terça-feira, 6 de dezembro de 2011

TRÂNSITO EM PALHOÇA: UM TESTE A SUA PACIÊNCIA

O instituto MAPA e a RBS apresentaram recentemente uma pesquisa sobre a mobilidade urbana realizada nas 10 maiores cidades do estado. Palhoça foi à campeã em todos os itens analisados como a PIOR CIDADE EM MOBILIDADE URBANA. Para terem uma idéia no que se tornou nosso município veja a foto ao lado. Eram 10 horas da manhã, estava no Bairro Passa Vinte me dirigindo ao centro de Palhoça. Levei 40 minutos para fazer o trajeto. Um verdadeiro “inferno”!
Mas, afinal, o que é mobilidade urbana? É quando uma cidade proporciona e oferece as condições necessárias para o deslocamento das pessoas. Em outras palavras, ter mobilidade é conseguir se locomover com facilidade de casa para o trabalho, do trabalho para o lazer e para qualquer outro lugar onde o cidadão tenha vontade ou necessidade de estar, independentemente do tipo de veículo utilizado.
Ter mobilidade urbana é pegar o ônibus com a garantia de que se chegará ao local e no horário desejado. É ter alternativas para deixar o carro na garagem e ir ao trabalho a pé, de bicicleta ou com o transporte coletivo. É dispor de ciclovias seguras e também de calçadas que garantam acessibilidade aos deficientes físicos e visuais.
Basta! “Precisamos  repensar a Palhoça para planejarmos o futuro do nosso município”.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com