quarta-feira, 21 de maio de 2014

É NECESSÁRIO PREPARAR OS JOVENS PARA A POLÍTICA E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA

JOVENS PALHOCENSES EM MANIFESTAÇÃO
NAS RUAS DA CIDADE -2013
Precisamos levar  em consideração e respeitar a opinião dos jovens. Fortalecer suas atuações. Estes deveriam ser os principais objetivos que muitas formações na área de participação política deveriam ter. Precisamos de Jovens independentes, críticos e formadores de opiniões.
Estou trabalhando num projeto pedagógico de educação não formal que está sendo elaborado para a valorização e construção do pensamento e do conhecimento, como ferramenta para despertar a autonomia do cidadão palhocense.
Através desse projeto que apresentarei ao meu partido o PCdoB, buscaremos o desenvolvimento de interesses, competências e habilidades de jovens para a política e para o exercício da cidadania.
As atividades multidisciplinares propõem o estímulo à criatividade, de forma sistêmica, como recurso para buscar melhores soluções para as questões e demandas coletivas de nossa cidade.
Nosso grande desafio é despertar a transformação da população a partir do exercício da cidadania incentivando uma cultura de solidariedade e de interesse pelas causas sociais e políticas de Palhoça.
Jovens alienados e passivos sempre existiram assim como jovens conscientes e politicamente atuantes. O jovem palhocense tem que ser o sujeito da transformação de nossa cidade.  Os jovens atuais não são diferentes dos jovens de outrora, mudou apenas os meios de que dispõem para desenvolver sua consciência crítica ou para manifestar sua postura política. O jovem que participa, vive o presente, não apenas se prepara para o futuro. A juventude é a época das inflexões. Só os jovens têm capacidade e energia suficientes para assumir ou mudar os valores e práticas na política do município. Daí a importância dos jovens na participação da construção política de um projeto que pode mudar a forma de gestão pública em Palhoça. 
Parece que aos partidos políticos tem se interessado até agora, apenas pela capacidade de mobilização desses jovens em épocas eleitorais. Pouco ou nada investem na chamada e decantada formação política dessa juventude.
Vamos mudar e transformar nossa cidade.