segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA PREFEITURA DE PALHOÇA É UMA “COISA” DE OUTRO MUNDO

Transformação organizacional é a tentativa de tornar a organização estrategicamente saudável. É assim que os autores Burgin e Koss (1993) referem-se à transformação organizacional como um processo.
Há muitas características organizacionais importantes que conduzem a transformação de uma prefeitura tradicional para uma organização de alto desempenho: visão, valores, estratégias, estrutura organizacional, sistemas e cultura.
Mesmo que a estratégia não tenha sido antes visualizada, a forma da nova organização cria a habilidade de enxergar e interpretar as informações de maneira diferente, criando, por conseqüência, a habilidade de agir diferente.
O processo de criação ou alteração de estrutura se inicia na própria secretaria/órgão, mediante a necessidade de um melhor funcionamento da unidade administrativa.
A estrutura organizacional refere-se ao modo como as atividades do órgão são definidas, divididas, organizadas e coordenadas.
- Sem me aprofundar fiquei pensando, como pode existir  na estrutura organizacional da Prefeitura de Palhoça a Secretaria Municipal da Receita e Regularização Fundiária, se uma atribuição e atividade nada tem haver com a outra. Sabendo ainda que existem a Secretaria Municipal de Finanças e a Secretaria Municipal de Habitação. Estou perdido sem saber quem faz o que nesta estrutura.
Assim como eu, acredito que muitos munícipes têm dificuldades em saber quem é quem no Governo Municipal, assim como o que cada Secretaria faz. Isso é uma loucura! Estamos no século XXI , ano de 2013. Porém, em Palhoça parece ainda que em gestão pública estamos nos meados do século passado.
Enfim, precisamos de uma ampla reforma administrativa.

CONTATO: ialfredogsantos@gmail.com