segunda-feira, 14 de outubro de 2013

EDUCAÇÃO E INEXISTÊNCIA DE ESPAÇOS PÚBLICOS PARA LAZER DE CRIANÇAS E JOVENS SÃO OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DO VANDALISMO NAS ESCOLAS EM PALHOÇA.

Espaço da escola sem utilidade nos finais de semana
No início deste mês cerca de mil alunos ficaram três dias sem atividades na Escola Estadual Renato Ramos da Silva, na Barra do Aririú, em Palhoça. As motivações para essa inatividade foram às consequências da ação de um grupo de adolescentes dentro da escola no final de semana. Esses jovens arrancaram portas para fazerem pista de skate, quebraram vidros e destruíram algumas salas de aula. Além de tudo isso existe indícios de que o grupo tenha mexido na caixa d'água e terem contaminado a água, pois algumas crianças vieram a passar mal no dia seguinte após usarem os bebedouros. 
O vandalismo é um problema constante na Escola da Barra, assim como nas demais escolas do município, principalmente nos fins de semana.  Inicialmente os adolescentes pulam os muros das escolas para brincarem, mas os sentimentos da transgressão os levam a cometer delitos mais sérios e começam a depredar. Nem mesmo a presença de câmeras de segurança inibe as ações. A falta de um ambiente adequado para lazer é uma das explicações para justificar as invasões. Na comunidade da Barra do Aririú não existem praças e quadras de esporte, assim como na maioria dos bairros de Palhoça. Devido a ausência do poder público os espaços públicos no bairro, principalmente no aterro da praia são invadidos e ocupados por particulares.
Para combater esse problema várias cidades no Brasil adotaram o “Programa Escola Aberta para a cidadania” onde se abrem espaço nas unidades escolares, durantes os finais de semana, para o desenvolvimento de atividades que beneficiam alunos e membros da comunidade. O programa parte do desafio de fornecer a municipalidade a construção da sua cultura e cidadania, utilizando o espaço da escola como uma referência cultural para a comunidade interna e externa da instituição.
O programa “Escola Aberta para a Cidadania” é a execução de uma política pública para beneficiar a população, disponibilizando os espaços e equipamentos das escolas municipais e estaduais, de forma organizada, nos fins de semana. Promovendo educação, lazer, cultura, esporte e formação para o trabalho, para a comunidade em geral e especialmente aos jovens.
- Então! Precisamos repensar a instituição escolar em nossa cidade como espaço alternativo para o desenvolvimento de atividades de formação, arte, artesanato, informática, cultura, esporte e lazer para a comunidade escolar e local, nos finais de semana. Temos que criar oportunidades. Não basta repreender e punir é preciso ampliar a integração entre escola e comunidade.