quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

ASSUNTO POLÊMICO : BEBIDA NOS ESTÁDIOS

Dep Vicente Cândido PT-SP
O deputado Vicente Cândido (PT-SP), relator da Lei Geral da Copa-2014, propõe alterar o Estatuto do Torcedor para liberar bebida alcoólica em recintos autorizados dentro dos estádios brasileiros a partir do ano que vem.
Pelo seu texto, bebida só poderá ser consumida em bares, restaurantes e afins.  Segundo o deputado “Não faz sentido em uma semana haver um show da Madona no estádio do Morumbi e a bebida ser liberada e, na seguinte, em jogo de futebol, ela ser proibida”.
A proposta do deputado é de que possa haver consumo de álcool nos estádios apenas em locais adequados: dentro dos bares e restaurantes. Não nas arquibancadas. Nesse caso, “O cidadão teria que sair da arquibancada para beber”.
Para ele, a questão do combate à violência nos estádios passa pela responsabilização dos organizadores e pela severa punição dos que a praticam. “Já há boas experiências de se levar juizados aos estádios. A medida é muito razoável, pois quando ocorre um abuso o boletim de ocorrência é feito ali mesmo e o sujeito fica detido em prisão temporária”, argumenta.
A proposta deverá ser votada na próxima semana na comissão especial que trata do tema na Câmara. Depois, irá a plenário.
Frequento há muitos anos os estádios de futebol pelo Brasil  e sempre percebi que o torcedor que incomoda é aquele que já vem bêbado de casa. A minha opinião é que devemos reformar o Estatuto do Torcedor e  a determinação da CBF para autorizar a venda de bebida alcoólica nos estádios e  por outro lado, não permitir a entrada de torcedor que já chegue no estádio em estado claro de embriaguês.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com