quarta-feira, 23 de novembro de 2011

PALHOÇA A PIOR CIDADE DO ESTADO EM MOBILIDADE URBANA, DIZ A PESQUISA RBS/MAPA.

Participei  na tarde da terça-feira (22), na Alesc, da apresentação da pesquisa do Grupo RBS feita em parceria com o Instituto Mapa sobre mobilidade urbana em Santa Catarina.
Além da população interessada, o evento reuniu autoridades e especialistas no assunto, que durante o período da tarde discutiu os problemas enfrentados pelos catarinenses.
O debate teve como base os resultados da pesquisa IMU - Indicadores de Mobilidade Urbana, que ouviu 4.060 entrevistados nas 10 cidades mais populosas do Estado: Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Criciúma, Itajaí, Chapecó, Lages, Jaraguá do Sul e Palhoça.
Nesse contexto, o resultado final da pesquisa apresentada apontou a nossa PALHOÇA como a pior cidade do estado em mobilidade urbana, cabendo a cidade de LAGES a melhor  colocação.
Nós palhocenses não precisamos nos desesperar, pois segundo os especialistas  o problema não é difícil de solucionar, basta vontade política e muito planejamento. “Coisa que a atual administração não faz”.
Uma das propostas apresentadas para solução da mobilidade é que as cidades se tornem mais sustentáveis com obras e sistema viário que priorizem as pessoas e não o carro.
Tudo que ouvi no debate vem ao encontro de tudo que tenho escrito e falado. Precisamos parar pra pensar e definir o que queremos para o futuro de nossa cidade. Depois, definir um planejamento inteligente e sustentável pra Palhoça.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com