quinta-feira, 10 de novembro de 2011

COLETA DE LIXO INTELIGENTE

Receptores de lixo na superfície.
O crescimento da população e aumento do consumo são sintomas de um problema que atormenta prefeitos de cidades em todo o mundo que prezam pelo meio ambiente. Como lidar com grandes quantidades de lixo? No Brasil, os governos municipais tentam encontrar soluções das mais variadas para evitar o acúmulo de detritos.
No entanto, em Barcelona, na Espanha, conseguiram resolver essa questão de maneira criativa, tendo como ponto de partida as Olimpíadas realizadas na cidade, em 1992. Surgiu a idéia de mandar o problema para o subsolo. Literalmente.
Como funciona: O lixo é jogado pelo cidadão numa dessas escotilhas (ver foto acima), que está conectada a tubos. O lixo viaja através dos tubos numa velocidade média de 70 quilômetros por hora. Seu destino é uma central onde é processado e armazenado em contêineres. Posteriormente, já numa espécie de usina de triagem, o material é separado: papéis, latas e plásticos são reciclados. O lixo orgânico é usado em benefício do próprio projeto, uma vez que serve de fonte de eletricidade para as turbinas.
Por causa dessa nova tecnologia, mais de 150 caminhões deixaram de circular por Barcelona. São muitos pontos positivos: menos barulho, menos lixo na rua, mais espaços urbanos disponíveis. A idéia é que, até 2018, o sistema esteja estabelecido em 70% da cidade.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com