quarta-feira, 13 de março de 2013

DEMARCAÇÃO DE TERRA INDÍGENA EM PALHOÇA É DISCUTIDA NA ALESC

A edição de Portaria pelo Ministério da Justiça demarcando área de terras indígenas em Palhoça foi destaque na Assembleia Legislativa durante a sessão ordinária da tarde de ontem, terça-feira,12, devido a presença de manifestantes das comunidades palhocenses  atingidas.
Na Assessoria do deputado Volnei Morastoni (PT), que apóia os manifestantes e o movimento, recebi do comando do movimento comunitário da região sul de Palhoça, material de grande importância que esclarece o que está acontecendo no Morro dos Cavalos e nas comunidades da Enseada de Brito, Maciambu Pequeno e Araçatuba, devido aos reflexos da demarcação pela FUNAI da área como terra indígena.
Segundo as informações, aproximadamente 60 famílias serão desalojadas, incluindo pescadores e maricultores, para dar lugar a índios de origem paraguaia.
Mais de 4 mil pessoas ficarão sem água tendo em vista que a captação de água dessas comunidades está dentro da área demarcada. Os cortes de água também atingirão a produção de mariscos e ostras.
Com a demarcação, alega o movimento, haverá um êxodo de indígenas das mais variadas regiões do país e principalmente do Paraguai e Argentina que virão para as “Terras Indígenas da Enseada de Brito e Região” em busca é claro, da proximidade da capital, Florianópolis.
Enfim, esses são apenas alguns exemplos dessa tragédia anunciada pela recente Resolução do dia 12/12/2012, expedida pela FUNAI.
-“Precisamos de um líder político, austero e honesto para salvar a PALHOÇA DE TANTAS MAZELAS”.