quinta-feira, 3 de novembro de 2011

INÍCIO DO FIM DA TERCEIRIZAÇÃO DA MERENDA ESCOLAR

Os deputados petistas, Luciane Carminatti e Dirceu Dresch e entidades ligadas à educação foram recebidos pelo governador Raimundo Colombo na tarde desta terça-feira (1) para discutir sobre a suspensão da terceirização da merenda escolar na rede estadual de ensino. A comitiva apresentou ao governador motivos e propostas de mudanças ao sistema atual adotado de gerenciamento da merenda escolar, tendo como principal reivindicação o fim imediato da gestão terceirizada e adoção do sistema de auto-gestão pelo Estado da alimentação escolar.
O grupo recebeu de Colombo posição favorável pelo fim da terceirização e um pedido de ajuda na elaboração da proposta do novo modelo, para isso será formado um grupo de trabalho com a participação de três representantes do governo, três de entidades e um do parlamento. Na próxima segunda-feira (7) acontece a primeira reunião do grupo.
De acordo com a deputada Luciane, o posicionamento do governador mostra sensibilidade e a consciência de que a terceirização da merenda aumentou os custos, comprometeu a qualidade e distanciou a comunidade escolar dos alunos, pais e professores. O governador concordou com a argumentação da deputada. “Tenho convicção que a auto-gestão da merenda escolar humaniza e melhora a qualidade da alimentação”, disse. Colombo afirmou que a discussão agora é a forma de operacionalizar a gestão. “Temos que construir uma proposta que melhor atenda este novo modelo, por exemplo, como se dará a distribuição da alimentação, a compra dos alimentos e o preparo da merenda, através das SDR´s, das escolas ou da Secretaria de Estado da Educação? Essa é nossa dúvida, por isso precisamos da ajuda de vocês para definir o modelo”, argumentou o governador.
Contato: ialfredogsantos@gmail.com