Segundo informações do DNIT, o projeto executivo de engenharia para solução da transposição do Morro dos Cavalos considerou questões técnicas e ambientais, bem como aspectos relacionados com a FUNAI, para resolução de problemas referentes à comunidade indígena situada no local. O empreendimento está inserido no PAC - Plano de Aceleração do Crescimento e será custeado integralmente com recursos do Orçamento Geral da União. O projeto da Travessia do Morro dos Cavalos deve harmonizar-se com o traçado de implantação de túnel duplo com duas galerias.
A pista atual servirá como acesso às localidades circunvizinhas da Baixada do Massiambu e do Parque da Serra do Tabuleiro, bem como alternativa para uso dos usuários da rodovia no caso da eventualidade de qualquer problema de interrupção de circulação na nova diretriz envolvendo o túnel duplo.
No atual traçado será detalhado o projeto de contenção da encosta no lado esquerdo do Morro,com o intuito de aumentar a segurança contra possíveis deslizamentos, objetivando a proteção da aldeia da comunidade indígena Guarani ali residente. O complexo viário contará também com viaduto para propiciar o acesso à localidade do Canto da Enseada do Brito.
Contato: ialfredogsantos@gmail.com