quinta-feira, 31 de maio de 2012

VAMOS PRESERVAR E SALVAR OS RIOS E MANGUES DE PALHOÇA. AINDA HÁ TEMPO!

Foto: Tirada na Ponte do Imaruin. No fundo morro do Tomé
e morro do Cambirela
A preservação do meio ambiente em Palhoça é importante tanto para os animais quanto para nós seres humanos que vivemos nesta cidade. Os mangues em Palhoça, por exemplo, são ecossistemas de transição entre a serra e o mar. Suas águas são ricas em sais minerais e matéria orgânica. Porém a poluição vem destruindo nossos manguezais.
Esta poluição é causada por esgotos jogados nos mangues, oriundos de casas, prédios, indústrias e por postos de combustíveis.
Devemos ter consciência que a relação entre os seres vivos entre si e com o ambiente permite a sobrevivência das espécies e que os ecossistemas precisam estar em equilíbrio dinâmico para que possam oferecer boas condições ao desenvolvimento da vida.
Uma das causas da depredação do meio ambiente em nosso município é o derramamento de óleo combustível nas valas, riachos e rios que desembocam em nosso mar (baia sul).
O óleo flutua na água porque é menos denso que a água, formando uma camada que impede a penetração de gás oxigênio e de luz do Sol. Sem oxigênio, os peixes morrem e sem luz solar, as plantas não realizam a fotossíntese.
Outra importante causa da poluição dos rios e do mar (baia sul) em Palhoça é a falta de tratamento do esgoto doméstico. O problema é grave, já que, 98% dos domicílios palhocenses não possuem acesso a rede de coleta de esgoto.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com