quarta-feira, 16 de abril de 2014

PALHOÇA RECEBE AS 400 FAMÍLIAS DO ACAMPAMENTO AMARILDO. ALÉM DA QUESTÃO SOCIAL, UM PROBLEMA AMBIENTAL

As 400 famílias do Acampamento Amarildo que há quatro meses ocupavam terreno de nove hectares, no bairro Vargem Pequena em Florianópolis, foram deslocados para um terreno em Palhoça no Bairro Maciambú, nas proximidades do Morro dos Cavalos.
Quatro ônibus foram utilizados para o transporte das famílias, uma caçamba e um caminhão baú auxiliaram no carregamento de móveis, roupas, utensílios domésticos e madeira usados na construção de barracos.
- É necessário que o país avance na questão fundiária. A reforma agrária precisa garantir um processo mais rápido e eficiente, que deixe a invasão de terras totalmente desnecessária. 
Criminalizar as ocupações é se esquivar do problema social, político e econômico que elas representam. É condenar famílias sem-terra que lutam pela recriação de sua existência como trabalhadoras.
Por outro lado, preocupa-me muito a situação dessas famílias pelas condições desumanas em que ficarão expostas.  Além claro, da desintegração social, do desemprego e da perda de identidade cultural que certamente irá acontecer pelo provável abandono das autoridades.
Temo que este assentamento ainda cause graves problemas ambientais, por se tratar de uma área onde a fauna e a flora são abundantes pela formação da Bacia do Maciambú, localizada no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.