sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

POSTOS DE SAÚDE DE PALHOÇA SEM PEDIATRA HÁ OITO MESES

Palhoça passa por importante transição social e cultural com a chegada de milhares de emigrantes vindos das mais variadas regiões. Essa emigração está resultando num aumento da  necessidade de serviços públicos.
Entre os serviços públicos de maior necessidade estão os do sistema de saúde que tem reflexos diretos no bem-estar da  população.
O SUS é resultado de 30 anos de luta pelo direito à saúde, e pode ser considerado a maior política pública em construção no Brasil. Apesar dos avanços, sabemos que ainda é necessário superar problemas.
Embora sejam feitos ao município repasses de recursos financeiros volumosos por parte do governo Federal, a Palhoça não se preparou para se adaptar às novas demandas na área da saúde, não houve nesse tempo um planejamento para criação de uma estrutura de atendimento mais humano, personalizado, rápido e que ofereça respostas às demandas da municipalidade. 
 É preciso priorizar investimentos em programas e projetos para promoção da saúde e prevenção de doenças, apoiada por planos articulados com outros setores (educação, meio ambiente, etc.) para atuar nas causas e ir além das consequencias.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com