sexta-feira, 9 de agosto de 2013

11 DE AGOSTO, DIAS DOS PAIS (Sou solidário a tristeza e a mágoa de muita gente que não tem como celebrar o Dia dos Pais)

Eu e meu Pai
O dia dos pais é comemorado no segundo domingo de agosto no Brasil, mas a data é diferente em cada país. Na realidade, a comemoração começou nos Estados Unidos, em 1909, por iniciativa de John Bruce Dodd, que teve a ideia de homenagear seu pai com um dia especial.
Enfim, a tradição no Brasil não é muito diferente de outros países. O que vale é a intenção.
No entanto, nesse dia comemorativo os filhos que são órfãos de pai por alguma circunstância violenta da vida, também são vítimas de uma triste tragédia. Contudo, esses filhos mesmo com toda a dor podem na vida encontrar pessoas adultas que darão para elas amor, cuidado, que preencherão de uma certa forma a falta de seu pai biológico. Porém, existem aquelas crianças, que não são poucas, órfãs de pais que entre tantos caminhos escolheram abandonar seus filhos, desprovendo-as de cuidados, amor e afeição. Esse ato é tão triste na vida desses pequenos, principalmente quando eles sabem que seu pai está vivo e não lhes dá atenção alguma.
Entre tantos desafios que essas crianças passarão na vida, existe o desafio que se repete ano após ano, o desafio de comemorar o Dia dos Pais sem ter esse pai ao lado.
Em situação bem diferente e já adulto, tive uma dor muito grande na minha vida, quando perdi minha mãe no ano de 1991, vitima de um AVC. Passados todos esses anos sinto ainda muito a falta do amor da minha mãe; o desalento aparece sempre que se aproxima o dia delas. A dor de não ter pra quem entregar o presente no Dia das Mães em minha mente ainda é atormentadora, mesmo sabendo, que nesse espaço de tempo por muitas vezes o único presente que eu teria para oferecer a ela seria apenas um abraço, mas eu queria dar.
Graças a Deus tenho o meu Pai, hoje um velho senhor de 76 anos. Domingo, os cinco filhos, netos e bisnetos, estarão todos reunidos mais uma vez com ele para homenageá-lo e agradecer as oportunidades e a educação que nos ofertou e a semente do amor que plantou em nossos corações.