domingo, 17 de julho de 2011

Meio Ambiente: Imagens da triste Situação do Rio Cubatão - As imagens são de chorar e lamentar.

 Essa imagem é do Rio Cubatão ainda no município de Santo Amaro. O que esperar disso?
 Raizes de bambú e pedras que caem dentro do rio lá ficam e viram obstáculo para as águas.
 Esta  é a situação do Rio Cubatão já em Palhoça. Quanto tempo esta árvore ficará obstruindo o leito do rio? Será que não podiam aproveitar o período de estiagem para uma limpeza? Devem estar todos muito ocupados.
Absurdo! Esta imagem por sí só demonstra o nínel do descaso pelo meio ambiente por parte das autoridades do Estado e dos municípios pelo qual o rio passa. Não existe nenhum projeto ou ação para recuperação. Pelo contrário, só se vê invasão e destruíção.
Além de dar emprego para apadrinhados incompetentes, você sabe para que serve a Secretaria Regional da Grande Florianópolis? Se souber me diga.
Onde anda a FATMA e O IBAMA? Será que estão impedidos de atuarem em Palhoça? Realmente aqui é uma terra sem lei.
 Ponte de arame da Guarda do Cubatão ainda resiste. Acima, o morro do cambirela aguardando sua vez, pois em sua volta a distruíção já é total.
O rio avança pelas margens devido à erosão. Casas são construídas a beira do leito do rio. A Prefeitura de Palhoça e os órgãos ambientais nada sabem e nada vêem. O que falta mais?
Com a chegada do verão e das chuvas uma grande catástrofe se aproxima no município, pois a situação é pior no Rio Pacheco e no Rio Passa Vinte que cortam o centro de Palhoça.  Loteamentos avançam por todos os lados, constroem em todo lugar não respeitam nada, tudo é permitido. Áreas de preservação são invadidas, não perdoam nada. Depois de cometerem todo o tipo de crime ambiental, esses cidadãos se dirigem a prefeitura para legalizarem o crime através do que chamam de ajuste de conduta, e você sabe qual é? Apenas o pagamento de uma taxa que varia de R$ 100,00 a R$ 1.000,00. Pronto! Você já está apto a cometer novos crimes.
Que Deus proteja a todos e a nossa Palhoça!