quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

SERIA CORRETO AFIRMAR QUE COM ESSE TAL “CRESCIMENTO” PALHOÇA ESTARIA SE DESENVOLVENDO? PRECISAMOS ENTENDER A DIFERENÇA ENTRE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO.

Uma cidade sem  saneamento básico
Existe uma grande diferença entre crescimento e desenvolvimento de uma cidade. A meu ver o crescimento indica aumento populacional e uma simples ampliação de moradias onde a cidade se verticaliza e se esparrama até o seu limite. Tecnicamente a palavra crescimento refere-se ao aumento do PIB municipal, ou seja, aumento no volume da arrecadação dos cofres do município, ou até mesmo da força de trabalho e geração de riquezas. A ideia de crescer é muito importante, mas sempre se deve ter em mente que crescer tem que ser de forma sustentável e não a qualquer custo, pois, certamente, isso irá gerar uma conta muito alta a ser paga pelas próximas gerações em nosso município.
O desenvolvimento significa melhoria da condição social, estrutural ou econômica da população de uma cidade. O desenvolvimento é o progresso que melhora a vida do cidadão, onde ocorrem melhorias, tais como: saneamento básico, aumento do poder aquisitivo, melhoria da qualidade de vida, do bem-estar social, do lazer e das práticas esportivas, melhoria da qualidade dos serviços de saúde, avanço no nível educação e segurança pública.

Dessa forma, podemos observar e afirmar que Palhoça cresceu, mas não se desenvolveu. Nosso município é um grande exemplo de cidade com crescimento sem desenvolvimento onde ocorreu um grande aumento da arrecadação de impostos que não foram totalmente investidos em obras de infraestrutura da cidade e na melhoria da qualidade de vida da população.