quarta-feira, 23 de abril de 2014

OS 120 ANOS DE PALHOÇA E A VERTICALIZAÇÃO DA CIDADE EM RITMO ACELERADO. (Que cidade pretendemos para o futuro e qual o caminho seguir?)

Palhoça: Bairro Pagani
      Palhoça completa nesta quinta-feira (24) 120 anos de fundação. A cidade constitui nos tempos atuais uma grande aglomeração urbana, compondo um espaço amplo e diversificado que abarca uma população de aproximadamente 160 mil habitantes.
O solo e a habitação em Palhoça foram transformados na última década em mercadorias de grande consumo, que só aumenta, visto que a cidade está estrategicamente situada nas proximidades da capital Florianópolis.
Na década iniciada no ano de 1990, tivemos o início da expansão imobiliária em Palhoça a partir da construção dos Bairros Pagani e Pedra Branca.
A construção da avenida central do bairro Pagani passou a dar mais vazão ao tráfego em direção aos bairros do Caminho Novo, São Sebastião e Passa Vinte. A sua fluidez interligou os principais eixos arteriais com acessibilidade e rapidez, que contribuiu para que a atenção do mercado imobiliário se dirigisse para aquela área.
O Conjunto dos empreendimentos imobiliários nesse espaço deram nova feição a Palhoça, que passou a caracterizar-se pela predominância de edificações verticais. Essa nova ocupação proporcionou a cidade crescimento, porém, sem o desenvolvimento esperado, pois a qualidade de vida da população não acompanhou o ritmo do crescimento populacional, bem como, os serviços públicos de atendimento a população, principalmente os de saúde e educação.
A cidade é um espaço dinâmico que está em constante movimento, em constante mudança dentro de um necessário planejamento. Junto a essas mudanças, alteram-se também a sua paisagem, suas formas e as suas funções.
Muitos são os atores responsáveis por essas alterações. Meu objetivo é provocar uma discussão sobre o processo de verticalização acelerada do município de Palhoça, com o intuito de detectar os mecanismos e os processos necessários para modelação do espaço urbano na cidade.
O bairro Pagani está se formando através de um processo de verticalização acelerado. Seus limites com os bairros do Caminho Novo e Passa Vinte, mostram claramente que esta é uma área de transição que deve se expandir rapidamente para os demais espaços onde prevalecem residências de uma população menos abastada e de menor renda.
Enquanto áreas e espaços de transição os bairros Pagani e Pedra Branca possuem contradições e problemas estruturais que podem inibir essa verticalização.
Os dois principais problemas são:
1)     A falta de um projeto de saneamento básico e de prevenção de enchentes. (Os bairros estão localizados em território historicamente vulnerável a grandes alagamentos).
2)      A falta de acessibilidade aos bairros e a ligação com a BR- 101, bem como, com o centro histórico da cidade. (Acessar e sair dos bairros se transformou nos últimos anos num verdadeiro pesadelo)
Quanto aos demais bairros a verticalização da cidade tem provocado os mais variados problemas. Entre tantos, vejo com grande preocupação a questão ambiental e de trafegabilidade causados pelo aumento da população e pela falta de saneamento básico. 
Enfim, que cidade pretendemos para o futuro e qual o caminho seguir?