quarta-feira, 20 de março de 2013

O TRANSPORTE COLETIVO EM PALHOÇA ESTÁ EM SITUAÇÃO DE CALAMIDADE PÚBLICA

Dona Angela, com bom humor. Porém, indignada.
Nesta quarta-feira, 20, em direção ao trabalho embarquei as 11:10 hs da manhã na Barra do Aririú em um ônibus da Jotur, via bairro Pachecos, com destino a estação de integração.
Comigo embarcou uma senhora de nome Angela, uma cidadã simples, honesta e trabalhadora, que hoje com a saúde debilitada luta por reconhecimento de uma aposentadoria junto ao INSS.
Devido às goteiras, que caiam intensamente dentro do ônibus optei em sentar no lado oposto de Dona Angela, mas continuei dando total atenção aquela senhora simpática, que sente na pele aquilo que todos nós passageiros do transporte coletivo também sentimos.
Usuária do ônibus da Jotur, Dona Angela, que utiliza a linha Barra, Vila Nova e Pachecos, reclamava comigo dos constantes atrasos, das más condições dos ônibus e da enorme quantidade de pessoas dentro dos coletivos, e claro, das goteiras que caiam sobre sua cabeça.
Dona Angela, afirmou que não é a primeira vez que identificava esses problemas. A usuária diz que os ônibus são velhos e que a empresa ou a prefeitura de Palhoça não se responsabilizam e nem resolvem a situação.
“Na semana passada o ônibus quebrou e teve um horário que não ocorreu. Os ônibus são velhos e não andam. Até toleramos os atrasos, mas pagar R$ 2,65 para tomar chuva e acabar se molhando dentro do ônibus é demais”, aponta a senhora.
Dona Angela, sugere que todos os usuários façam como ela  reclamem e liguem para a direção da empresa.
Esta senhora simpática, desembarcou no centro de Palhoça e eu segui viagem até a estação refletindo sobre a indignação daquela cidadã palhocense, que só quer ter seus direitos respeitados.
Chego a conclusão, que após quase 10 meses do sistema de transporte integrado da JOTUR,  as mudanças em nada melhoraram a vida da população TRABALHADORA de Palhoça. O sistema atende apenas aos interesses da empresa de ônibus, que aumentou com certeza sua lucratividade.
O poder público municipal é responsável, pois tem a obrigação de defender os interesses da população, pois se trata de uma concessão pública.
 A situação do transporte COLETIVO em Palhoça é de calamidade pública. Isso tudo, sem falar na prestação de serviços da Paulotur no sul do município.