quinta-feira, 12 de julho de 2012

AUDIÊNCIA NA ALESC DEBATEU A SITUAÇÃO DOS HOSPITAIS PÚBLICOS NO ESTADO

Participei ontem, quarta-feira (11/07) dos debates da Audiência Pública que discutiu a situação dos hospitais públicos no estado, convocada pelo deputado Volnei Morastoni (PT), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.
Os participantes apontaram que atualmente a falta de recursos humanos está entre os principais problemas dos hospitais administrados pelo estado. “Há leitos fechados, demora nas emergências, fila de espera por cirurgias e consultas. Em todas as unidades há dificuldades com recursos humanos”, afirmou o presidente do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina, Ciro Soncini.
O SindSaúde-SC, sindicato que representa os servidores públicos do setor, apontou para o déficit de funcionários, que ultrapassa 2 mil, e sugeriu, além da realização de concurso público, o aumento no financiamento público da saúde, profissionalização da gestão e capacitação permanente dos servidores.
Helga Regina Bresciani, do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SC), informou que o déficit de enfermeiros chega a 2,4 mil, conforme levantamento do conselho. “Não há um planejamento para reposição de profissionais, precarizando o serviço”, disse. Ela também criticou a transferência da gestão de alguns hospitais para as organizações sociais.
O secretário estadual de Saúde, Dalmo Claro de Oliveira estava presente, reconheceu os problemas enfrentados pelos hospitais estaduais e simplesmente responsabilizou a burocracia pela maior parte das dificuldades.
 - Fácil não? Vejam o que ainda disse:
O secretário voltou afirmar que os problemas com aquisição e  consertos de equipamentos estão relacionados principalmente à burocracia e à demora por ser  a maioria importada. “Isso é algo que precisa ser rediscutido. A saúde não pode ficar esperando os trâmites burocráticos exigidos pela lei”.
- Olha que o homem que está falando isso é Secretário de Estado da Saúde e deputado estadual da base governista.
Socorro autoridades competentes! E... o povo como fica?

Contato: ialfredogsantos@gmail.com