sexta-feira, 3 de agosto de 2012

SANCIONADA A LEI QUE CRIA A DEFENSORIA PÚBLICA EM SANTA CATARINA

O governador Raimundo Colombo (PSD) sancionou nesta quinta-feira (02) o projeto da Defensoria Pública Estadual. O projeto do Executivo foi alvo de intensos debates na Assembleia Legislativa e recebeu 20 emendas parlamentares antes de ser aprovado em Plenário e remetido para sanção governamental. A mobilização dos deputados, com a participação de entidades ligadas ao Judiciário e ao Ministério Público, permitiu o aprimoramento da estrutura da defensoria, que teve a última audiência pública realizada em 10 de julho, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)
Entre as alterações dos parlamentares, estão o aumento do número de regionais da defensoria de 14 para 21; a contratação de 60 defensores públicos já no primeiro concurso – e não 20, como previa o projeto original; a dispensa da necessidade de comprovação de renda para acessar os serviços da Defensoria Pública; e o prazo de três meses, a contar a partir da publicação da nova lei, para a realização do concurso público.
Santa Catarina era o único estado do Brasil a não ter Defensoria Pública. A assistência jurídica gratuita, direito assegurad
a pela Constituição Federal aos cidadãos carentes, é oferecida no estado por meio da Defensoria Dativa, prestada pelos membros da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Santa Catarina (OAB/SC).
Contato: ialfredogsantos@gmail.com