quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O ROMBO NAS CONTAS DA PREFEITURA DE PALHOÇA É GRANDE E A SITUAÇÃO É MUITO PREOCUPANTE

Em posse dos relatórios de Execução Orçamentária da Prefeitura de Palhoça, obtidos no site da Secretaria do Tesouro Nacional, tive a possibilidade de analisar  dados registrados até o mês de agosto  da execução financeira, orçamentária e contábil do município.
A situação é muito preocupante, quase desesperadora. Já nos 8 primeiros meses do exercício de 2013, observa-se que a Prefeitura de Palhoça vai encerrar o ano com um enorme déficit orçamentário.
Restando apenas mais 4 meses de arrecadação ingressaram nos cofres da prefeitura até agosto o equivalente a 42,68% de um orçamento previsto de R$ 395 milhões. Enquanto isso, a despesa de pessoal inicialmente prevista de R$ 89.377.000,00 deu um enorme salto para 119.513.512,57, suplementada em R$ 30.136.512,57 no ano.
VEJA OS DADOS:
NO GRUPO DE DESPESA DE PESSOAL E ENGARGOS: A despesa até o mês de agosto totalizou R$ 119.513.512,57 milhões, correspondendo a 52% da Receita Corrente Liquida-RCL, quando o limite máximo é de 54% e o prudencial é de 51,30%.
DA RECEITA: A receita total prevista pela prefeitura para entrar nos cofres no ano de 2013 é de  R$ 395,5 milhões. Porém, até o mês de agosto foram arrecadados apenas  R$ 168,8 milhões = Déficit orçamentário de R$ 226,7 milhões para o ano.
DA DESPESA: A despesa empenhada (comprometida) até o mês de agosto totaliza  R$ 186,1 milhões. Dessas despesas foram  liquidadas no período o valor de R$ 139,9 milhões. Não temos informações da despesa efetivamente paga.

RESULTADO FINANCEIRO ATÉ AGOSTO EM MILHÕES:
 (RECEITA 168,8 – 186,1 DESPESA)= Déficit financeiro de R$ 17,3 MILHÕES. Valor este, que faltou para cumprir os compromissos assumidos pela prefeitura até o mês de agosto.

VEJA ABAIXO RESUMO DO RESULTADO DO ANO DE 2013:
QUANTO A RECEITA:
PREVISÃO TOTAL DA RECEITA:  R$ 395.572.230,41
RECEITA ARRECADADA           : R$    168.843.556,95
DÉFICIT ORÇAMENTÁRIO       = R$      226.728.673,56
QUANTO A DESPESA:
TOTAL DA DESPESA EMPENHADA : R$  186.132.721,57
(-) RECEITA ARRECADADA               : R$  168.843.556,95

DÉFICIT DE EXECUÇÃO              = R$    17.289.164,60