terça-feira, 13 de dezembro de 2011

CARTÃO DE DEFESA CIVIL INTEGRA BALANÇO DE AÇÕES CONTRA CORRUPÇÃO

O Cartão de Pagamento de Defesa Civil (CPDC), utilizado desde setembro pelo  Ministério da Integração Nacional, foi relacionado pela Controladoria Geral da  União (CGU), no balanço das ações de combate à corrupção no ano de 2011,  apresentado na sexta-feira (09/12), durante solenidade em comemoração ao Dia  Internacional Contra a Corrupção.
Desenvolvido em parceria com o Banco do  Brasil e a própria CGU, o CPDC foi instituído para dar agilidade na  transferência de recursos para localidades atingidas por desastres naturais,  mas, principalmente, “conferir transparência nos gastos do dinheiro público e  maior efetividade do controle social”, conforme lembrou o ministro Fernando  Bezerra Coelho em pronunciamento na abertura do evento.
“O Cartão chegou para  fechar mais o cerco no desvio dos recursos públicos transferidos para ações de  socorro e assistência às populações atingidas por desastres naturais”, disse o  ministro.
Atingido por fortes chuvas no mês de setembro o estado de Santa Catarina foi o primeiro a usar o Cartão, entregue pela  Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) para a Secretaria Estadual de Defesa  Civil, e utilizado também nos municípios de Brusque, Gaspar, Itajaí e Rio do  Sul. O gasto total foi de R$ 1.513.146,14, e o detalhamento das despesas está  disponível no Portal da Transparência  do Governo Federal.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com