sexta-feira, 13 de julho de 2012

DEPUTADO VOLNEI MORASTONI DENUNCIA CAOS NA SAÚDE

Deputado e Médico Volnei Morastoni
O deputado Volnei Morastoni (PT), que é médico e presidente da Comissão de Saúde da Alesc, denunciou na sessão desta quinta-feira (12/07) a situação caótica da saúde na região de Itajaí, alavancada pela crise hospitalar de Balneário Camboriú, pela condição insuficiente do Hospital Ruth Cardoso e pelo fechamento do Santa Inês. Morastoni classifica o caos instalado como irresponsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde, da Secretaria Municipal de Balneário Camboriú e pelo Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde da Amfri, que conhecem esta realidade e se mostram passivos perante ela.
Morastoni usou o exemplo de uma paciente com traumatismo de crânio, em estado grave, com risco eminente de morte, entubada no pronto socorro do Hospital Ruth Cardoso, aguardando transferência para outro hospital com atendimento em UTI e neurocirurgia. O Hospital Ruth Cardoso não dispõe de neurocirurgião no seu corpo clínico e uma paciente nestas condições não pode ficar internada neste hospital. Isso demonstra as limitações do Hospital Ruth Cardoso, que está preparado apenas para atender casos de média complexidade.
O deputado Volnei Morastoni ao ajudar resolver o caso desta paciente, conversando com o médico plantonista do Hospital Ruth Cardoso, foi informado pelo mesmo que este era o terceiro caso semelhante que atendia nas últimas 48 horas. O Hospital Ruth Cardoso,que está sob intervenção municipal, após a desastrada gestão da Organização Social, Cruz Vermelha – RS, não está preparado para atender situações como esta e ainda irá levar um tempo até dispor de corpo clínico especializado e equipamentos técnicos, por isso deve compartilhar o atendimento com o Hospital Santa Inês, concluiu o deputado Volnei Morastoni.

Contato: ialfredogsantos@gmail.com