quarta-feira, 28 de novembro de 2012

VISITANDO O HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ E A MATERNIDADE CARMELA DUTRA

No dia de hoje, quarta-feira (28), continuei acompanhando o deputado Volnei Morastoni, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa nas visitas. Dessa vez, ao Hospital Regional de São José e maternidade Carmela Dutra. O que se percebe é que fica cada vez mais claro que grande parte dos problemas na saúde  é de má gestão, de incompetência, de incapacidade de fazer a coisa acontecer.
Para o deputado Volnei, a população é prejudicada pela falta de descentralização dos serviços e de respostas imediatas às demandas pontuais dos hospitais. Com o atendimento descentralizado, o parlamentar afirma que seria possível acabar com a “procissão” de ambulâncias que trazem pacientes para a capital diariamente.
Quanto aos problemas pontuais da saúde, o deputado Morastoni lembrou que o Governo do Estado recebeu um levantamento elaborado a partir das mais de 30 audiências públicas realizadas em todas as regiões, em 2011 e 2012 pela Comissão dos Pequenos Hospitais.
“O secretário de Saúde não manda nada, porque se mandasse resolveria questões simples”. Disse o deputado.
O deputado também relatou a situação do Hospital Infantil Joana de Gusmão, que visitamos na terça-feira, onde a reforma da emergência já dura três anos e está com 50 leitos de ortopedia fechados. “É problema grave de gestão, não apenas de subfinanciamento”, criticou.

CONTATO: ialfredogsantos@gmail.com