quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

DUPLICAÇÃO DA BR-101 SUL NÃO FICA PRONTA EM MENOS DE CINCO ANOS, APONTA ESTUDO DA FIESC

Novo estudo da Federação das Indústrias (FIESC) mostra que a duplicação completa da BR-101 Sul, na melhor das hipóteses, ficará pronta apenas no final de 2016.
Segundo o estudo, os principais entraves que jogam para cinco anos o prazo mais otimista possível para a total conclusão da duplicação são os túneis do Morro dos Cavalos em Palhoça, a ponte no Canal Laranjeiras, o túnel do Morro do Formigão, a duplicação e acessos de Laguna, além da recuperação de três pontes. "São obras grandiosas e em função dos processos de licitação, contratação e licenciamento ambiental não têm condições de ficar prontas antes do final de 2016", avalia o engenheiro Ricardo Saporiti.

Dada importância da BR-101, existem diferenças entre os dados oficiais do Governo e os apresentados pela consultoria da FIESC.
O estudo da Federação mostra que o processo de licenciamento ambiental e projetos executivos dos túneis (2 galerias) sob o Morro dos Cavalos em Palhoça, ainda estão inconclusos.
O levantamento também analisou a situação das obras com contratos em vigor, que fazem parte da primeira fase da obra, e contempla obras imprescindíveis como reforços e alargamentos das pontes sobre os rios Maciambú em Palhoça, Cova Triste, Penha, Araçatuba e Capivari.

A FIESC tem acompanhado de perto a situação da rodovia desde maio de 2009, quando realizou o primeiro estudo. O trabalho tem fornecido subsídio para que Santa Catarina busque alternativas para acelerar a execução das obras.

A íntegra do estudo está disponível no Portal FIESCnet (www.fiescnet.com.br) no menu Logística/situação das rodovias.
Fonte da Informação: Site da FIESC

Contato: ialfredogsantos@gmail.com