sexta-feira, 9 de novembro de 2012

COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFSC INSTITUI NO CURRÍCULO ESCOLAR A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Cidade Universitária
Cerca de 88% das famílias catarinenses estão comprometidas com algum tipo de dívida no momento, segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado (Fecomércio). O índice é superior à média brasileira, de 54,15%. De olho nesta realidade, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instituiu disciplina de educação financeira aos seus alunos. A iniciativa é considerada pioneira no país.
O ensino de planejamento financeiro teve início em 2011, voltado aos alunos do ensino médio. De acordo Celina Macedo, que coordena o projeto e ministra as aulas, o projeto surgiu por meio de uma parceira com o Instituto de Educação Financeira (IEF), que detectou a necessidade de se começar mais cedo a educação financeira às pessoas.
Nas disciplinas os jovens, entre 15 e 17 anos, aprendem desde a forma de fazer um orçamento, gerindo de forma eficiente seus recursos, até noções sobre o mercado financeiro. “Quanto mais cedo os jovens começarem a cuidar de seu dinheiro, mais habilidades terão no futuro para gerir suas vidas financeiras, evitando que se tornem adultos inadimplentes”, disse.
Fonte agência Alesc
CONTATO: ialfredogsantos@gmail.com