terça-feira, 16 de outubro de 2012

EM PALHOÇA O ASFALTO É JOGADO SOBRE LAJOTAS SOLTAS E SUJAS DE AREIA E BARRO

Estrada geral da Barra do Aririú
O resultado inicial é bom e bonito. No entanto, dentro de 60 dias os problemas começam a surgir. As lajotas soltas começam a trabalhar e o asfalto inicia um processo de rachaduras que permite a infiltração de água. Assim, se inicia outro processo o de esfacelamento do asfalto que cria enormes crateras, tornando-se verdadeiras armadilhas para os veículos e pedestres.
Como deveria ser feito?
 - Primeiro proceder à retirada de todas as lajotas. Depois, deveria ser realizado um estudo de nível, para acertar a altura da rua com a das casas. Em seguida, vêm a limpeza e terraplenagem do terreno. Se o solo for resistente, adicionam-se entre 5 e 10 centímetros de terra semelhante à original para reforçar. Se ele for instável, como o de um brejo, a camada pode ir de 60 centímetros a 3 metros de espessura.
2. A sub-base, ou base granular, é um estrato de cerca de 15 centímetros, geralmente composto de pedras de 7 a 10 centímetros de diâmetro. Os espaços vazios são preenchidos com pó de pedra e compactados com rolo compressor.
3. Com 7,5 centímetros de altura em média, a base é feita de pedras de 2 a 5 centímetros, cujos formatos se encaixam após a compactação. Os espaços são preenchidos com asfalto diluído, que impermeabiliza e dá liga. Na superfície é aplicada uma película de um tipo de asfalto chamado emulsão asfáltica, que gruda a base ao revestimento que virá por cima
4. O pavimento é revestido com cerca de 5 centímetros de concreto asfáltico. O asfalto é um material negro derivado de petróleo que começa a amolecer e a ficar grudento a partir de 50 ºC. Quando esfria, endurece e fica bem preso à base. Os asfaltos modernos, que precisam agüentar muita carga, têm aditivos químicos e restos de pneus para durar até 30 anos.
Por fim, em Palhoça parece ser tudo diferente de outras cidades.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com