baterias recarregadas para mais um ano de muito trabalho, grandes desafios e de muitas postagens. Mas antes de falar sobre meu blog especificamente, quero compartilhar com vocês um pouco do que fiz neste meu período de recesso.
Uma das coisas legais dessas minhas férias é que visitei muitos, muitos amigos e desses, muitos ex-alunos dos tempos em que trabalhei no Colégio Ivo Silveira no centro de Palhoça.  Revi pessoas que há muito não via. Percebi que o carinho, admiração e o respeito não desapareceram nesses longos anos. Também percebemos que sempre estivemos próximos e unidos pelos ideais, principalmente pelo mesmo desejo de lutarmos por uma Educação de qualidade e pelo reconhecimento  e valorização dos Professores.
Levei a todos a minha pré-candidatura pelo PT a vereador e felizmente obtive só palavras de estimulo e de apoio. Sinceramente, estou entusiasmado existe um vácuo político que vamos ocupar com inteligência ao lado de muitos amigos e da militância Petista de Palhoça.

Seguem algumas fotos desses dias maravilhosos :

Na foto: Os amigos Guto, Gijo e Iran. Na Ponta dos Papagaios a caminho da pescaria nas ilhas das Irmãs.

Na foto: Eu, meu filho Matheus e sua prima Sofia, curtindo o Costão do Santinho.

Na foto: Eu e o Matheus, curtindo um passeio de caiaque na Biraquera-Imbituba/SC

Na foto: Eu e Matheus curtindo dia de sol tentando pegar onda na Praia da Pinheira- Palhoça/SC

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

CARNAVAL 2012 - NAÇÃO GUARANI: COMUNIDADE TRABALHA A TODO VAPOR

 
Estive ontem visitando as instalações da Escola de Samba Nação Guarani no Estádio Renato Silveira, no centro de Palhoça e fiquei surpreso ao ver a estrutura montada para produção de alegorias e fantasias para o desfile da Escola na Passarela Nego Quirido.
São artesãos, costureiras e figurinistas trabalhando com muita alegria e empolgação em três turnos diários.
Realmente a comunidade Palhocense incorporou a idéia.  Os ensaios com a bateria do Mestre Edinho estão sendo realizados todas as segundas, quartas e sextas-feira. Compareça e prestigie!
Vejam abaixo algumas fotos:

 Na foto: Belas Jovens Palhocenses colaborando de forma muito alegre
 Na foto: Costureiras trabalham sem parar. Porém, muito sorridentes
Na foto: Artesão feliz, com sua grande e feliz criação. Parabéns a todos!

Contato: ialfredogsantos@gmail.com

CARNAVAL 2012 - NATHISI COSTA É A REPRESENTANTE DO BLOCO "ARREIA O COPO"

A jovem Nathisi Costa é a representante do Bloco “Arreia o Copo” no concurso que escolherá a Rainha do Carnaval de Palhoça de 2012, que será realizado na Praia da Pinheira no próximo sábado, 28/01, a partir das 20:00.
Nathisi terá uma grande responsabilidade de bem representar o bloco, pois a  Rainha do carnaval Palhocense de 2011 foi a representante do Arreia o Copo, a senhorita Aícha Costa.
A jovem é muito bonita e de família que tem samba no pé. Certamente será uma forte candidata ao título.
A Diretoria do Bloco está tentando disponibilizar um ônibus para o deslocamento dos componentes e simpatizantes até a Praia da Pinheira, com o objetivo de fazer uma grande festa e uma grande torcida para nossa candidata.
Vamos torcer!

domingo, 22 de janeiro de 2012

QUEM DIRIA! O FMI PEDE DINHEIRO AO BRASIL PARA SALVAR A EUROPA

Fonte: site conversaafiada.com.br
Na  quinta-feira (20/01) , saiu na Folha/SP que o FMI precisa de US$ 500 bilhões para aliviar a Europa e já solicitou dinheiro ao Brasil.  Como todos  sabemos, o Brasil não só pagou o que  devia, como passou a emprestar dinheiro ao FMI.
A Presidenta Dilma (PT) já mandou dizer que só vai pingar dinheiro se o Brasil tiver mais votos no FMI e se os países beneficiados fizerem um acordo com aquelas famigeradas “cartas de compromisso”com o FMI.
Quem pode, pode … ( do site: conversaafiada)

“Se o PT mudou o Brasil! Pode mudar também a Palhoça”.

sábado, 21 de janeiro de 2012

BRASILEIROS APROVAM O GOVERNO DILMA (PT)

A presidente Dilma Rousseff atingiu no fim do primeiro ano de seu governo um índice de aprovação recorde, maior que o alcançado nesse estágio por todos os presidentes que a antecederam desde a volta das eleições diretas, informa reportagem de Bernardo Mello Franco, publicada na Folha deste domingo.
Segundo pesquisa Datafolha, 59% dos brasileiros consideram sua gestão ótima ou boa, enquanto 33% classificam a gestão como regular e 6% como ruim ou péssima.
Ao completar um ano no Planalto, Fernando Collor tinha 23% de aprovação. Itamar Franco contava 12%. Fernando Henrique Cardoso teve 41% no primeiro mandato e 16% no segundo. Lula alcançou 42% e 50%, respectivamente.
O Datafolha ouviu 2.575 pessoas nos dias 18 e 19 de janeiro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

SENAI/SC – ABRE INSCRIÇÃO PARA CURSOS GRATUITOS DE FORMAÇÃO TÉCNICA E DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

O SENAI de Santa Catarina está com inscrições abertas para mais de 5.800 vagas em cursos gratuitos de nível técnico e de qualificação profissional (menor duração). As formações são oferecidas em parceria com o poder público dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e voltado para alunos de escolas públicas e pessoas com carência financeira. Há opções de cursos em 35 cidades do estado, realizados nos períodos matutino ou vespertino. (Veja abaixo a lista de cursos nas cidades da grande Florianópolis).

Os cursos técnicos são voltados para estudantes de escolas públicas que estejam frequentando a partir do segundo ano do ensino médio (ou a partir do segundo semestre, no caso de alunos de Educação de Jovens e adultos). As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de fevereiro nas unidades do SENAI ou na secretaria da escola do candidato. A seleção será por meio de sorteio.

Há ainda opções de cursos de qualificação profissional destinados a pessoas com escolaridade a partir do 4º ano do ensino fundamental e com cadastro nas secretarias de assistência social de suas cidades. As vagas para esses cursos também valem para os dependentes e inscrições podem ser feitas nas unidades do SENAI, nos postos de atendimento do SINE (Sistema Nacional de Emprego) ou nos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) dos municípios.

Veja a lista dos cursos de qualificação (para pessoas cadastradas nas secretarias de assistência social)

Florianópolis
Operador de Computador
Programador Web
São José
Mecânico de Menutenção de Refrigeração e Climatização Doméstica
Pedreiro de Revestimentos em Argamassa
Pedreiro de Revestimentos em Argamassa

Veja a lista de cursos técnicos (para alunos do ensino médio)

Florianópolis
Técnico em Automação Industrial
Técnico em Informática para Internet
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Técnico em Informática
Palhoça
Técnico em Edificações
Técnico em Edificações
Técnico em Manutenção Automotiva
São José
Técnico em Mecânica
Técnico em Eletrônica
Técnico em Eletrotécnica
Técnico em Informática
Técnico em Informática para Internet
Técnico em Logística
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Técnico em Segurança do Trabalho
Fonte: FIESCNET- Diogo Honorato
Assessoria de Imprensa do Sistema FIESC
diogo.honorato@fiescnet.com.br


sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

FEIJOADA DA DADÁ - 6° EDIÇÃO (Sábado de Carnaval) EM PALHOÇA

 A Família NERI DA ROSA da Rua de Trás, promoverá a 6° EDIÇÃO da Feijoada da Dadá no Estádio do Guarani, em Palhoça.
Mantendo a tradição o evento será realizado a partir das 12:00  do sábado de carnaval (18/02).
O objetivo da família é reunir velhos e novos amigos para saborear uma deliciosa feijoada com muito samba e alegria. Estão sendo esperadas 300 pessoas e a estrutura utilizada no estádio será a mesma montada para receber  na segunda-feira os foliões do Bloco Arreia o Copo, também da Rua de Trás.
As camisetas da Feijoada estão sendo vendidas ao preço de R$ 28,00 e podem ser adquiridas com qualquer dos 11 filhos do DIDI e da DADÁ.
Reserve já a sua! Se preferir, ligue para o Edésio ( Dedezo) – 9933-1550
Contato do blog: ialfredogsantos@gmail.com

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

CARNAVAL 2012 EM PALHOÇA - 4° EDICÃO “ARREIA O COPO”

O Bloco Carnavalesco Arreia o Copo do centro de Palhoça nasceu na rua de Trás, com o objetivo de reunir amigos e famílias para brincar o carnaval com alegria, descontração e principalmente com segurança. O Bloco promete fazer  este ano o maior e melhor desfile de todas as edições.

Para tanto, está praticamente tudo definido. Serão novamente 300 componentes e o desfile como de costume na segunda –feira de carnaval, (20/02). A concentração do Bloco será no Estádio do Guarani, onde será armada uma grande estrutura para conforto e alegria de todos. Os portões serão abertos a partir das 19:00 horas. Haverá 40 Caixas de Cervejas, refrigerantes, muita água e 800 latinhas à disposição dos foliões para o desfile, além da tradicional canja de final de noite. Haverá também barracas que servirão churrasquinho, pastéis e outros.

A camiseta está sendo vendida ao preço de R$ 50,00. Os foliões poderão comprá-la nas lojas VEST HOMEM E NA PAPELARIA PALHOÇA, ambas no centro de Palhoça. Poderão adquirir também com a GRAZI e MARQUINHO na Rua de trás e com IRAN, pelo fone 9151-9428. Cada camiseta acompanhará um CD contendo o samba do Bloco.

A novidade deste ano será a bateria FLORIPA SAMBA SHOW, que acompanhará o bloco em todo o percurso pelo centro de Palhoça, juntamente com caminhão de trio elétrico puxando o Samba do Bloco com o seguinte refrão:

“Arreia, Arreia o Copo, o Show vai começar, por que hoje é carnaval vamos comemorar, à amizade entra em cena novamente e a tristeza aqui não tem lugar” Bis...

PROGRAMAÇÃO:

19:00: Abertura dos portões do Estádio do Guarani (centro de Palhoça)

20:00: Show com a banda de pagode “Chega Junto” de Palhoça.

22:30: Ronca os tambores (Início do aquecimento com a Bateria Floripa Samba Show)

23:00: Início do desfile pelo Centro de Palhoça. Saída do Estádio do Guarani, contorna a praça indo ao clube 7 e Pizzaria Baraúna. Após,  retornam todos ao Estádio Guarani.

24:00: Som com DJ Arreia o Copo.

02:00: Encerramento e distribuição de canja.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com

domingo, 15 de janeiro de 2012

PALHOÇA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS - Belo Artigo do Amigo Odilon Silva, que compartilho!

                  A crescente demanda dos serviços públicos no contexto do município de Palhoça, nas últimas décadas, tem raízes históricas. A emergência com que se operou o crescimento da cidade veio transformar sua rotina de “cidade dormitório” (pelo fato de estar próxima a Capital do Estado e grande parte de sua população depender do atendimento dos seus serviços, como educação, saúde, trabalho e lazer), num centro de atração pela demanda de maior espaço físico com a implantação de unidades industriais, comerciais e de serviços próprios em sua área territorial .
               Até então a pequena infra-estrutura disponível no município se transformou num “gargalo”, acarretando o estrangulamento de toda uma cultura centenária e conservadora que marcava os seus passos lentos rumo a um futuro, por assim dizer, antecipado.
                     A par dessas circunstâncias o poder público do município deparou-se com um emaranhado lote de serviços que o crescimento emergente propiciou, exigindo-lhe uma atenção redobrada dos fatos que lhe circundavam com todo esse episódio verificado e acontecido em seu território geográfico até então considerado frágil.
                     A cidade de um lado só (entre a BR-101 e o mar) agora se expandiu para o lado oposto que era considerado o seu interior inexplorável. Foram problemas das mais diversas ordens e grandezas surgidos num curto espaço de tempo, tais como o aumento populacional crescente, a demanda por moradias sem que um zoneamento urbano o contemplasse, aliado a toda uma escassez de infra-estrutura nunca imaginada.
                     Da arquitetura urbana instalada no centro de Palhoça resta apenas o antigo prédio da Prefeitura. Casarões em diversos estilos, sem nenhuma fiscalização por parte do poder público, foram sendo demolidos e em seus lugares foram construídos prédios “caixotes”, sem nenhuma identidade com a colonização e a história de Palhoça. Até o Jardim Nereu Ramos, que tem a denominação de Praça 7 de setembro e ostenta o busto do ex-governador Ivo Silveira, está se transformando num verdadeiro calçadão do tipo moderno, rodeado de vendedores ambulantes pelas suas calçadas. Para quem viu, onde estão aquelas árvores ornamentais, em suas diversas formas desenhadas e aparadas com cuidado pelas mãos abençoadas daquele jardineiro, conhecido como “Seu Flor”?
                      Circular nas ruas do centro da cidade, onde se instalaram clínicas e consultórios modernos, escolas públicas e particulares, além de toda uma gama de serviços é um verdadeiro caos. Como se pode conduzir uma pessoa doente até uma Clínica, uma vez que ela está instalada em local inapropriado, sem espaço para estacionamento ou até mesmo para parar um veículo?
                      A resposta é que Palhoça se transformou numa terra de emigrantes que se apóiam e se perpetuam no poder, sem ter qualquer identidade com as reais aspirações do seu povo e de sua cultura.
                      Ou exigimos, de imediato, que um planejamento urbano seja implementado na cidade, de forma a contemplar a sua identidade com a identidade do seu povo, ou Palhoça, além de ter se transformado numa terra de emigrantes, em breve poderá se transformar numa terra de ninguém.
                      O debate está aberto às pessoas, pretensas a disputarem cargos políticos no município de Palhoça, no decorrer deste ano.
   Que todos tenham um feliz ano de 2012.
Odilon A. Silva, servidor público (TJSC), aposentado. Bacharel em Ciências Econômicas (UFSC), Pós-Graduado em Gestão do Serviço Público (UNISUL) e Parapsicólogo (IPCM-Joinville).

sábado, 14 de janeiro de 2012

ESTADO DIVULGA CALENDÁRIO ESCOLAR DE 2012

A Secretaria de Estado da Educação (SED), divulgou na quarta-feira  11/01, o Calendário Escolar da rede estadual de ensino de Santa Catarina para o ano letivo de 2012. Ficando assim definido:

08/02/2012 - Início das atividades com os professores e demais servidores;
14/02/2012 - Início das aulas do 1º semestre para os alunos;
16/07/2012 a 27/07/2012 - Recesso escolar para os alunos;
30/07/2012 - Início das aulas do 2º semestre;
10/12/2012 a 14/12/2012- Recuperação
17/12/2012 a 21/12/2012- Exames finais
21/12/2012- Término das atividades escolares de 2012

Nos dias 21 de fevereiro, 06 de abril, 21 de abril, 1º de maio, 07 de junho, 07 de setembro, 12 de outubro e 02 e 15 de novembro (feriados nacionais) e 15 de outubro (Dia do Professor), não haverá atividades escolares.

"A organização do Calendário Escolar com 205 dias permite à escola o acréscimo dos dias destinado ao conselho de classe e ao feriado municipal, garantindo assim os 200 dias letivos aos alunos", informou a Secretaria da Educação em seu site.

POLÍCIA PRENDE OS SUSPEITOS DO TRIPLO ASSASSINATO EM PALHOÇA

A Polícia Civil de Palhoça prendeu, na sexta-feira, dia 13, à noite, quatro susp...eitos de envolvimento no assassinato de Gelson Aparecido de Souza, 32 anos, e de seus filhos Gean, nove anos, e Victor, cinco, no Bairro Bela Vista. O pedreiro Rogério Vas, 21 anos, confessou ter sido contratado por um traficante para ajudar a matar o mestre de obras, que era seu vizinho.

Segundo a polícia, a motivação do crime foi a instalação de uma câmera de vigilância na casa da vítima, o que incomodou o chefe do tráfico. Gelson teria se negado a desinstalar o equipamento.

O pedreiro preso disse que executou as duas crianças, a golpes de pé de cabra, porque um dos meninos o conhecia.

— Matei porque um tentou fugir e eu peguei ele. Um deles me conhecia, a gente brincava junto — confessou Rogério, que disse ter sido contratado por R$ 350.

Além do pedreiro, foram presos, apontados por ele, um jovem de 21 anos, um adolescente de 16, e um homem de 31. Este, apontado como mandante do crime e chefe do tráfico no Bairro Serraria, em São José.
Ver mais
 
Fonte: Mural do facebook De: Marcos Oriques Oriques

GARANTIDA A IMPLANTAÇÃO DO PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO

O chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, afirmou nesta semana que o governo mantém o compromisso de pagar o piso nacional do magistério até o final de 2014, mesmo que seja confirmado o reajuste de 22%. Porém, destacou as dificuldades para se chegar nesse patamar.

O piso nacional, com o reajuste de 22%, pulará de R$ 1.187,00 para aproximadamente R$ 1.450,00. Governadores estão pressionando o Governo Federal para que a fórmula de correção do piso seja modificada, adotando o INPC, que mede o índice de inflação, atualmente na casa dos 6,5%.

Em Palhoça, com certeza, não teremos um início de ano tranquilo. A prefeitura não reconhece e não paga o Piso Nacional aos professores municipais. Uma vergonha e uma falta de respeito ao nosso magistério.


Professores, vamos a luta!

Contato: ialfredogsantos@gmail.com

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

MOBILIDADE URBANA - PEDALA PALHOÇA!

RIO GRANDE: Andar de bicicleta é um perígo constante
Vias públicas de Palhoça não proporcionam segurança para o uso da bicicleta.

A falta de ciclovias ou ciclofaixas nas vias públicas municipais é o principal limitador ao uso da bicicleta nos deslocamentos. "Não é seguro mesmo".
A Prefeitura é responsável pelo planejamento de ruas e avenidas e a Câmara Municipal pela aprovação, ambos os poderes não incluem nos projetos faixas exclusivas para ciclistas, ignoram a bicicleta como alternativa de transporte.
Vivemos em uma sociedade que cultivou o hábito de ver o automóvel como um símbolo de status, ignorando o papel do ciclista na mobilidade urbana. Porém, a utilização da bicicleta como meio de transporte envolve uma grande melhoria na qualidade de vida, reduzindo a poluição e emissão de ruídos, promovendo a inclusão social, minimizando custos de mobilidade, garantindo maior fluidez no trânsito, prezando pela saúde do meio ambiente e pelo bem-estar das pessoas.


Foto: Bairro Rio Grande
Mas se pedalar traz tantos benefícios, por que então as pessoas não utilizam mais as bicicletas como meio de transporte?
Pelo receio que se tem de sofrer um acidente nas vias repletas de carros, caminhões e ônibus. A verdade é que centenas de pessoas que residem em Palhoça não pedalam mais porque não existe um planejamento viário mínimo que permita o deslocamento de ciclistas com segurança e conforto.
Sabendo dos benefícios associados à bicicleta, nossa proposta é reverter essa situação, através da organização, planejamento de ações e mobilização dos usuários de bicicleta em Palhoça.
Hoje o Brasil possui um programa específico para a bicicleta que tem o potencial de catalisar o desenvolvimento de projetos viários que contemplem o uso da bicicleta como meio de transporte.
Uma oportunidade de unir a família
Proponho a criação de um programa Municipal que deverá ser chamado de “Pedala Palhoça”, com as seguintes ações:
- Iniciamente, vamos organizar passeios ciclísticos e BICICLETADAS para promover conscientização da bicicleta como meio de transporte;
- Vamos promover pesquisas e entrevistas para traçar o perfil do usuário de bicicletas;

Isso sim é uma ciclovia
- Vamos planejar um sistema cicloviário para toda a PALHOÇA, contemplando infra-estrutura, medidas educacionais e integração com transporte coletivo, buscando apoio institucional público, privado e político;
- Vamos promover campanhas com fins educativos sobre os direitos e deveres do ciclista visando à ampliação do uso da bicicleta com produção de cartilhas educativas para ciclistas e motoristas.
PEDALA PALHOÇA! O PT FEZ PELO BRASIL E PODE FAZER TAMBÉM POR PALHOÇA.
 

PARA RECEBER O SALÁRIO, SERVIDOR PÚBLICO JÁ PODE OPTAR POR BANCO DE SUA PREFERÊNCIA

O servidor público que recebe pagamento em conta-salário já pode pedir a transferência automática do dinheiro para o banco que escolher. Esses trabalhadores foram os últimos a ter acesso ao benefício. Os da iniciativa privada têm esse direito desde 2009.
Com o prazo maior para a entrada em vigor do benefício ao funcionalismo público, os estados e municípios puderam oferecer por mais tempo o atrativo dos pagamentos aos servidores na hora de leiloar as folhas às instituições financeiras.
Segundo as regras estabelecidas pelo governo, para transferir o salário para outra conta diferente da aberta pelo empregador, é preciso que a indicação seja feita por escrito à instituição financeira. O banco é obrigado a aceitar a ordem no prazo de até cinco dias úteis e os recursos devem ser transferidos para o banco escolhido pelo empregado no mesmo dia do crédito do salário, até as 12 horas.
A conta-salário é diferente da conta-corrente por ser destinada ao pagamento de salários, aposentadorias e pensões e por se tratar de um contrato firmado entre a instituição financeira e a empresa empregadora e não entre o banco e o empregado. Na conta-salário, o cliente não tem direito a talão de cheques e não pode receber outros depósitos além do salário.
Fonte: Diário do Comércio de 02/01/2012

domingo, 8 de janeiro de 2012

PALHOÇA/BARRA DO ARIRIÚ - RETRATOS DO DESCASO DAS AUTORIDADES MUNICIPAIS


Foto ao lado: Aterro da praia do Bairro da Barra do Aririú, Palhoça/SC. Conjunto de horror: Sofá, lixo e urubus a beira do mar. Ausência total do poder público municipal e de nossos representantes.
Infelizmente, perdemos totalmente o sentido de “COMUNIDADE”. A culpa é de todos nós.

“Do ponto de vista da sociologia, uma comunidade é um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico”.
- Precisamos, resgatar o espírito comunitário onde a coisa tem que ser boa pra todos e não para um grupo ou apenas para derterminadas famílias que possuem poder político.

No passado, tivemos muita coisa que era da comunidade, como o Atlântico, a Banda de Música e a grande festa do Sirí. Perdemos tudo.
- Vamos mudar essa história de abandono. Precisamos resgatar inicialmente a alta estima da população e iniciar um processo de retomada do espírito comunitário que está adormecido no coração de cada cidadão.

Vejam as demais fotos e façam uma reflexão. Merecemos isso?

Parque abandonado, sem manutenção colocando em risco as crianças que alí procuram brincar.
- Campo de futebol, com traves enferrujadas prestes a cair. Conjunto pronto para causar um acidente
- Esgoto correndo em céu aberto jogado diretamente ao mar sem tratamento. Falta saneamento básico.


- Garrafas estão jogadas por toda a praia, colocando em risco todos que por ali transitam. Para limpeza e retirada de todo o lixo será  necessário mais de um caminhão.
Lixo e entulhos são jogados e deixados a beira mar por toda a orla do mar, como se fosse a coisa mais normal do mundo. Falta fiscalização, mas também muita educação.

Lixo! Muito lixo por toda parte. Temos que mudar isso! Mas como? Precisamos de Educação e resgatar o espírito de COMUNIDADE.
Muito lixo! Um verdadeiro show de horror, observem, o rio Pachecos passa ao fundo. Não há respeito nenhum ao meio ambiente.
Restos de madeiras (entulhos) são de depositadas a beira do rio de qualquer forma, tornando o ambiente propício a proliferação de ratos.
Acho que chegamos no fundo do posso!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

CANCELADA A PESQUISA NO BLOG

Durante alguns dias da enquete do meu blog que perguntava aos leitores: "Em quem você votaria hoje para prefeito em Palhoça?", recebi algumas denúncias de suposta manipulação de votos. Fiz uma investigação e o fato ficou comprovado, constatei que os votos aconteciam em massa num determinado horário, o que me levou a cancelar a pesquisa. Segundo informações que chegaram ao meu conhecimento, pessoas ligadas a determinados candidatos, estariam votando sucessivamente.
Inicialmente, esclareci que não havia essa possibilidade diante do mecanismo que só permite um voto por computador a fonte.
No entanto, um amigo técnico em informática, explicou:
"Existem duas possibilidades: a primeira delas é um programa que se pode fazer download e ser instalado facilmente que altera o IP do computador, logo, podem ocorrer vários votos de uma mesma máquina. A segunda é a seguinte: computadores com serviço de internet velox auteram o IP cada vez que é reiniciado, em consequencia disto, uma mesma pessoa pode votar diversas vezes simultaneamente", explicou.
O IP é um código de identificação do computador, funciona como se fosse uma placa de um carro, ou o número de identidade de uma pessoa.
Dessa forma, só me restou cancelar a pesquisa para preservar a credibilidade do blog.
Peço desculpas e agradeço aquelas pessoas que de boa fé votaram.

“INFRAESTRUTURA EFICIENTE. É ASSIM QUE SE FAZ”. DIZ A PLACA.

A foto ao lado registra a situação da Rua Nelson Alves, na Barra do Aririú, em Palhoça. Após longos 30 anos de espera pelos moradores a rua está sendo pavimentada. “Dizem alguns, que é um grande favor”.  Porém, a recém colocada rede pluvial não está funcionando.
O alagamento está provocando transtornos aos moradores que se aventuram a passar por ali. Diz a placa da Prefeitura: “Infraestrutura Eficiente. É assim que se faz”. Pode rir, isso é uma piada.
Por todo o centro histórico do bairro da Barra do Aririú as ruas estão intransitáveis. O problema não é novo, várias reclamações já foram feitas aos órgãos da prefeitura, mas falta sensibilidade, inteligência e vontade política para resolver o problema.
Estou enviando um mapa do bairro aos nossos representantes, talvez assim o pessoal da prefeitura consiga localizar o bairro e as ruas.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

GOVERNO DO ESTADO PRORROGA VIGÊNCIA DO PROGRAMA PRÓ-CARGAS

Estado também alterou redação sobre o crédito e diferimento de ICMS para empresas que atuam no setor de transporte rodoviário de cargas
O Governo do Estado prorrogou, por meio do decreto 720/2011, o Programa de Revigoramento do Setor de Transporte Rodoviário de Cargas de Santa Catarina (Pró-Cargas) até o dia 31 de dezembro de 2012. Instituído pela lei 13.790 de 2006, o programa estabelece, entre outros benefícios, o diferimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para as empresas do setor.
Foram feitas ainda modificações no texto da lei, que estão em vigor desde o dia 1º de janeiro. A partir de agora, as empresas que exercem a atividade de transporte rodoviário de cargas somente terão direito ao crédito do ICMS quando as aquisições de materiais destinados para uso ou consumo (lubrificantes, aditivos, pneus, câmaras de ar e peças de reposição) forem feitas em Santa Catarina. Anteriormente, o crédito era previsto também nas operações interestaduais.
Outra mudança é que, em substituição aos créditos efetivos do imposto, as empresas poderão optar por um crédito presumido equivalente a 40% do valor do imposto devido. Com relação ao diferimento do ICMS nas vendas de caminhões e implementos rodoviários, a nova redação permite o benefício quando os veículos forem adquiridos em Santa Catarina. O percentual para aplicação do crédito presumido foi reduzido, de 7% para 5,6%, quando se tratar de comercialização de câmaras frigoríficas para caminhões dentro do Estado.
Fonte: site da SEF/SC

domingo, 1 de janeiro de 2012

MORREU MARICLÉIA, UMA GUERREIRA DAS CAUSAS SOCIAIS E DA SAÚDE PÚBLICA

Na foto: Manoel, Maricléia e Iran
É com profunda tristeza que informo a morte da nossa companheira de luta, a técnica em enfermagem Maricléia Raimundo, 41 anos, ocorrido na noite de sábado (31/12), após sofrer acidente automobilístico no Morro dos Cavalos em Palhoça/SC. Maricléia dirigia sentido Praia da Pinheira- Centro de Palhoça, onde iria passar as festas de fim de ano com a família. Palhocense de 41 anos, mãe de dois filhos era servidora pública do estado da área da saúde, começou  sua carreira em 1995, no Hospital Nereu Ramos, era uma pessoa dedicada às causas sociais, ao interesse público e ao trabalho.
Atualmente trabalhava como Diretora do Sindicato dos Servidores da Saúde do Estado e tinha uma atuação destacada reconhecida por todos. Em sua trajetória de vida Maricléia teve atuação intensa na política e na militância do Partido dos Trabalhadores (PT), dedicou sua vida a luta pelo menos favorecidos, ao reconhecimento e a valorização dos profissionais da área da saúde do Estado. Era uma líder nata, guerreira, sempre pronta a servir, tive o privilégio de conhecê-la.

Neste momento de dor e sofrimento, uno-me aos amigos e familiares em suas orações, rogando a Deus que a receba em paz, lhe dando o descanso eterno.