segunda-feira, 7 de novembro de 2011

DESCARTADA EPIDEMIA DE MENINGITE NO ESTADO

A divulgação de 14 casos confirmados de meningite em Joaçaba, Herval D’Oeste, Treze Tílias e Capinzal vem deixando a população dos municípios do Meio Oeste apreensiva com a possibilidade do alastramento da doença, que neste ano já alcançou 190 registros no estado. A Secretaria Estadual de Saúde, entretanto, descartou a possibilidade de uma epidemia da doença.
Conforme o diretor da Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE), Luis Antonio Silva, a meningite verificada na região é do tipo viral, mais branda do que a variedade bacteriana. A doença, que se caracteriza por uma inflamação das membranas que envolvem o sistema nervoso central, acometeu principalmente crianças, que ainda não possuem o sistema de defesa totalmente formado, e pessoas com imunidade baixa. ”Casos isolados ou mesmo surtos de meningite viral são comuns nesta época do ano, e duram menos de uma semana”, informou.
Os sintomas são febre, dor de cabeça, tontura, cansaço e fraqueza e, em alguns casos, rigidez na nuca. Crianças podem apresentar ainda falta de apetite, choro persistente, irritabilidade e abaulamento da cabeça.
Antonio atesta que a prevenção para os dois tipos da doença pode ser feita por meio de medidas de higiene e cuidados com a ventilação dos ambientes. “Recomendamos lavar as mãos com frequência, consumir água tratada, fervida ou clorada e higienizar pratos, talheres, bebedouros, lavatórios e banheiros e evitar ambientes fechados, sem circulação de ar”, afirmou.
(Alexandre Back)