Na foto: Os novos Faixas Pretas com os Mestres e convidados |
No Sábado 20/10, no Centro Comunitário da Barra do Aririú, cinco atletas alunos do Mestre Vanderlei Santana foram graduados 1º DAN Faixa Preta. A noite de graduação contou com a presença do mestre Miguel, Mestre Ari dias, Mestre Adelino – (Presidente da Federação Catarinense de Taekwondo), Professor Alexandre Ferreira da academia KOMBAT, Iran Alfredo dos Santos, representando o Deputado Volnei Morastoni no evento, Marta Koerich Presidente da DIGNHUS, familiares e amigos dos graduados.
A importância desses eventos no município deve-se ao fato do Taekwondo ser um esporte excelente para manter jovens e crianças longe da marginalidade. A atividade desenvolve a parte física e mental dos praticantes que são de ambos os sexos e de todas as faixas de idade. O taekwondo é hoje, no Brasil, o esporte de luta mais praticado por mulheres.
A luta desenvolve a coordenação motora, trabalha a memória, ensina disciplina e valores, bem como noções de hierarquia e respeito. Além disso, desenvolve o espírito de luta, autoconfiança, a vontade de liderança, a seriedade, a paciência e a humildade.
Um grande exemplo da importância do esporte no desenvolvimento físico e mental foi a recuperação do mestre Ari Dias, que ficou dois meses em coma e, segundo relatos médicos o seu corpo sobreviveu a um grave acidente de moto graças à prática do esporte a mais de quarenta anos. Segundo testemunho do próprio Mestre, o autocontrole e a perseverança desenvolvidos no Taekwondo estão lhe dando a confiança nesta fase de recuperação.
Na foto : Mestre Ari e Marta |