Foto: feijoada do PT na Barra do Aririú em 2012 |
Chamaram minha atenção as
declarações do Camilo em seu discurso de posse quando elegeu apenas a saúde, a
mobilidade urbana e pavimentação de ruas como suas prioridades.
Conforme declarações do prefeito, infelizmente
o saneamento básico e a educação não serão prioridades. Lamentavelmente no
momento que assume a gestão da cidade o prefeito Camilo esquece os dois maiores
e importantes problemas do município. Prioridade nesses seguimentos só existiu
no discurso político de campanha.
Cito um fato esclarecedor: segundo
pesquisa do IBGE, 51% da população palhocense é analfabeta ou semi-analfabeta e
98% do município não possui rede de esgoto tratada. Em Palhoça existem milhares
de crianças fora da escola e chegam completar 10 anos de idade analfabetos.
Ora, um resultado desses era para causar indignação de qualquer governante que
inicia seu mandato, era para causar uma revolução na cidade. Mas que nada, eles
querem é uma população burra e desinformada.
O governo municipal faz de conta, a
sociedade não se rebela e isso se arrasta por décadas. Pra mim, é uma amostra
que a educação não é e não será prioridade para a gestão que se inicia. Até
poderá ser prioridade para a classe média, para o rico, mas para o filho do
trabalhador, do desempregado, não.
A rede municipal de ensino se encontra
numa situação crítica, rede física totalmente deteriorada e deficitária para a
demanda existente, estima de professores e alunos lá em baixo e poucas perspectivas
de melhoras.
Um bom sistema educacional precisa
garantir três pilares: o acesso à rede, permanência da criança no sistema e a
garantia do êxito.
É preciso assumir esse desafio. Após 8 anos de
abandono e descaso com a educação municipal pela secretária Jocelete no governo
Ronério, esperava que o prefeito Camilo fizesse um choque de gestão nessa área.
É preciso recuperar a rede física
existente, construir urgentemente muitas creches e escolas para suprir o
déficit, garantir remuneração digna e capacitação a todos os professores. Investir
nos instrumentos de gerência, nos indicadores que façam aferição no desempenho
dos professores, da escola, dos alunos, da rede, da secretaria, do diretor.
Não deixarei me abater. Vou
continuar sonhando e lutando por uma educação pública e de qualidade para todos
em nossa cidade. Meus sonhos alimentam e movem minha luta!