segunda-feira, 25 de março de 2013

A REFORMA POLÍTICA E A UNIFICAÇÃO DAS ELEIÇÕES NO BRASIL

RELATOR:deputado federal Henrique Fontanta (PT/RS)
Em Brasília, na Câmara dos Deputados, o assunto agora em pauta parece ser a questão da Reforma Política. Os parlamentares começaram a se movimentar para colocar o texto em votação.
No Estado, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) está se engajando ao movimento pela unificação das eleições no Brasil. A decisão foi tomada em colegiado na manhã da sexta-feira, 22,  na sede da entidade, em Florianópolis.
As eleições no Brasil acontecem a cada dois anos. Num ano, os  eleitores escolhem seus prefeitos e vereadores e dois anos depois é feito o pleito para presidente, governador, senador, deputado estadual e federal. Mas, um item da Reforma Política, em discussão no Congresso pode mudar isso. O objetivo é unificar as eleições e o cidadão escolher todos os seus representantes no mesmo ano.
Existe a expectativa de que o projeto da unificação das eleições seja apreciado entre os dias 9 e 10 de abril pela Câmara dos Deputados. O relator do Projeto da reforma política na Câmara é o deputado federal Henrique Fontanta (PT/RS). Segundo o deputado, o tema unificação é um dos que encontra mais consenso entre os parlamentares.
Outro ponto em discussão é a questão do financiamento público.  70% dos parlamentares seriam favoráveis ao financiamento público das campanhas eleitorais. Se a reforma política for votada a tempo, a proposta pode valer já para a eleição do ano que vem.

CONTATO: ialfredogsantos@gmail.com