terça-feira, 28 de junho de 2011

Creche Vovó Maria no Lot. Jacob Weingartner - Foi um exemplo da união comunitária

 Esta é a situação que se encontra a creche Vovó Maria, na entrada do Bairro Rio Grande. Totalmente abandonada pela Prefeitura servindo de abrigo para usuários de drogas.
Tenho um carinho muito especial por esta creche, localizada no Lot Jacob Weingartner, onde construí uma  residência e muitas amizades. Minhas filhas ainda residem lá. Na comunidade criei junto com valorosos companheiros a Associação de Moradores do Loteamento, da qual fui Presidente. Em 1993, fundamos a creche e colocamos o nome de Vovó Maria em homenagem a ilustre moradora e mãe do então Prefeito e amigo Reinaldo Weingartner -BÁ
A creche inicialmente funcionou na localidade em uma casa alugada pela Associação próximo a este local e atendia 120 crianças. A Prefeitura fornecia apenas os professores e a Associação se encarregava do aluguel, alimentação, manutenção e administração da Creche.
Foi espetacular o trabalho e o comprometimento da comunidade e de pessoas como: Professora Elizete, cabo Peres, Dona Ana (Já falecida), Policial Itamar, Dona Maria Baixinha, o amigo Zico e tantos outros companheiros que no momento não me recordo o nome. Reunimos em mutirão na comunidade vários voluntários pedreiros, carpinteiros, pintores, desenhistas e outros profissionais com o objetivo de adaptar aquela casa em uma creche. Confesso que me emociono ao lembrar do trabalho valoroso daqueles companheiros que durante os meses de janeiro e fevereiro de 1993, trabalharam todos os sábados e domingos, com a meta de entregar nos primeiros dias de março a creche as mães e crianças do Bairro. Pois bem! conseguimos. Que sentimento maravilhoso. Até hoje, encontro com pais e mães que me apresentam seus filhos lá criados e agradecem nosso esforço e dedicação naquela grande causa. Unidos fomos todos vitoriosos. 

                                
Ao fundo, neste local, funcionava a Escola Municipal Evanda Sueli Jutel Machado que mais tarde deu lugar a Creche Vovó Maria. Agora, serve apenas para abrigar mendigos e usuários de drogas.
Essa é a verdadeira Palhoça " Bela por Natureza" que faz divisa com o loteamento "Nova Palhoça".