quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O Brasil que dá certo - Lula brilhou em discurso no Instituto de Estudos Políticos, em Paris

 Lula  na solenidade do Instituto de Estudos Políticos de Paris, onde recebeu o título de Doutor Honoris Causa - Sciences Po - daquela que é a instituição mais importante da Europa no seu gênero. A presença massiva da juventude, o calor humano e entusiasmo de todos os presentes levaram o nosso Lula a improvisar no final de seu precioso discurso escrito.
Lula aproveitou para tratar de dois temas do presente, a política e a juventude. Já, no caso da crise Europeia, o estadista substituiu o ex-presidente e Lula e pôs o dedo na ferida da tragédia no continente, o abandono das políticas do Estado de Bem Estar Social e a desregulação dos mercados. Hoje são esses mesmos mercados que passaram a governar e ditar as políticas dos Estados, com os resultados que conhecemos.
 
Nosso ex-presidente criticou, ainda, uma geração de líderes mundiais que acreditou por tempo demais na auto-regulação dos mercados. Também ironizou os "conselhos econômicos" dados ao Brasil no passado. "Eu vi tanta gente sabida na Europa e nos Estados Unidos quando o Brasil, a Bolívia e o México estavam em crise", disse. Mas, ressaltou, com a crise de 2008, o Banco Mundial, o FMI, a Comissão Europeia já não ostentavam a mesma sabedoria.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com