terça-feira, 27 de setembro de 2011

PALHOÇA E SEUS MANGUEZAIS

Em se tratando de área de mangue, existem em Palhoça sérios problemas ambientais oriundos da ocupação desordenada em áreas de preservação. Geralmente são invasões que se instalaram ao longo dos anos sem o devido licenciamento ambiental sobre os olhos omissos e cúmplices de nossos governantes.
Em Palhoça, é urgente a necessidade de intervenção dos órgãos ambientais para a estabilização das invasões e a conservação das áreas remanescentes de mangue. Neste sentido, defendo um mapeamento com Ortofotocartas que possam identificar as áreas de manguezais ainda existentes na região costeira de nosso município, para que possamos preservá-las e defende-las.
Considerando que a cidade de Palhoça foi assentada numa área costeira formada por manguezais, restinga e planície de inundações, a preocupação com a preservação dessas áreas tem que ser constante, pois se trata de um dos ecossistemas de criação de várias espécies marinhas que dependem das marés cheias e baixas para a sobrevivência.
Além de compor o cenário paisagístico e cultural de Palhoça, os mangues são ecossistemas legalmente protegidos pela legislação ambiental vigente, devendo ser mantido na sua integridade.
Contato: ialfredogsantos@gmail.com