segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

CARTA DOS PROFESSORES DE PALHOÇA A PRESIDENTA DILMA

Palhoça, 01 de dezembro de 2011 
Excelentíssima Presidenta Dilma Rousseff, vimos por meio desta carta denunciar o que nós, professores de Palhoça passamos em relação a Educação desta cidade, é tudo muito maquiado, é muita farsa. Vivemos sobre um regime ditatorial do silêncio, não podemos falar nem nos manifestar sem que soframos punições ou repressões.
Este ano, Presidenta Dilma, como em todo país a classe dos professores saiu às ruas a manifestar seus direitos, firmadas no governo do Presidente Lula em 2008, através da lei nº 11.738 (a lei do piso nacional). Estamos no fim de 2011 e ainda não recebemos um centavo desse valor. Primeiro muita desculpa dos governantes, principalmente da secretária de educação e do prefeito dessa cidade.
Nossa luta por direitos não foi respeitada, e mal sabe a Secretária de educação (Jocelete Isaltina da Silveira dos Santos) que no ano de 2012 o piso nacional dos professores no valor de 1.187,00 será reajustado em 16,6%. Mas não é apenas isso que nos preocupa.
Nossas escolas em sua grande maioria não têm situações físicas boas, adequadas para o ensino e para a estada dos pequenos brasileirinhos, somente nesse ano ocorreram diversos problemas, uma escola quase caiu devido a estrutura comprometida e a escola não chega há ter 10 anos, outra escola a fossa séptica vazava contaminando o solo onde as crianças brincavam e por isso os banheiros viviam entupidos, as crianças tinham que ir no mato, nosso material didático é de má qualidade e as escolas não recebem verbas para se manterem, pois todas as verbas passam pela Prefeitura. Ainda esse ano pedimos a auditoria das contas da Educação para vermos a finalidade das verbas do Governo Federal, essa secretária não quis abrir os cofres públicos. Porque será?
Em quase 10 anos de mandato a Secretaria de Educação nunca esteve presente em todas as escolas, ainda há escolas com problemas na rede elétrica, no abastecimento de água, na estrutura das escolas, na educação infantil. E o mais grave na merenda escolar, teve mês de recebermos apenas cebolas e abacaxi, e praticamente toda semana as crianças comem bolachas. Nossa merenda de qualidade ainda não chegou.
Ainda pela falta de competência de quem administra o poder público na cidade de Palhoça, a pouco perdemos mais de 6 milhões de reais que seriam destinados a primeira escola bilíngüe LIBRAS-PORTUGUÊS, apenas porque documentos não foram enviados pela então secretária. Acontece de tudo dentro da Secretaria de Educação e Cultura de Palhoça, desde a politicagem, a mentiras, falsidades e perseguição política.
Fica aqui o pedido dos professores de Palhoça, Presidenta Dilma, olhe por nós, pois quem é de direito nos oprime, nós professores queremos uma sociedade justa igualitária em igualdades de condições humanas, materiais e não uma administração ditatorial e policialesca. Palhoça parece haver parado no tempo quanto à democracia. Pedimos Socorro.

 Atenciosamente;

Professores de Palhoça.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com