quarta-feira, 23 de novembro de 2011

SAÚDE É DISCUTIDA NO FÓRUM PARLAMENTAR CATARINENSE

Na segunda-feira (21), acompanhei o deputado Volnei Morastoni (PT), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, no Fórum Parlamentar Catarinense, que discutiu questões de interesse da área da saúde no Estado.
Volnei Morastoni fez uma “defesa intransigente aos hospitais” que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Percorrendo todas as regiões do Estado realizando audiências públicas, Morastoni conhece bem a realidade da saúde catarinense e entende que o Estado precisa ajudar no custeio dos grandes e pequenos hospitais. “Faço um apelo ao fórum que apresente uma emenda para verbas de custeio”, afirmou. Mas os problemas são vários, que vão desde a formação de recursos humanos até a necessidade de vocacionar os pequenos hospitais.
O deputado Volnei Morastoni destacou também sua participação na Reunião de Alto Nível da Assembleia-Geral das Nações Unidas, sobre a prevenção e controle de doenças crônicas não-transmissíveis – como câncer, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e respiratórias –, que aconteceu em setembro, em Nova York. “As doenças crônicas não-transmissíveis são responsáveis por quase 70% dos óbitos”, comentou Morastoni. Ainda citou que “o tabagismo e a má alimentação são os dois principais responsáveis pelas doenças crônicas não-transmissíveis”. Para Volnei são precisos desenvolver, além de políticas para o combate dessas doenças, ações de incentivo à alimentação saudável.
Contato: ialfredogsantos@gmail.com