segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

LAMENTAMOS E REZAMOS PELAS VIDAS PERDIDAS. PORÉM, PRECISAMOS APRENDER COM A TRAGÉDIA

Quem não reconhece a porta dos problemas, termina deixando-a aberta, e as tragédias surgem. “O combate nada tem a ver com a briga.” (Paulo Coelho)
Será que nas escolas nossas crianças e professores estão preparados para agir em caso de um incêndio ou inundações por enxurradas e temporais?
Infelizmente foi preciso acontecer esta tragédia em Santa Maria no Rio Grande do Sul, para acordar e ensinar as autoridades brasileiras e a sociedade em geral algo que todos precisam aprender a PREVENÇÃO.
Prevenir incêndios é tão importante quanto saber apagá-los ou mesmo saber como agir corretamente no momento em que eles ocorrem.
Início de incêndio e outros sinistros de menor vulto podem deixar de transformar-se em tragédia, se forem evitados e controlados com segurança e tranquilidade por pessoas devidamente treinadas. Na maioria das vezes, o pânico dos que tentam se salvar faz mais vítimas que o próprio acidente.  No Japão, primeiros socorros, treinamentos e exercícios de evacuação e de sobrevivência são realizados nas escolas já na primeira infância.
Segundo os especialistas em segurança, o mais correto em lugares de grandes aglomerações com espaços limitados como: bibliotecas, teatros, cinemas, danceterias, supermercados, creches e escolas, são de que todos os usuários conheçam práticas estabelecidas sobre os cuidados preventivos e de comportamento diante de um incidente no estabelecimento. Dentro do possível até promovendo exercícios, através de simulações de incêndios, inundações por enxurradas e temporais situações mais comuns em nosso país. Esse tipo de prática contribui suficientemente para a prevenção e a segurança de todos.
Precisamos aprender a lição, além da obrigatoriedade de adquirir e conservar os equipamentos de segurança é preciso ensinar a todos os usuários desses estabelecimentos de grandes aglomerações como manusear o extintor e principalmente como abandonar o recinto, quando necessário.

CONTATO: ialfredogsantos@gmail.com